domingo, 18 de fevereiro de 2024

Primeiro Domingo da Quaresma.

06/03 Domingo 
Festa de Primeira Classe
Paramentos Roxos
Voici que les anges s'approchèrent et ils le servaient

Intróito/Sal. 90, 15 e 16.
Ele me invocará e eu lhe responderei; Eu o salvarei e o glorificarei, o encherei de diasPs. ibid., 1.Quem habita sob a assistência do Altíssimo permanecerá sob a proteção do Deus do céu. V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que todos os anos purificas a tua Igreja pela observância da Quaresma, faze com que a tua família prossiga com as suas boas obras o bem que se esforça por obter com a abstinência.

Leitura da Epístola de São Paulo aos

II Corintios 6,1-10
1 Na qualidade de colaboradores seus, exortamo-vos a que não recebais a graça de Deus em vão. 2 Pois ele diz: Eu te ouvi no tempo favorável e te ajudei no dia da salvação (Is 49,8). Agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação. 3 A ninguém damos qualquer motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja criticado. 4 Mas em todas as coisas nos apresentamos como ministros de Deus, por uma grande constância nas tribulações, nas misérias, nas angústias, 5 nos açoites, nos cárceres, nos tumultos populares, nos trabalhos, nas vigílias, nas privações; 6 pela pureza, pela ciência, pela longanimidade, pela bondade, pelo Espírito Santo, por uma caridade sincera, 7 pela palavra da verdade, pelo poder de Deus; pelas armas da justiça ofensivas e defensivas, 8 através da honra e da desonra, da boa e da má fama. 9 Tidos por impostores, somos, no entanto, sinceros; por desconhecidos, somos bem conhecidos; por agonizantes, estamos com vida; por condenados e, no entanto, estamos livres da morte. 10 Somos julgados tristes, nós que estamos sempre contentes; indigentes, porém enriquecendo a muitos; sem posses, nós que tudo possuímos!

Gradual/Sal. 90,11-1 2.
Deus ordenou a seus anjos para que você o guarde em todos os seus caminhos.
V /  Eles o carregarão nas mãos, para que você não tropece na pedra.

Trato/ Ibid., 1-7 e 11-16.
Quem habita sob a assistência do Altíssimo permanecerá sob a proteção do Deus do céu.
V/.Ele dirá ao Senhor: Você é meu defensor e meu refúgio. Ele é meu Deus; vou esperar nele.
V/.Pois foi ele quem me livrou do laço do caçador e da fala dura e pungente.
V/.Ele te colocará na sombra sob seus ombros e sob suas asas você estará cheio de esperança.
V/.Sua verdade o cercará como um escudo; você não temerá os medos da noite.
V/.Nem a flecha que voa de dia, nem os males que avançam na escuridão, nem os ataques do demônio do meio-dia.
V/.Mil cairão ao seu lado e dez mil à sua direita; mas a morte não se aproximará de você.
V/.Pois o Senhor ordenou aos seus anjos que te guardem em todos os seus caminhos.
V/.Eles o carregarão nas mãos, para que você não tropece na pedra.
V/.Você pisará na áspide e no basilisco, e pisoteará o leão e o dragão.
V/.Porque ele esperou em mim, eu o livrarei; Eu o protegerei, porque ele conhece meu nome.
V/.Ele clamará a mim, e eu o ouvirei; Estou com ele na tribulação.
V/.Eu o salvarei e o glorificarei. Eu o encherei de dias e lhe mostrarei minha salvação.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 4,1-11
1 Em seguida, Jesus foi conduzido pelo Espírito ao deserto para ser tentado pelo demônio. 2 Jejuou quarenta dias e quarenta noites. Depois, teve fome. 3 O tentador aproximou-se dele e lhe disse: Se és Filho de Deus, ordena que estas pedras se tornem pães. 4 Jesus respondeu: Está escrito: Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Dt 8,3). 5 O demônio transportou-o à Cidade Santa, colocou-o no ponto mais alto do templo e disse-lhe: 6 Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado, para não machucares o teu pé em alguma pedra (Sl 90,11s). 7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus (Dt 6,16). 8 O demônio transportou-o uma vez mais, a um monte muito alto, e lhe mostrou todos os reinos do mundo e a sua glória, e disse-lhe: 9 Dar-te-ei tudo isto se, prostrando-te diante de mim, me adorares. 10 Respondeu-lhe Jesus: Para trás, Satanás, pois está escrito: Adorarás o Senhor teu Deus, e só a ele servirás (Dt 6,13). 11 Em seguida, o demônio o deixou, e os anjos aproximaram-se dele para servi-lo. 

Ofertório/ Sal. 90, 4-5.
O Senhor te colocará na sombra debaixo de seus ombros e debaixo de suas asas você estará cheio de esperança.

Secreta
Nós vos imolamos solenemente, Senhor, este sacrifício, no início da Santa Quarentena, pedindo-vos fervorosamente que nos conceda que, restringindo as refeições e o uso de carne, suprimimos igualmente os prazeres nocivos.

Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma .
 
Comunhão/ Sal. 90, 4-5.
O Senhor te colocará na sombra debaixo de seus ombros e debaixo de suas asas você estará cheio de esperança. A verdade dele o cercará como um escudo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que o santo alimento oferecido e recebido em vosso sacramento nos fortaleça, Senhor, e nos conduza, purificados de velhas manchas, à mais íntima participação no mistério de nossa salvação.
 
 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.