terça-feira, 22 de agosto de 2023

22 de agosto Festa do Imaculado Coração de Maria.

22/08 Terça-feira
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos

Deus quer estabelecer no mundo a devoção ao meu Coração Imaculado. 
A quem a abraçar, prometo a salvação; E estas almas serão amadas com predileção por Deus, como flores colocadas
 por mim para adornar Seu trono” 
(Nossa Senhora em Fátima)


  A festa do Imaculado Coração de Maria foi introduzida em 1944 pelo Papa Pio XII na oitava da assunção. No novo calendário passou a ser determinado com a categoria de “Memória”, no sábado depois da solenidade do Coração de Jesus. Sábado após a festa da Santíssima Trindade. O Imaculado Coração de Maria ganhou grande força com as aparições de Fátima. Consiste na veneração do coração de Maria, mãe de Jesus. Os pastorzinhos de Fátima, foi Nossa Senhora quem, depois de mostrar a visão do Inferno a Lúcia, Jacinta e Francisco, lhes revelou o “Segredo”. Contava a Irmã Lúcia que: “…para salvar as almas, Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração” (in Memórias da Irmã Lúcia). O objetivo único desta devoção ao Imaculado Coração de Maria, é a salvação das almas e a conquista da paz. “Se fizerem o que eu vos disser, salvar-se-ão muitas almas e terão a paz. A guerra vai acabar” (in Memórias da Irmã Lúcia). Com estas palavras, Nossa Senhora foi bastante clara no seu pedido, é em vista das almas que toda a sua mensagem destina-se. Também, esta é a missão da Santa Igreja, “Dai-me almas, e ficai com o resto” já dizia Dom Bosco. A salvação das almas e de toda a humanidade é o fim último no que diz respeito a missão da Igreja nesta terra. ”Deus quer que; todos os homens se salvem e cheguem ao conhecimento da verdade”. (I Tim 2, 3-2)
  A salvação de toda humanidade só é possível, porque Maria disse seu sim a Deus. Uma vez que Deus decidiu que o Salvador viesse por meio de Maria, também por meio dela, devemos nós sermos salvos. Salvos por intermédio de Maria Santíssima é, a corredentora com seu Filho Jesus. Ela colabora com Ele no plano de salvação. “Deus quer estabelecer no mundo a Devoção ao Meu Imaculado Coração”. (in Memórias da Irmã Lúcia).                                                                

  Deus estabeleceu um meio eficaz para salvar as almas dos seus filhos e assim devolver ao mundo a paz tão sonhada. Eu volto a repetir, Jesus é quem salva! Mas o meio pelo qual Deus utilizou para se fazer homem e habitar entre nós, foi Maria! Ela é a medianeira entre nós e Jesus Cristo, função que não diminui em nada a dignidade de Jesus Cristo como único Senhor e Salvador, Aquele que é o Caminho a Verdade e a Vida. Porém, o que não podemos por nós mesmos que é aproximarmos de Jesus, devido nossa natureza pecadora, por Maria torna-se possível, porque por ela, Deus realizou e continua a realizar grandes obras. “O Senhor fez por mim grandes coisas…” (cf. Lc 1, 49). E justamente por ela ser serva, humilde e predileta de Deus, é que todas as gerações a proclamarão Bem-Aventurada. “Maria é o meio mais seguro, mais fácil, mais rápido e mais perfeito de chegar a Jesus Cristo.” (S. Luís G. de Montfort). Deus tenha escolhido o Imaculado Coração de Maria, sem mancha, sem pecado, para que, assim como a salvação do mundo veio por Ela na pessoa de Jesus Cristo, também, é por meio Dela que nós homens e mulheres haveremos de ser salvos. Nossa Senhora diz: “Se fizerem o que eu vos disser, Salvar-se-ão muitas almas e terão a paz”. (in Memórias da Irmã Lúcia) Desta forma, constitui-se a segunda parte do chamado “Segredo”, que só aos poucos, foi se revelando. Pediu também a consagração da Russia ao seu Imaculado Coração rezemos para que isso aconteça esta é a nossa Cruzada do Imaculado Coração de Maria. 

Rezemos para que o papa consagre a Rússia Imaculado Coração de Maria.

Intróito/Hebr. 4, 16.
Aproximemo-nos, pois, com ousadia, do trono da graça, para que alcancemos misericórdia e achemos graça, para socorro a tempo.
Sal. 44, 2. Do meu coração brotou uma palavra excelente; é que dirijo minhas obras a um rei.
V/. Glória Patri.

Coleta
Eterno e onipotente Deus, que preparou no Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria uma morada digna do Espírito Santo, concedei, em vossa bondade, que celebrando com toda a nossa alma esta festa em honra de seu imaculado coração, viemos viver de acordo com o seu coração.

E comemorou Ss. Timothei, Hippolyti e Symphoriani Mm.: E recordamos os Santos Timóteo, Hipólito e Sinfórico, Mártires:
Oração.Auxilium tuum nobis, Dómine, quǽsumus, placátus impende: et, intercedéntibus beátis Martýribus tuis Timótheo, Hippolýto e Symphoriáno, déxteram super nos tuæ propitiatiónis exténde. Por Dominum. Em sua bondade, Senhor, conceda-nos a sua ajuda e, graças à intercessão de seu bem-aventurado Martys Timothy, Hipólito e Symphorian, estenda seu braço protetor sobre nós.
Leitura da Epístola dos
Eclesiástico 24, 23-31                                                               
23.Cresci como a vinha de frutos de agradável odor, e minhas flores são frutos de glória e abundância.24.Sou a mãe do puro amor, do temor (de Deus), da ciência e da santa esperança,25.em mim se acha toda a graça do caminho e da verdade, em mim toda a esperança da vida e da virtude.26.Vinde a mim todos os que me desejais com ardor, e enchei-vos de meus frutos;27.pois meu espírito é mais doce do que o mel, e minha posse mais suave que o favo de mel.28.A memória de meu nome durará por toda a série dos séculos.29.Aqueles que me comem terão ainda fome, e aqueles que me bebem terão ainda sede.30.Aquele que me ouve não será humilhado, e os que agem por mim não pecarão.31.Aqueles que me tornam conhecida terão a vida eterna.

Gradual. Sal. 12, 6.Exsultábit cor meum in salutári tuo: cantábo Dómino, qui bona tríbuit mihi: et psallam nómini Dómini altíssimi. O meu coração vibrará por causa da tua salvação: cantarei ao Senhor o bem que me fez e louvarei o nome do Senhor, o Altíssimo.
V/. Sl. 44, 18. Memórias erunt nóminis tui in omni generatióne et generatiónem: proptérea pópuli confitebúntur tibi in ætérnum. V/. Eles se lembrarão do seu nome de geração em geração; e os povos te louvarão eternamente e para sempre.Aleluia, aleluia. V/. Lucas. 1, 46, 47. Magníficat ánima mea Dóminum: et exsultávit spíritus in Deo salutári meo. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Minha alma glorifica ao Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

Sequência do Santo Evangelho

                                                                                                                     

São João 19,25-27                                                                     
25.Junto à cruz de Jesus estavam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas, e Maria Madalena.26.Quando Jesus viu sua mãe e perto dela o discípulo que amava, disse à sua mãe: Mulher, eis aí teu filho.27.Depois disse ao discípulo: Eis aí tua mãe. E dessa hora em diante o discípulo a levou para a sua casa.

Ofertório/São  Lucas. 1, 46, 49.
Meu espírito se alegra em Deus meu Salvador, porque o Poderoso fez grandes coisas por mim, e seu nome é santo,

Secreta
Oferecendo, Senhor, a Vossa Majestade, o Cordeiro imaculado, pedimos-Vos que acenda em nossos corações este fogo divino que acendeu de maneira inefável o Coração da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Para os Santos Mártires
secretaAceite tibi sit, Dómine, sacrátæ plebis oblátio pro tuórum honóre Sanctórum: quorum se mérites de tribulatióne percepísse cognóscit auxilium. Per Dominum nostrum.Aceita, Senhor, a oferta feita a ti pelos fiéis para honrar os teus santos, sabendo que devem aos seus méritos a ajuda que receberam nas provações.
Prefatio de B. Maria Virg. E você no Festiváte.
Prefácio da Bem-Aventurada Virgem Maria E nesta festa.

Comunhão/São João. 19, 27.
Jesus disse à sua mãe: Mulher, aqui está o teu filho. Então ele disse ao discípulo: Aí está sua mãe. E a partir dessa hora o discípulo a levou para sua casa.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Renovados por estes dons divinos, humildemente vos suplicamos, Senhor, por intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, cuja solenidade do Imaculado Coração celebramos com piedade, que nos afaste dos perigos da vida presente e nos conceda as alegrias da vida eterna.

Pro Ss. Martyribus Para os Santos Mártires
Pós-comunhão Pós-comunhão
Divíni muneris largitate satiáti, quǽsumus, Dómine, Deus noster: ut, intercedéntibus sanctis Martýribus tuis Timótheo, Hippolýto et Symphoriáno, in eius sempre participatióne vivámus. Por Dominum. Satisfeitos com a abundância do dom divino, nós vos pedimos, Senhor nosso Deus, por intercessão dos vossos santos Mártires Timóteo, Hipólito e Sinforiano, que encontreis sempre vida ao recebê-lo.


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário