domingo, 20 de agosto de 2023

Decimo Segundo Domingo depois de Pentecoste

20/08 Domingo 
Festa de Segunda Classe
Paramentos Verdes



Intróito/Sal. 69, 2-3.
Ó Deus, vem em meu auxílio; Senhor, apresse-se em me ajudar: que meus inimigos, que procuram tirar minha vida, sejam confundidos e envergonhados.
Ps. ibid., 4.Deus todo-poderoso e misericordioso, por cuja graça os vossos fiéis vos servem bem e louvável; concede-nos, segundo a nossa oração, correr sem vacilar no caminho que conduz aos bens que prometeste. Por nosso Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus todo-poderoso e misericordioso, por cuja graça os vossos fiéis vos servem bem e louvável; concede-nos, segundo a nossa oração, correr sem vacilar no caminho que conduz aos bens que prometeste. Por nosso Senhor.

Leitura da Epístola dos  
II Coríntios 3,4-9                                                                                            
4.Tal é a convicção que temos em Deus por Cristo.5.Não que sejamos capazes por nós mesmos de ter algum pensamento, como de nós mesmos. Nossa capacidade vem de Deus.6.Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica.7.Ora, se o ministério da morte, gravado com letras em pedras, se revestiu de tal glória que os filhos de Israel não podiam fitar os olhos no rosto de Moisés, por causa do resplendor de sua face (embora transitório),8.quanto mais glorioso não será o ministério do Espírito!9.Se o ministério da condenação já foi glorioso, muito mais o há de sobrepujar em glória o ministério da justificação !

Gradual. Sal. 33, 2-3.Benedícam Dóminum in omni témpore: sempre laus eius in ore meo.Bendirei o Senhor em todos os momentos; o seu louvor estará sempre na minha boca.
V/. Em Dómino laudábitur ánima mea: áudiant mansuéti, et læténtur. A minha alma porá a sua glória no Senhor; ouçam-me os mansos, e regozijem-se.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 87, 2.Dómine, Deus salútis meæ, in die clamávi et nocte coram te. Aleluia.Senhor Deus da minha salvação, clamo a ti dia e noite. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 10,23-37  
23.E voltou-se para os seus discípulos, e disse: Ditosos os olhos que vêem o que vós vedes,24.pois vos digo que muitos profetas e reis desejaram ver o que vós vedes, e não o viram; e ouvir o que vós ouvis, e não o ouviram.25.Levantou-se um doutor da lei e, para pô-lo à prova, perguntou: Mestre, que devo fazer para possuir a vida eterna?26.Disse-lhe Jesus: Que está escrito na lei? Como é que lês?27.Respondeu ele: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu pensamento (Dt 6,5); e a teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18).28.Falou-lhe Jesus: Respondeste bem; faze isto e viverás.29.Mas ele, querendo justificar-se, perguntou a Jesus: E quem é o meu próximo?30.Jesus então contou: Um homem descia de Jerusalém a Jericó, e caiu nas mãos de ladrões, que o despojaram; e depois de o terem maltratado com muitos ferimentos, retiraram-se, deixando-o meio morto.31.Por acaso desceu pelo mesmo caminho um sacerdote, viu-o e passou adiante.32.Igualmente um levita, chegando àquele lugar, viu-o e passou também adiante.33.Mas um samaritano que viajava, chegando àquele lugar, viu-o e moveu-se de compaixão.34.Aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando nelas azeite e vinho; colocou-o sobre a sua própria montaria e levou-o a uma hospedaria e tratou dele.35.No dia seguinte, tirou dois denários e deu-os ao hospedeiro, dizendo-lhe: Trata dele e, quanto gastares a mais, na volta to pagarei.36.Qual destes três parece ter sido o próximo daquele que caiu nas mãos dos ladrões?37.Respondeu o doutor: Aquele que usou de misericórdia para com ele. Então Jesus lhe disse: Vai, e faze tu o mesmo.

Ofertório/ Êxodo 32, 11, 13 e 14.
Moisés orou na presença do Senhor, seu Deus, e disse: Por que, Senhor, estás zangado com o teu povo? Deixe sua raiva dobrar; lembre-se de Abraão, Isaque e Jacó, a quem você jurou dar uma terra que mana leite e mel. E o Senhor apaziguado não prejudicou seu povo do qual ele havia falado.

Secreta
Olha bem, rogamos-te, Senhor, para a oferta que te apresentamos nos altares sagrados; que, obtendo para nós a indulgência, rende honra ao Teu Nome.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/Sal. 103, 13 e 14-15.
A terra, Senhor, se fartará do fruto das tuas obras; da terra tiras o pão, e o vinho alegra o coração do homem; o óleo espalha alegria em seu rosto, e o pão fortalece seu coração.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Fazei, nós vos imploramos, Senhor, que esta participação nos Santos Mistérios nos vivifique, e que seja para nós ao mesmo tempo purificação e defesa.

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário