sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

05 de dezembro dia de São Abas,Abade.

05/12 Sexta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos

   Fundador do Mosteiro da Grande Lavra, em Jerusalém, que morreu em 532. No século VII pelos monges da ordem de Roma que fundou.Eles se estabeleceram no Aventino e construiu um mosteiro (Cella Nova) cuja igreja foi dedicada a São Sabbas. Sua festa foi então introduzida no calendário no século XII.Os bárbaros godos são conhecidos, na história, por suas guerras de conquista contra terras e nações cristãs. Pagãos, perseguiram e executaram milhares de católicos, mas não puderam impedir a conversão de várias famílias. Foi numa dessas que nasceu Sabas, no ano 439.
Nascido na Capadócia, Sabas teve uma infância difícil. A disputa dos parentes por sua herança o levou a procurar ajuda num mosteiro, onde foi acolhido apesar de ser ainda uma criança. Tornou-se um sábio na doutrina tradicional, transcorreu sua longa vida entre os mosteiros da Palestina. Experimentou a vida monástica cenobítica; depois passou para o mosteiro dos anacoretas, onde os monges se nutrem na solidão, preferindo esta última. Dividiu tudo o que herdou entre os cristãos pobres e doentes. Trabalhou na conversão de seus conterrâneos e ajudando os cristãos perseguidos em sua pátria. Era, antes de tudo, um caridoso e valente.
   O decreto de que cristãos, para serem poupados a vida, deveriam comer a carne dos animais mortos aos deuses pagãos. Muitos se utilizavam da estratégia de enganar os guardas, dando de comer aos familiares carnes comuns, e não as desses sacrifícios, salvando os familiares do martírio. Mas Sabas se recusava a mentir, chegando a protestar em público contra tal prática. Quando as perseguições se acentuaram, Sabas já gozava de muito prestígio, pois tinha fundado uma grande comunidade de monges anacoretas no vale de Cedron, na Palestina, chamada de "grande Laura". Ela começou naturalmente, com os eremitas ocupando as cavernas ao redor daquela em que vivia, isolado com os animais, e construíram um oratório. Foi assim que surgiu o que seria no futuro o Mosteiro de São Sabas.
  A fama dos prodígios que alcançava através das orações e também a grande sabedoria sobre a doutrina de Cristo, que tão bem defendia, fizeram essa comunidade crescer muito. A ele se atribui o fim de uma longa e calamitosa seca. Ocupava uma posição de liderança importante dentro da sociedade e do clero. A eloquência da sua pregação do Evangelho atraía cada vez mais os pagãos à conversão. Sabas, então, já incomodava o poder pagão como autoridade cristã.
  Interferiu junto ao imperador, em Constantinopla, a favor dos mais pobres, contra os impostos. Organizou e liderou um verdadeiro e próprio exercito de monges anacoretas para dar apoio ao Santo Papa contra a heresia monofisista que agitou a Igreja do Oriente.Morreu em 5 de dezembro de 532, na Palestina, aos noventa e três anos de idade. 
 
 
Intróito/Salmos 24, 1-3.

Para ti a explosão da minha alma, ó meu Deus! Em ti a minha confiança: para que não me envergonhe e para que os meus inimigos não riam de mim, porque quem conta com a tua vinda não ficará desapontado. Salmos Ibidem, 4 Mostra-me o teu caminho, Senhor, e ensina-me a segui-lo.( Não se diz Gloria Patri no advento).

Coleta
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde para que, pela vossa proteção, mereçamos ser livres dos perigos iminentes de nossos pecados e, com vosso auxílio, alcancemos a salvação. Vós que viveis e reinais.

No domingo não se faz nenhuma comemoração.
 

Epístola de São Paulo aos

Romanos 13, 11-14
11 Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. 12 A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. 14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites.  

Gradual/ Sl. 24, 3 e 4
Todos os que esperam em Vós, Senhor, não serão confundidos. V.Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
 
Aleluia, aleluia/v. Sl. 84, 8.
V. Mostrai, Senhor, a vossa misericórdia, e concedei-nos a vossa salvação. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo  

São Lucas 21, 25-33
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 29 Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

Ofertório/ Sl. 24,1 - 3
Para Ti, Senhor, levantei a minha alma: Meu Deus, em Ti confio, que eu me não sinta envergonhado nem riam de mim os meus inimigos. Pois todos os que esperam em Ti não serão confundidos.
 
Secreta
 Fazei, Senhor, que purificados pela poderosa virtude destes dons sagrados, alcancemos, mais puros, a fonte destes mesmos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Sl.84, 13. – O Senhor dará a sua benignidade e a  nossa terra dará o seu fruto.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão. 
– Possamos nós, Senhor, receber a vossa misericórdia no vosso templo, para podermos preceder com as devidas homenagens as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

04 de dezembro dia de São Pedro Crisólogo,Confessor,Bispo e Doutor. São Pedro Crisólogo

 04/12 Quinta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos
 
 Nasceu cerca do ano 380 em Ímola, na Emília,foi um convertido à fé cristã em adulto e aí abraçou o estado clerical. Diácono e sacerdote, e feito bispo de Ravena em 424 pelo Papa Sisto III. No exercício desse ministério promoveu com grande zelo a formação cristã combateu o paganismo e a heresia monofisista (a qual afirmava Jesus ter apenas uma só natureza, e não a misteriosa união da natureza Divina e Humana), encorajou reformas, construiu numerosas igrejas e altares na sua diocese. Pregador ímpar, com magnífico dom da palavra, recebeu o nome Crisólogo que significa palavra de ouro.

São 176 dos seus sermões, versando a Encarnação, o Credo, o lugar da Virgem Maria e de São João Batista no plano da salvação, etc.Morreu cerca do ano 450.
Foi proclamado Doutor da Igreja em 1729 pelo Papa Bento XIII.

Sermão São Pedro "O mistério da Encarnação" 148:PL 52, 596-598(Sec. V) 
    Quando a Virgem concebe, Virgem dá à luz e permanece Virgem, isso não entra na ordem da natureza, mas dos sinais divinos; não é segundo a razão humana, mas conforme ao poder de Deus; é o Criador que atua, não a natureza humana; não é caso comum, mas único; é Obra Divina e não humana.
    Nascimento de Cristo não foi consequência necessária da natureza, mas do poder de Deus. Foi o mistério da piedade, a redenção da humanidade.    
    Aquele que, sem nascer, fez o homem do barro intacto, fez-Se homem nascendo de um corpo também intacto. A mão que se dignou tomar o barro para formar o nosso corpo, também se dignou tomar a nossa carne para nos salvar. 
     Por isso, o facto de o Criador estar na sua criatura e de Deus habitar em carne humana, é uma honra para a criatura e não uma afronta para o Criador.
     Ó homem, porque te consideras tão vil, tu que és tão precioso para Deus? Porque é que, sendo tu tão honrado por Deus, tanto te desonras a ti mesmo? Porque perguntas de que é que foste feito e não queres saber para que foste feito? Porventura todo este mundo que vês não foi feito para ser tua morada? Para ti foi criada a luz que dissipa as trevas que te circundam; para ti foi regulada a sucessão dos dias e das noites; para ti foi iluminado o céu com o variado fulgor do sol, da lua e das estrelas; para ti foi ornamentada a terra com flores, bosques e frutos; para ti foi criada a admirável multidão dos seres vivos que habitam nos ares, nos campos e nas águas, a fim de que uma triste solidão te não ensombrasse a alegria do mundo recém-criado.
   Mas o teu Criador pensou no modo de aumentar ainda mais a tua glória: gravou em ti a sua própria imagem, para que houvesse na terra uma imagem visível do Criador invisível, e colocou-te como seu representante sobre as coisas terrenas, para que um domínio tão vasto como é o mundo não ficasse privado de um vicário do seu Senhor.
    Deus, na sua bondade, assumiu em Si o que para Si tinha feito em ti; quis ser visto realmente no homem, onde antes apenas era contemplado como imagem; quis que nele fosse uma realidade o que antes era apenas uma semelhança.
    Nosso Senhor Jesus Cristo nasce, portanto, para renovar com o seu nascimento a natureza corrompida; fez-Se criança, quis ser alimentado, passou pelas diversas idades da vida humana, para restaurar a única idade perfeita e permanente como Ele a tinha criado; toma sobre Si a vida humana, para que o homem não volte a cair; tinha-o feito terreno e torna-o celeste; tinha-lhe dado uma alma humana e agora comunica-lhe o espírito divino; e assim eleva o homem à dignidade divina, para que desapareça tudo o que nele havia de pecado, de morte, de fadiga, de sofrimento, de terreno, pela graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, que é Deus e vive e reina com o Pai na unidade do Espírito Santo, agora e sempre e pelos infinitos séculos dos séculos. Amen.
 
 
Intróito/Salmos 24, 1-3.

Para ti a explosão da minha alma, ó meu Deus! Em ti a minha confiança: para que não me envergonhe e para que os meus inimigos não riam de mim, porque quem conta com a tua vinda não ficará desapontado. Salmos Ibidem, 4 Mostra-me o teu caminho, Senhor, e ensina-me a segui-lo.( Não se diz Gloria Patri no advento).

Coleta
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde para que, pela vossa proteção, mereçamos ser livres dos perigos iminentes de nossos pecados e, com vosso auxílio, alcancemos a salvação. Vós que viveis e reinais.

No domingo não se faz nenhuma comemoração.
 

Epístola de São Paulo aos

Romanos 13, 11-14
11 Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. 12 A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. 14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites.  

Gradual/ Sl. 24, 3 e 4
Todos os que esperam em Vós, Senhor, não serão confundidos. V.Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
 
Aleluia, aleluia/v. Sl. 84, 8.
V. Mostrai, Senhor, a vossa misericórdia, e concedei-nos a vossa salvação. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo  

São Lucas 21, 25-33
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 29 Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

Ofertório/ Sl. 24,1 - 3
Para Ti, Senhor, levantei a minha alma: Meu Deus, em Ti confio, que eu me não sinta envergonhado nem riam de mim os meus inimigos. Pois todos os que esperam em Ti não serão confundidos.
 
Secreta
 Fazei, Senhor, que purificados pela poderosa virtude destes dons sagrados, alcancemos, mais puros, a fonte destes mesmos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Sl.84, 13. – O Senhor dará a sua benignidade e a  nossa terra dará o seu fruto.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão. 
– Possamos nós, Senhor, receber a vossa misericórdia no vosso templo, para podermos preceder com as devidas homenagens as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dia Santo Rosário.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2025

03 de dezembro dia de São Francisco Xavier, Confessor

03/12 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiIa5l2NTgBbfxRsBaFEib7MUy96BPK5Y1DLJnsU1hFyxcmVOqp9JJ-OwB_m8VZf4zpE2K27GNCjhbbci_Os9Ib8SH9P3EM6JTTMJDXIElddcMuBu9Z9UV18orCtqR_aZPlP4GLL2p7aWs/s400/1.S%25C3%25A3o+Francisco+Xavier%252C+evangelizador+do+Jap%25C3%25A3o.jpg
Confessor São Francisco Xavier, nascido Francisco de Jasso Azpilcueta Atondo y Aznáres, (Xavier, 7 de Abril de 1506 — Sanchoão, 3 de Dezembro de 1552) foi um missionário cristão do padroado português e apóstolo navarro. Pioneiro e co-fundador da Companhia de Jesus, a Igreja Católica Romana considera que tenha convertido mais pessoas ao Cristianismo do que qualquer outro missionário desde São Paulo, merecendo o epíteto de "Apóstolo do Oriente". Ele exerceu a sua actividade missionária no Oriente, especialmente na Índia e no Japão.

São Francisco Xavier nasceu nas terras de sua própria família denominada Xavier, Reino de Navarra, na península Ibérica, no dia 7 de Abril de 1506. Foi o filho caçula da família. Seu pai se chamava Juan de Jasso e era um aristocrático conselheiro do Rei de Navarra, João III. Sua mãe se chamava Maria de Azpilicueta y Xavier, era de família nobre também de Navarra.
Em 1512, o reino de navarra foi atacado por tropas castelhanas e aragonesas. Sua família lutou resistindo à invasão, mas perderam a luta em 1515. Francisco tinha quase nove anos. Seus irmãos foram presos e condenados a morrer depois de passarem um tempo na masmorra. Depois, porém, conseguiram ser libertados.

Formação de São Francisco Xavier

Neste período, aos 9 anos de idade, seu pai veio a falecer. Sua mãe envia-o, aos catorze anos, ao Colégio de Santa Bárbara, na cidade de Paris. Francisco se preparou para entrar na universidade, e terminou os estudos preliminares de literatura, humanidades e filosofia. Aprendeu a falar em francês, italiano e alemão. Passou a lecionar filosofia no Colégio de Beauvais. Conta-se que ele foi o campeão numa competição de salto em altura entre estudantes.

Cofundador da Ordem dos Jesuítas

Francisco dividia o quarto com um francês chamado Le Fèvre e um espanhol chamado Inácio de Loyola, futuro santo e fundador da ordem dos jesuítas. Eles criam um grupo com o nome de Societas Jesus (Sociedade de Jesus). Com mais quatro jovens, eles fundam a Companhia de Jesus, atualmente conhecida como Jesuítas, é a maior ordem religiosa do mundo. Eles fizeram voto de pobreza e foram reconhecidos pelo Papa em 1541. Francisco de Xavier foi ordenado sacerdote em Veneza, em 24 de junho de 1537.

O missionário São Francisco Xaviera

Em setembro de 1543, São Francisco Xavier parte para a sua primeira missão. Foi para um lugar chamado Costa de Pescaria, que ficava no litoral sul da Índia. Nesse local o povo vivia da pesca. Porém, os hindus se tornavam inimigos daquele povo porque não aceitavam a pescaria que matava os peixes. Porém, os pescadores locais se identificaram de pronto com o cristianismo, pois esta religião aceitava sua profissão de pescadores. Eles se identificaram com os primeiros apóstolos de Jesus, que eram pescadores, e com um dos símbolos da nova e verdadeira religião, o peixe. O trabalho de Francisco de Xavier converteu o povo da Costa de Pescaria e provocou mudanças nas ilhas da Indonésia Oriental. Por isso, ele passou a ser chamado de o Apóstolo das Índias.

São Francisco Xavier vai ao Japão

Japão é o próximo objectivo do missionário navarro para onde parte em 1549. No Japão , ajudado por três japoneses que conheceu na Índia. Xavier viaja de cidade em cidade: Kagoshima, Hirado, Yamaguchi, Kioto, são testemunhas do apostolado de Xavier que deixa uma fecunda comunidade cristã que permaneceu através dos séculos até aos nossos dias.
   O navio em que viajava, porém, aportou em Kagoshima, na ilha de kiushu, somente em agosto. Ele foi muito bem recebido e se hospedou na casa de Angiró até outubro do ano seguinte.

Depois, foi para Quioto, mas só foi autorizado a pregar em 1551. Como não falava a língua japonesa, ensinava o catecismo, que era traduzido pelo amigo Angiró. São Francisco Xavier, porém, foi perseverante e paciente. Alguns anos mais tarde, sua missão no Japão começou a dar frutos consegue a conversão de milhares de Japoneses.
Ele conseguiu firmar congregações religiosas nas cidades de Bungo, Hirado e Yamaguchi. Xavier trabalhou lá durante mais dois anos. No seu ardor missionário, aprendeu a língua japonesa, na qual escreveu um livro que falava da criação do mundo e sobre a vida de Jesus Cristo. Depois ele foi substituído por outros padres jesuítas, os quais supervisionou durante um tempo. Então, regressou à Índia para fazer ainda inúmeros trabalhos de evangelização.

Morte

 São Francisco Xavier contrai uma febre que o deixa muito doente na ilha, é acolhido por um comerciante português, que o recebe numa cabana sem condições. De modo que, passadas poucas semanas naquele estado, em 3 de Dezembro de 1552 entrega a sua alma a Deus às portas da China.
 
São Francisco Xavier entregou-se a Deus sem reservas. Como todos, se num primeiro momento resistiu a una vida de exigência, de anúncio da Palavra, depois aceitou a vontade de Deus para ser o seu instrumento. As comunidades cristãs do Oriente fundadas ou confirmadas pelo santo permanecem até hoje.
  São Francisco Xavier foi canonizado em 1622, como aconteceu com Inácio de Loyola, Teresa de Jesus, Filipe Neri e Isidro o Lavrador.

No dia 3 de dezembro de 1552, Francisco Xavier faleceu deitado numa esteira, com o crucifixo que o amigo Inácio de Loyola tinha lhe dado. Seu sepultamento foi em Sanchoão, mas seus restos mortais, que continuavam incorruptos, foram levados temporariamente à Igreja de São Paulo, em Malaca, em 1553. Em seguida, seus restos mortais são levados para a Basílica do Bom Jesus de Goa. Ele pode ser visto, ainda hoje, numa caixa de vidro e prata. As peregrinações ao local começaram em dezembro de 1637.
Um osso do braço direito de São Francisco Xavier está na igreja de São José, em Macau, na China, mantido em um relicário. A partir de sua morte, muitas igrejas foram construídas em sua homenagem.

Milagres de São Francisco Xavier

São Francisco Xavier tinha o dom de prever o futuro, ver fatos que aconteciam em outro lugar e acalmar tempestades. Na arte, sua imagem é associada a um caranguejo e um crucifixo, símbolo relacionado com um grande milagre. Aconteceu quando São Francisco navegava na região das ilhas Molucas, as quais ele evangelizou e onde viveu muitos anos. Durante um forte temporal, os marinheiros gritavam pela ajuda de Deus. Com calma, o santo mergulhou seu crucifixo de madeira no mar agitado. Na mesma hora o as águas se acalmaram e o crucifixo sumiu no mar. Ao desembarcarem na praia, os marinheiros, assombrados, viram um caranguejo sair da água com o crucifixo. Xavier o recolheu e o animal voltou para o mar. São Francisco Xavier nunca disse uma palavra sobre o acontecido.

Devoção a São Francisco Xavier

Francisco de Xavier foi beatificado em 25 de outubro de 1619, pelo Papa Paulo V, e, junto com Inácio de Loyola, foi canonizado em 1622, pelo Papa Gregório XV. Ele é considerado o protetor dos missionários. A Igreja celebra seu dia em 3 de dezembro.

Oração a São Francisco Xavier

Amabilíssimo e amantíssimo Santo, em união convosco adoro reverentemente a Divina Majestade e pelo muito que me regozijo dos especialíssimos dons da graça com que vos favoreceu durante a vossa vida mortal e pela glória que gozais agora, eu rendo-lhe afetuosíssimas graças e peço-lhe do fundo de minha alma e por vossa poderosa intercessão me conceda a graça importantíssima de viver e morrer santamente. E vos suplico também conversão dos modernista dos inimigo da Santa Igreja(aqui o pedido especial) e se o que peço não convier à glória de Deus e ao proveito de minha alma, quero alcançar aquilo que a uma e outra seja mais conforme.

Intróito/Salmos 118, 46-47.
Falei de Teu preceitos diante dos reis e não temi: Meditei em Teus mandamentos que amei. SL. Louvem-No todos os povos, porque estabeleceu sobre nós a sua misericórdia e a sua verdade vive eternamente.v.Gloria Patri.

Coleta
Senhor, que pela pregação do bem-aventurado Francisco quisestes incorporar na vossa Santa Igreja os povos das Índias, concedei-nos por vossa bondade a graça de sempre caminhar nos passos daquele cujos méritos hoje veneramos.Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Epístola de São Paulo aos

Romanos 10, 10-18
10 É crendo de coração que se obtém a justiça, e é professando com palavras que se chega à salvação. 11 A Escritura diz: Todo o que nele crer não será confundido (Is 28,16). 12 Pois não há distinção entre judeu e grego, porque todos têm um mesmo Senhor, rico para com todos os que o invocam, 13 porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Jl 3,5). 14 Porém, como invocarão aquele em quem não têm fé? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão falar, se não houver quem pregue? 15 E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)? 16 Mas não são todos que prestaram ouvido à boa nova. É o que exclama Isaías: Senhor, quem acreditou na nossa pregação (Is 53,1)? 17 Logo, a fé provém da pregação e a pregação se exerce em razão da palavra de Cristo. 18 Pergunto, agora: Acaso não ouviram? Claro que sim! Por toda a terra correu a sua voz, e até os confins do mundo foram as suas palavras (Sl 18,5).

Gradual/ Sl. 91, 13, 1,34
O justos florescerá como palmeira e multiplicar-se-á como cedro do Líbano na casa do Senhor.V. Para anunciar desde a manhã a Vossa misericórdia e proclamar a verdade durante a noite.
 
Aleluia, aleluia/Tiago 1, 12.
V. Feliz o que sofre com paciência a tentação, porque, depois de provado. receberá a coroa da vida eterna. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo

São Marcos 16, 15-18
 15 E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. 16 Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17 Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, 18 manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.

Ofertório/ Sl. 88,25
A minha verdade e a minha misericórdia estarão com ele; e porque que invocou o seu nome, o seu poder será exaltado.
 
Secreta
Dignai-Vós fazer, ó Deus omnipontente, com a humildade oblação que Vos apresentamos em memória de vossos santos, se torne para nós em fonte de regeneração do corpo e da alma, Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Mateus 24. 46-47 Felis servo que o Senhor, em vindo, encontrar vigilante:Digo-vos, em verdade,que o estabelecerá sobre todos os seus bens.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão. 
Concedei-nos,Vos suplicamos, ó Deus Omnipotente, por intercessão do bem-aventurado São Francisco Xavier, Vosso Confessor, a graça de encontrar no divino alimento, que recebemos, o auxilio oportuno para nossas necessidades. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.



Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
           Rezem todos os dia Santo Rosário. 

terça-feira, 2 de dezembro de 2025

02 de dezembro dia de Santa Bibiana, Virgem e Mártir.

 02/12 Terça-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Vermelhos
Santa Bibiana, Virgem e Mártir.

Na época em que Roma estava sob o poder o imperador Juliano, “o Apóstata”, aconteceu um dos últimos surtos de perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano, que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo.
Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam empregos civis por pagãos, tentando colocar os primeiros no esquecimento. Mas não parou por aí. Os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim, mortos.
No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou à fé cristã. Flaviano, seu pai, morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes, foram levadas para a prisão.
A primeira a morrer foi Demétria, que perseverou na fé após severos suplícios na presença da irmã. Por último, foi o martírio de Bibiana, para a qual, conforme a antiga tradição, o governador local usou outra tática. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam aproveitar-se de sua beleza, pois a um simples toque eram tomados por um surto de loucura. Bibiana, então, foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados.
Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu nesse instante, pois os cães não o tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos, então, foram recolhidos pelos demais cristãos e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo construído no monte Esquilino, em Roma.
Finalmente, a perseguição sangrenta acabou. A história do seu martírio ganhou uma devoção dos fieis. Santa Bibiana passou a ser incovada contra os males de cabeça e as doenças mentais e a epilepsia. Seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome escolhido na hora do batismo. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade.
A veneração era tão intensa que o papa Simplício mandou construir sob s

Read more: http://www.rccmogidascruzes.com.br/rccativa.com.br/?p=623#ixzz2DezmsUqt

   Santa Bibiana nasceu no século IV em Roma de pais cristãos, o antigo prefeito de Roma chamado Flaviano e sua mãe Dafrosa.O imperador romano Juliano, o Apóstata iniciou perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo.
   Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam cargos civis por pagãos, e os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim mortos. No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou a fé cristã. Flaviano, seu pai morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes de morrer, foram levadas para a prisão.
   A primeira a morrer foi Demétria que perseverou na fé, após severos suplícios na presença da irmã. Por último foi o martírio de Bibiana, para o qual, conforme a antiga tradição, o governador local usou outra tática. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam se aproveitar de sua beleza, pois a um simples toque, eram tomados por um surto de loucura. Bibiana então foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados. 
      Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu naquele instante, e os animais não a tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos então foram recolhidos pelos demais cristãos, e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo construído no monte Esquilino, em Roma.  No local de seu enterro floresceu um belo jardim e diz-se que as ervas dele colhidas serviam para curar diversas doenças, de dor de cabeça a epilepsia e assim sua tumba se tornou um local de peregrinação. Em cima dela foi construída uma capela e mais tarde a bênção do papa Simplício (468-83), criou uma basílica em honra da jovem mártir. A Igreja de Santa Bibiana ainda está no local.
     A história do seu martírio ganhou a devoção dos fiéis. Santa Bibiana passou a ser incovada contra as doenças mentais e a epilepsia. O seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome foi escolhido na hora do batismo por muitos cristãos. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade. 
  
Na época em que Roma estava sob o poder o imperador Juliano, “o Apóstata”, aconteceu um dos últimos surtos de perseguição fatal aos cristãos, entre 361 e 363. O tirano, que já tinha renegado seu batismo e abandonado a religião, passou a lutar pela extinção completa do cristianismo.
Começou substituindo todos os cristãos que ocupavam empregos civis por pagãos, tentando colocar os primeiros no esquecimento. Mas não parou por aí. Os mais populares e os mais perseverantes eram humilhados, torturados e, por fim, mortos.
No ano 363, a família de Bibiana foi executada na sua presença, porque não renunciou à fé cristã. Flaviano, seu pai, morreu com uma marca na testa que o identificava como escravo. Defrosa, sua mãe foi decapitada. Ela e a irmã Demétria, antes, foram levadas para a prisão.

A primeira a morrer foi Demétria, que perseverou na fé após severos suplícios na presença da irmã. Por último, foi o martírio de Bibiana, para a qual, conforme a antiga tradição, o governador local usou outra tática. Foi levada a um bordel de luxo para abandonar a religião ou ser prostituída. Mas os homens não conseguiam aproveitar-se de sua beleza, pois a um simples toque eram tomados por um surto de loucura. Bibiana, então, foi transferida para um asilo de loucos e lá ocorreu o inverso, os doentes eram curados.

Sem renegar Cristo, foi entregue aos carrascos para ser chicoteada até a morte e o corpo jogado aos cães selvagens. Outro prodígio aconteceu nesse instante, pois os cães não o tocaram. Ao contrário, mantiveram uma distância respeitosa do corpo da mártir. Os seus restos, então, foram recolhidos pelos demais cristãos e enterrados ao lado dos familiares, num túmulo construído no monte Esquilino, em Roma.Finalmente, a perseguição sangrenta acabou. A história do seu martírio ganhou uma devoção dos fieis. Santa Bibiana passou a ser incovada contra os males de cabeça e as doenças mentais e a epilepsia. Seu túmulo tornou-se meta de peregrinação e o seu bonito nome escolhido na hora do batismo. Também a conhecida variação, não menos bela, de Viviana se tornou popular na cristandade.A veneração era tão intensa que o papa Simplício mandou construir sob sua sepultura uma pequena igreja dedicada a ela, no ano 407. O culto ganhou um reforço maior ainda quando, por volta de 1625, foi erguida sob as ruínas da antiga igreja uma basílica. Nela, as relíquias de santa Bibiana se encontram guardadas debaixo do altar-mor.

Intróito/Salmos 24, 1-3.
Para ti a explosão da minha alma, ó meu Deus! Em ti a minha confiança: para que não me envergonhe e para que os meus inimigos não riam de mim, porque quem conta com a tua vinda não ficará desapontado. Salmos Ibidem, 4 Mostra-me o teu caminho, Senhor, e ensina-me a segui-lo.( Não se diz Gloria Patri no advento).

Coleta
Manifestai, Senhor, o vosso poder e vinde para que, pela vossa proteção, mereçamos ser livres dos perigos iminentes de nossos pecados e, com vosso auxílio, alcancemos a salvação. Vós que viveis e reinais.

No domingo não se faz nenhuma comemoração.
 
Epístola de São Paulo aos

Romanos 13, 11-14
11 Isso é tanto mais importante porque sabeis em que tempo vivemos. Já é hora de despertardes do sono. A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. 12 A noite vai adiantada, e o dia vem chegando. Despojemo-nos das obras das trevas e vistamo-nos das armas da luz. 13 Comportemo-nos honestamente, como em pleno dia: nada de orgias, nada de bebedeira; nada de desonestidades nem dissoluções; nada de contendas, nada de ciúmes. 14 Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e não façais caso da carne nem lhe satisfaçais aos apetites.  

Gradual/ Sl. 24, 3 e 4
Todos os que esperam em Vós, Senhor, não serão confundidos. V.Mostrai-me, Senhor, os vossos caminhos, e ensinai-me as vossas veredas.
 
Aleluia, aleluia/v. Sl. 84, 8.
V. Mostrai, Senhor, a vossa misericórdia, e concedei-nos a vossa salvação. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho segundo  

São Lucas 21, 25-33
25 Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas. 26 Os homens definharão de medo, na expectativa dos males que devem sobrevir a toda a terra. As próprias forças dos céus serão abaladas. 27 Então verão o Filho do Homem vir sobre uma nuvem com grande glória e majestade. 28 Quando começarem a acontecer estas coisas, reanimai-vos e levantai as vossas cabeças; porque se aproxima a vossa libertação. 29 Acrescentou ainda esta comparação: Olhai para a figueira e para as demais árvores. 30 Quando elas lançam os brotos, vós julgais que está perto o verão. 31 Assim também, quando virdes que vão sucedendo estas coisas, sabereis que está perto o Reino de Deus. 32 Em verdade vos declaro: não passará esta geração sem que tudo isto se cumpra. 33 Passarão o céu e a terra, mas as minhas palavras não passarão.

Ofertório/ Sl. 24,1 - 3
Para Ti, Senhor, levantei a minha alma: Meu Deus, em Ti confio, que eu me não sinta envergonhado nem riam de mim os meus inimigos. Pois todos os que esperam em Ti não serão confundidos.
 
Secreta
 Fazei, Senhor, que purificados pela poderosa virtude destes dons sagrados, alcancemos, mais puros, a fonte destes mesmos dons. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
 
Prefácio da Santíssima Trindade(Missal) na semana o prefacio é comum 
 
Comunhão.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Sl.84, 13. – O Senhor dará a sua benignidade e a  nossa terra dará o seu fruto.

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão. 
– Possamos nós, Senhor, receber a vossa misericórdia no vosso templo, para podermos preceder com as devidas homenagens as próximas solenidades da nossa redenção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

Pensamentos de Santa Teresinha

"Pensamentos de Santa Teresinha"
Mais informações sobre a venda do nosso livro 

Mês de Dezembro


 1. Durante os curtos instantes que nos restam, salvemos almas! Sinto que Jesus pede que saciem a sua sede, dando-lhe almas, almas sacerdotais, sobretudo... (Carta a Celina, 14 julho 1889)



2. Sim, oremos pelos sacerdotes, seja-lhes consagrada a nossa vida. (Carta a Celina, 1890)



3. Peço a Deus que todas as orações que se fazem para mim não sirvam para aliviar os meus sofrimentos, mas sim para alcançar a salvação dos pecadores. (Novíssima verba)



4. Ofereçamos nossos sofrimentos a Jesus para salvar as almas. Oh! Vivamos por elas, sejamos apóstolos! (Historia de uma alma, c. IX)



5. Os sacerdotes! Essas almas deveriam ser mais transparentes que o cristal; mas, ai! Sinto que há maus padres, como houve um Judas, sinto que há ministros do Senhor que não são o que deveriam ser. Oremos, pois, e soframos por eles... Compreendeis o brado do meu coração. (Carta a Celina, 1890)



6.Entrei no Carmelo para salvar as almas e orar pelos sacerdotes. (Historia de uma alma, c. VIII)



7. Quando estiverdes tentadas contra alguém, ainda mesmo que este sentimento chegue até á cólera, o meio de recobrar a paz é orar por essa pessoa, pedindo a Deus que a recompense de ser ocasião de vosso sofrimento. (Lembranças)



8. A Santíssima Virgem quis me adotar como sua filha no belo dia de minha Primeira Comunhão e no da minha recepção na Congregação das Filhas de Maria. E não posso duvidar que a graça insigne da minha vocação religiosa, germinou nesses dias felizes em meu coração. (Carta á Madre São Plácido, antiga diretora do Pensionato das Beneditinas de Lisieux. Santa. Teresa d’Enfant Jesus. Mgr. Laveille).



9. Viver para si mesmo, isso torna estéril a alma, devemos voar ás obras de caridade. (Conselhos e lembranças)



10. Oh! Quanto desejaria o oficio de enfermeira! Bem sei que exige muita abnegação, mas parece-me que o exercitaria com tanto amor! Estive enfermo e vós me visitastes. (Conselho e lembranças)



11. Não devo ser obsequiosa para que se diga que o sou, ou com a esperança de que em outra ocasião me prestem também serviços, pois Nosso Senhor disse: Si emprestardes aqueles de quem esperais receber alguma coisa, que premio será o vosso? Os pecadores também emprestam aos pecadores a fim de receber outro tanto. Quanto a vós, porem, empreste sem esperar retribuição e grande será a vossa recompensa.



12. Não devo me afastar das Irmãs que com a maior facilidade costumam pedir favores, pois o Divino Mestre disse: Não te desvies daquele que deseja que lhe emprestes.



13. Quando quero aumentar em meu coração o amor do próximo, ao passo que o demônio busca pôr-me diante dos olhos os defeitos desta ou daquela Irmã, procuro imediatamente descobrir-lhe as virtudes, os bons desejos, refletindo que, si a vi cair em falta uma vez, pode bem ser que tenha alcançado muitas vitorias, que por humildade oculta. Talvez até o que me parece falta, seja ato de virtude pela intenção que a moveu. (Historia de uma alma, c. IX)



14. Não me basta dar a quem me pede, devo ultrapassar os seus desejos, mostrar-me muito penhorada, honrada mesmo de prestar-lhe algum serviço, e, si me tomarem algum objeto de meu uso, devo aparentar felicidade por me ver desembaraçada dele. (Historia d uma alma, c.IX)



15.Ao que quer demandar-te em juízo e tomar a tua túnica, larga-lhe também a capa. – Largar a capa é renunciar aos últimos direitos e considerar-se como servo e escravo dos outros.(Historia de uma alma,c.IX)



16. Sobre tua imortal Igreja vela,
        Rogo-te, a cada instante, com fervor.
       E sou filha, imole-me por ela.
       Vivo de amor!  (Poesias – Viver de amor)



17. Meu céu oculto está nessa  Hóstia pequenina,
        Onde Jesus, meu Deus, se vela por amor.
        Nessa fornalha sempre acho a vida divina
        E noite e dia me ouve o meu doce Senhor.
      Oh! Que instante feliz quando com tua ternura
      Em ti vens transformar-me, ó meu Amado, enfim!
      Essa união de amor, essa inefável doçura
      Eis o céu para mim! (Poesias – “O céu para mim”)



18. A minha loucura é a esperança de voar até vós, ó Jesus, em vossas próprias asas, ó minha Águia adorada! (Historia de uma alma, c.IX)



19.Nutro sempre a mesma confiança verdadeira de me tornar uma grande santa... (Historia de uma alma, c.IV)



20. Em teu Coração, Jesus, eu me oculto.
        Não, não temerei; minha força és tu. (Poesias – Ao Sagrado Coração)



21. O’ meu padre, é verdade, sim, que não formei a minha coroa, mas Jesus a formará. (Palavras ao Superior do Mosteiro, nos últimos dias de vida).



22. Jesus nos quer dar gratuitamente o céu. (Carta á Irmã Maria do Sagrado Coração).



23. Foi a Deus que aprouve pôr em mim coisas que fazem bem á minha alma e que comunica ao próximo; o Espírito de Deus sopra onde quer... (Novíssima verba)



24. Sou a bolinha do Menino Jesus: si lhe apraz quebrar o seu brinquedo, pode fazê-lo, é livre; sim, não quero senão o que ele quer... (Carta á Madre Inez de Jesus)



25. O’ pequeno Menino Jesus! Meu único tesouro! Abandono-me aos teus divinos caprichos, não quero outra alegria senão a de te fazer sorrir... ( De uma oração ao Menino Jesus)



26. Os mais sublimes discursos dos maiores Santos seriam incapazes de fazer jorrar um só ato de amor, sem a graça divina, que move o coração: Jesus só é quem sabe vibrar a sua lira. ( Carta a Celina, 13 de agosto, 1895)



27.Apanhar um alfinete por amor de Deus pode converter uma alma. Só Jesus é quem pode dar valor ás nossas ações. (Carta a Leonia, janeiro de 1895)


28. No céu os meus protetores e os meus prediletos são aqueles que o furtaram como os Santos Inocentes e o bom ladrão. Os grandes Santos conquistaram-no pelas suas obras; eu, ah! Eu pretendo imitar os ladrões, quero adquiri-lo por fraude, uma fraude de amor que me abrirá as suas portas a mim e aos pecadores. O Espírito Santo a isto me anima, dizendo, nos Provérbios: ”O’ Pequenino! Vem, aprende de mim a astucia!” ( Conselhos e lembrança)  


29. “Quando em meu coração bem tenro a chama pura
            Do amor surgiu, tu logo a vieste reclamar,
            Só em ti, Jesus, minha alma achou fartura
            Pois até ao infinito eu precisava amar”. (Poesias: “Um lírio entre os espinhos”)


30. O Todo- poderoso deu-nos um ponto de apoio, que é Ele mesmo, Ele só. (Historia de uma alma, c.X)



31. Oh! Longe de me queixar a Jesus da cruz que nos envia, não posso compreender o amor infinito que o leva a tratar-nos assim... O ano acaba de decorrer foi ótimo, sim, foi precioso para o céu; praza a Jesus que a Ele se assemelhe o próximo. (Carta a Celina, dia 31 de dezembro de 1889).
         A vida passa... A eternidade se aproxima...
             ( Santa Teresinha) 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário