terça-feira, 15 de agosto de 2023

15 de agosto dia da Assunção de Nossa Senhora.

15/08 Terça-feira
Festa da Assunção de Nossa Senhora 
Festa de Primeira Classe
Paramentos Brancos

   A Assunção de Nossa Senhora , foi transmitida pelos cristãos oralmente e escrita por séculos. 
  Vários Santos Papas da Igreja e São João Damasceno referem que a "dormição" de Nossa Senhora (como foi chamado sua morte) foi suave e foi assistida por vários discípulo e entre eles estava São Dionísio que narrou os fatos. Contam que os Apóstolos foram levados para Jerusalém na noite anterior ao desenlace de Nossa Senhora. 
  O Apóstolo São Tomé chegou 3 dias depois e pediu para ver o corpo de Nossa Senhora, quando retiraram a pedra do túmulo, o corpo já não se encontrava lá. Os Anjos retiraram seu corpo imaculado e o transportaram ao céu, pois como seu Filho ressuscitara ao terceiro dia. Esses relatos foram encontrados nos escritos dos Santos Padres e Doutores da Igreja, dos primeiros séculos e relatados no Concílio geral de Calcedônia, em 451.     
                                            
A Assunção de Maria, dogma da Igreja proclamado em 1º de Novembro de 1950 pela Constituição Apostólica do Papa Pio XII – Munificientissimum Deus – Definição do Dogma da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao céu.

Intróito/ Ap. 12, 1.

Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida de sol, a lua sob seus pés e uma coroa de doze estrelas em sua cabeça.
Sal. 97, 1. Cante um novo cântico ao Senhor: porque ele fez maravilhas.
V/. Glória Patri.
Et dicitur Glória, in excélsis.

Coleta
Eterno e onipotente Deus, que elevaste, em corpo e em alma, à glória do céu, Maria, a Virgem Imaculada, mãe de teu Filho: faze, te pedimos, que, estendendo-nos constantemente para as coisas do alto, merecemos para compartilhar de sua glória.

Leitura da Epístola dos 

Judite 13,22-25; 15.10                                                                    
22.Então todos, adorando o Senhor, disseram a Judite: O Senhor te abençoou com o seu poder, porque ele por ti aniquilou os nossos inimigos.23.Ozias, príncipe do povo de Israel, acrescentou: Minha filha, tu és bendita do Senhor Deus altíssimo, mais que todas as mulheres da terra.24.Bendito seja o Senhor, criador do céu e da terra, que te guiou para cortar a cabeça de nosso maior inimigo!25.Ele deu neste dia tanta glória ao teu nome, que nunca o teu louvor cessará de ser celebrado pelos homens, que se lembrarão eternamente do poder do Senhor. Ante os sofrimentos e a angústia de teu povo, não poupaste a tua vida, mas salvaste-nos da ruína, em presença de nosso Deus. 10.Quando ela lhes veio ao encontro, abençoaram-na todos a uma só voz, dizendo: Tu és a glória de Jerusalém; Tu és a alegria de Israel, tu és a honra de nosso povo.

Gradual.Sal.44, 11-12 e 14.Audi, filia, et vide, et inclína aurem tuam, et concupiscet rex pulchritúdinem tuam.Ouça, minha Filha, veja e dê ouvidos: o Rei desejará sua beleza.V/. Tota decóra ingreditur filia Regis, textúræ áureæ sunt amíctus eius.V/. Toda linda avança a filha do Rei, sua vestimenta é feita de tecidos dourados.Aleluia, aleluia. V/. Assumpta est María in cælum: gaudet exércitus Angelórum.Aleluia.Aleluia,aleluia.V/.Maria foi elevada ao Céu: regozija-se o exército dos Anjos. Aleluia.
                                 
Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 1,41-50
41.Ora, apenas Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança estremeceu no seu seio; e Isabel ficou cheia do Espírito Santo.42.E exclamou em alta voz: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre.43.Donde me vem esta honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?44.Pois assim que a voz de tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança estremeceu de alegria no meu seio.45.Bem-aventurada és tu que creste, pois se hão de cumprir as coisas que da parte do Senhor te foram ditas!46.E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor,47.meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador,48.porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações,49.porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo.50.Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem.

Ofertório/Apocalipse3, 15.
Porei inimizade entre você e a mulher, entre sua linhagem e a dela.

Secreta
Este oferecimento de nossa devoção suba a Vós, Senhor, e por intercessão da Santíssima Virgem Maria, que subiu ao céu, nossos corações, ardendo com o fogo da caridade, sejam constantemente estendidos a Vós.

Prefatio de B. Maria Virg. E você em Assunção. Prefácio da Bem-Aventurada Virgem Maria E, neste dia da Assunção da Bem-Aventurada...

Comunhão/São Lucas. 1, 48-49.
Todas as gerações me chamarão bem-aventurada, porque o Todo-Poderoso fez grandes coisas por mim.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Tendo recebido o sacramento da salvação, suplicamos, Senhor, pelos méritos e intercessão de Maria bem-aventurada, que subiu ao céu, para nos levar à glória da ressurreição.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário