domingo, 27 de fevereiro de 2022

Domingo da Quinquagésima.

27/02 Domingo 
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos

Intróito/Sal. 30, 3-4.
Seja eu um Deus protetor e uma casa de refúgio, para que você me salve. Pois você é minha força e meu refúgio, e por causa do seu nome você será meu guia e me alimentará.Ps. ibid., 2.Tenho esperado em ti, Senhor, que nunca serei confundido, na tua justiça, livra-me e salva-me. V/. Glória Patri.

Coleta
Suplicamos-te, Senhor, que concedas as nossas orações com misericórdia, e depois de nos libertar das cadeias dos nossos pecados, guarda-nos de toda a adversidade.

Leitura da Epístola de São Paulo aos

I Coríntios, 13, 1-13

1. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver caridade, sou como o bronze que soa, ou como o címbalo que retine.2. Mesmo que eu tivesse o dom da profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência; mesmo que tivesse toda a fé, a ponto de transportar montanhas, se não tiver caridade, não sou nada.3. Ainda que distribuísse todos os meus bens em sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, se não tiver caridade, de nada valeria!4. A caridade é paciente, a caridade é bondosa. Não tem inveja. A caridade não é orgulhosa. Não é arrogante.5. Nem escandalosa. Não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não guarda rancor.6. Não se alegra com a injustiça, mas se rejubila com a verdade.7. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.8. A caridade jamais acabará. As profecias desaparecerão, o dom das línguas cessará, o dom da ciência findará.9. A nossa ciência é parcial, a nossa profecia é imperfeita.10. Quando chegar o que é perfeito, o imperfeito desaparecerá.11. Quando eu era criança, falava como criança, pensava como criança, raciocinava como criança. Desde que me tornei homem, eliminei as coisas de criança.12. Hoje vemos como por um espelho, confusamente; mas então veremos face a face. Hoje conheço em parte; mas então conhecerei totalmente, como eu sou conhecido.13. Por ora subsistem a fé, a esperança e a caridade - as três. Porém, a maior delas é a caridade.

Gradual/Sal. 76, 15 e 16.
Você é o Deus que sozinho faz maravilhas. Você fez seu poder conhecido entre os povos.
V /  Você redimiu seu povo, os filhos de Israel e José, com seu braço.

Trato/ Sal. 99, 1-2.
Louvem a Deus, toda a terra: sirvam ao Senhor com alegria.
V/. Entre em sua presença com alegria; saiba que é o Senhor que é Deus.
V/.  Foi ele quem nos fez e não nós mesmos; mas nós somos o seu povo e as ovelhas do seu pasto.

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas, 18, 31- 43
31. Em seguida, Jesus tomou à parte os Doze e disse-lhes: Eis que subimos a Jerusalém. Tudo o que foi escrito pelos profetas a respeito do Filho do Homem será cumprido.32. Ele será entregue aos pagãos. Hão de escarnecer dele, ultrajá-lo, desprezá-lo;33. Bater-lhe-ão com varas e o farão morrer; e ao terceiro dia ressurgirá.34. Mas eles nada disto compreendiam, e estas palavras eram-lhes um enigma cujo sentido não podia entender.35. Ao aproximar-se Jesus de Jericó, estava um cego sentado à beira do caminho, pedindo esmolas.36. Ouvindo o ruído da multidão que passava, perguntou o que havia.37. Responderam-lhe: É Jesus de Nazaré, que passa.38. Ele então exclamou: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!39. Os que vinham na frente repreendiam-no rudemente para que se calasse. Mas ele gritava ainda mais forte: Filho de Davi tem piedade de mim!40. Jesus parou e mandou que lhe trouxessem. Chegando ele perto, perguntou-lhe:41. Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.42. Jesus lhe disse: Vê! Tua fé te salvou.43. E imediatamente ficou vendo e seguia a Jesus, glorificando a Deus. Presenciando isto, todo o povo deu glória a Deus.

Ofertório/Sal. 118, 12-13.
Tu és abençoado, Senhor, ensina-me os teus mandamentos; Pronunciei com meus lábios todos os preceitos de tua boca.

Secreta
Nós vos suplicamos, Senhor, que esta hóstia nos purifique de nossas faltas e santifique as almas e os corpos de seus servos para celebrar este sacrifício.

Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .
 
Comunhão/Sal. 77, 29-30.
Comeram e se fartaram em excesso, e o Senhor lhes concedeu o que desejavam: não foram defraudados de seu desejo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Nós vos suplicamos, Deus Todo-Poderoso, fazei-nos estar preparados contra todas as adversidades graças ao alimento celestial que recebemos.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.