segunda-feira, 7 de agosto de 2023

07 de agosto dia de São Caetano, Confessor?

07/08 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos

A cena foi inspirada em um evento da vida real. Gaetano escreveu uma carta ao seu confidente espiritual, Irmã Laura Mignani, dizendo-lhe que enquanto ele estava rezando na capela da Natividade, na Igreja de Santa Maria Maggiore, em Roma, a Virgem apareceu a ele e coloca Jesus em seus braços estendidos. Esta visão, que ocorreu na véspera do Natal de 1517, estimulado Gaetano para carrie em sua missão mais forte do que nunca, que ele é sabia como São Providência Santo. Nascido em Vicenza à nobre família de Thiene em 1480, e batizado com o nome de Gaetano, em memória de seu tio famoso, que foi chamado assim porque ele nasceu em Gaeta. Fundou, juntamente com Mons. Pedro Caraffa, bispo de Chieti e futuro Papa Paulo IV, a Ordem dos Clérigos Regulares, conhecidos como teatinos, os quais praticavam heroicamente a virtude da confiança em Deus, vivendo só de esmolas e, por paradoxo, nunca podendo pedi-las. Em outras palavras, deviam esperar que Deus inspirasse aos benfeitores o desejo de ajudá-los. Foi muito grande o papel dos teatinos na obra de reforma do Clero italiano ameaçado pelos avanços do protestantismo. O nome deriva do antigo nome de Chieti teatinos (Teate), um dos fundadores da Carafa, ele era bispo. A inspiração que sentiu uma urgente, era formar e dar aos sacerdotes da Igreja que viveram sob a formas primitivas de vida apostólica, assim ele não se apressou a proposta de uma regra, porque este seria o santo Evangelho, ler e meditar a cada mês, a fim de espelhar nele.
As constituições da Ordem foram de fato promulgada apenas em 1604. Seus clérigos não devem nada próprio e não pode nem pedir, tem que se contentar com o que as pessoas espontaneamente e oferecer o que a Providência envia para seus filhos, nas palavras de Jesus estão sempre presentes: "Buscai primeiro o reino de Deus ea sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas ".Ele foi beatificado em 23 de novembro de 1624 pelo Papa Urbano VIII e canonizado 12 de abril de 1671 pelo Papa Clemente X.
 
Intróito/Sal. 36, 30-31.
A boca do justo ponderará a sabedoria, e a sua língua proferirá equidade; a lei do seu Deus está em seu coração.Ps. ibid., 1.Não tenha inveja dos ímpios e não tenha ciúmes dos que praticam a iniquidade.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, deste ao Beato Caetano, teu Confessor, imitar o estilo de vida dos Apóstolos: concede-nos, por sua intercessão e por seu exemplo, confiar sempre em ti e desejar somente os bens do céu.
E recordamos São Donato, Bispo e Mártir:Deus, tu és a glória dos teus sacerdotes: faz-nos sentir a ajuda do teu santo mártir e bispo Donato, cuja festa celebramos.
 
Leitura da Epístola dos 
Eclesiástico 31,8-11           
8.Bem-aventurado o rico que foi achado sem mácula, que não correu atrás do ouro, que não colocou sua esperança no dinheiro e nos tesouros!9.Quem é esse homem para que o felicitemos? Ele fez prodígios durante sua vida.10.Àquele que foi tentado pelo ouro e foi encontrado perfeito, está reservada uma glória eterna: ele podia transgredir a lei e não a violou; ele podia fazer o mal e não o fez.11.Por isso seus bens serão fortalecidos no Senhor, e toda a assembléia dos santos louvará suas esmolas.
Graduale. Ps. 91, 13 et 14 . 
O justo florescerá como a palmeira; multiplicar-se-á como o cedro do Líbano na casa do Senhor.V/. Para anunciar sua misericórdia pela manhã e sua verdade à noite.

Aleluia, aleluia. V/. Bem-aventurado o homem que sofre a prova com paciência, porque, quando for provado, receberá a coroa da vida. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 6,24-33   
24.Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.25.Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?27.Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?28.E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.29.Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.30.Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?31.Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?32.São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.33.Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.
 
Ofertório/Ps. 88, 25.
Minha verdade e minha misericórdia estarão com ele e através do meu nome seu poder aumentará.


Secreta
Deus Todo-Poderoso, por favor, conceda-nos que esta oferenda que nossa humildade apresenta a você em homenagem a seus santos possa agradá-lo por causa deles e nos purificar em nosso corpo e em nossa alma.
 Pro S. Donato    
Secreta Concedei-nos, Vos suplicamos, Senhor, pela intercessão do vosso santo Mártir e Bispo Donato, a quem honramos consagrando estes dons à glória do vosso nome, o aumento em nós dos frutos da piedosa devoção.

 
Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/Matheus. 24,46-47.
Bem-aventurado o servo a quem o senhor, ao chegar, achar vigilante; em verdade vos digo que ele o porá sobre todos os seus bens.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual) Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Nós te imploramos, Deus Todo-Poderoso: concede que, tendo recebido um alimento todo celestial e que o abençoado Gaetan, seu Confessor, intercedendo por nós, possamos ser, graças à sua ajuda, equipados contra todas as adversidades.
 Pro S. Donato Deus todo-poderoso e misericordioso, que nos torna participantes e ministros dos vossos sacramentos, concedei-vos, nós Vos imploramos, que o bem-aventurado Donato, vosso Mártir e Pontífice, intercedendo por nós, progridamos compartilhando a sua fé e a sua generosidade ao vosso serviço.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário