segunda-feira, 10 de novembro de 2025

10 de novembro dia Santo André Avelino

10/11 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos

Ele nasceu em Castronuovo em 1521 , por John Avellino e Appella Margaret. Ele foi batizado com o nome de Lancelot, o primeiro dos dois irmãos. Ele recebeu sua educação de seu tio Don Cesare Appella, que era reitor do país. Em 1532 ele se mudou para Senise , aldeia a poucos quilômetros de distância, onde estudou clássicos , matemática e música para quatro anos. Em 17 ago 1537 o Bispo de Anglona , Pietro Paolo Parisio o ordenou diácono . Durante quatro anos, ele ajudou seu tio sacerdote no trabalho de catequese na paróquia. Foi ordenado sacerdote entre 1545 e 1546 . No ano seguinte, ele se matriculou na " Universidade de Nápoles para um grau em utroque jure .
Em 1548 ele fez o conhecimento do jesuíta espanhol Diego Lainez pai, a presença de um retiro realizado pelo sacerdote causou uma profunda mudança na maneira de pensar de Lancelot que indicam como o momento de sua verdadeira conversão. A partir desse momento, ele decidiu continuar seus estudos jurídicos, mas para dar-se o grau, dominar e combater os movimentos instintivos de sua própria vontade; fazer progressos todos os dias no caminho da perfeição, dedicando-se totalmente a Deus, abraçando o estado religioso da família Teatina . Gaetano Thiene , fundou em 1533 uma comunidade de este reformador fim em Nápoles, na grande basílica de San Paolo Maggiore .
Após completar seus estudos, como acordado, ele renunciou a sua formatura projetos e aspirações de grandeza abandonando. Esperando para ser aceito entre os Teatinos, ele trabalhou no arcebispado de Nápoles como advogado. Durante este período, ele foi capaz de defender um padre no tribunal o caso foi vencido, mas apenas com o uso de mentiras. Este fato Lancellotto Ele marcou profundamente que ele decidiu deixar tudo o que poderia prejudicar o seu serviço a Deus, Ele retornou ao país e concedeu em favor de seu irmão, a parte de sua herança de direito. Logo, ele foi chamado para Nápoles pelo vigário geral Scipio Rebiba.
Em 1551 ele foi nomeado para reformar os costumes do mosteiro de St. Arcanjo em Baiano . Naquele tempo era costume nas famílias nobres para colocar suas filhas no convento que não tinha encontrado um casamento adequado. Este costume criado em mosteiros um estado de degradação e falta de coerência com a verdade a vida monástica . Don Lancelot se dedicou com todas as suas forças para a reforma desta comunidade com a introdução de uma gestão mais disciplinada e cuidadosa da vida de freiras. Isto causou-lhe ressentimento e críticas, que resultou em uma tentativa de assassinato.
Em 14 de agosto 1556 , entrou como postulante no San Paolo, em Nápoles Teatinos. Em 30 de novembro do mesmo ano, ele tomou o hábito de noviça, tendo o novo nome de André. Em 25 de janeiro 1558 tomou votos. No ano seguinte, ele foi recebido em Roma pelo Papa Paulo IV co-fundador com São Caetano de Thiene Ordem dos Clérigos Teatini Regular. Em 1560, foi nomeado mestre de noviços, cargo que ocupou por 10 anos. Ele foi muito apreciado como confessor .
Em 1567 Padre Don Andrea Avellino foi nomeado reitor do San Paolo Maggiore, em Nápoles. Papel que cobria várias vezes ao longo dos próximos dez anos. Visitante foi a província da Lombardia Teatinos entre 1573 e 1577 eo sino Província de 1590 a 1591 .
Suas regras para melhor realizar as suas actividades foram maiores:
Agir de acordo com as palavras de sabedoria, com firmeza e gentileza;
Imitar o Senhor que primeiro ensinou pelo exemplo e, em seguida, com a palavra;
Ter em mente a admoestação de São Bernardo para ver todos os Reitores, dissimular muito, pouco correta;
Avaliar a vontade dos membros, apreciar o seu trabalho e torná-lo conhecido, porque, como um exemplo e incentivo para os outros. 


Intróito/ Sal. 36, 30-31
A misericórdia do homem é exercida para com o próximo; mas a misericórdia de Deus se estende a toda carne. Aquele que tem misericórdia ensina e corrige, como um pastor faz com seu rebanho.
Sal. 1, 1.Bem-aventurado o homem que não andou no conselho dos ímpios, que não parou no caminho dos pecadores, e que não se assentou no púlpito da peste.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que, pelo heróico voto de fazer progressos diários na virtude, puseste no coração do vosso Confessor, Beato André, admiráveis ​​graus para vos subir; concede-nos, por seus méritos e por sua intercessão, participar desta mesma graça, para que, sempre tendendo ao mais perfeito, alcancemos alegremente a altura de tua glória.
E comemorou Ss. Tryphonis, Respicii e Nymphæ Virg., Mm.: E recordamos os Santos Trifão, Respice e Ninfa, Virgem, Mártires:
Oratio.Fac nos, quǽsumus, Dómine, sanctórum Mártyrum tuórum Tryphónis, Respícii et Nymphæ sempre festa sectári: quorum suffrágiis, protectiónis tuæ dona sentiámus. Por Dominum. Pedimos-te, Senhor, que honremos sempre a festa dos teus santos Mártires, Trifão, Respice e Ninfa, para que, favorecidos pelos seus sufrágios, possamos experimentar os benefícios da tua proteção.

Leitura da Epístola dos 

Ecl. 31, 8-11.
Bem-aventurado o homem que foi achado sem mancha, que não correu atrás do ouro, e que não pôs a sua esperança na prata e nos tesouros. Quem é ele ? E nós o louvaremos, porque ele fez coisas maravilhosas durante sua vida. Ele foi provado pelo ouro e considerado perfeito, ele terá glória eterna; ele podia violar a lei e não a violou; ele poderia ter feito o mal, e não o fez. Portanto, seus bens estão confirmados no Senhor, e toda a congregação dos santos publicará suas esmolas.

Gradual. Sal. 106, 8-9.Confiteántur Dómino misericórdiæ eius: et mirabília eius fíliis hóminum.Louvem ao Senhor por sua misericórdia e por suas maravilhas para com os filhos dos homens.
V/. Quia satiávit ánimam inánem: et ánimam esuriéntem satiavit bonis. V/. Pois ele satisfez a alma cansada, e encheu a alma faminta de coisas boas.
Aleluia, aleluia. V/. Prov. 31, 20. Manum suam apéruit ínopi: et palmas suas exténdit ad páuperem. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Ele abriu a mão para os necessitados e estendeu os braços para os pobres.


Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 12,35-40 
35.Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus.36.Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril,37.    porque a Deus nenhuma coisa é impossível.38.    Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.39.Naqueles dias, Maria se levantou e foi às pressas às montanhas, a uma cidade de Judá.40.Entrou em casa de Zacarias e saudou Isabel.

Ofertório/São João. 29, 14-16.
Revesti-me de justiça, e a equidade me serviu de manto e diadema. Fui olho de cego e pé de coxo; fui pai de pobre.

Secreta
Oferecemos-te, Senhor, estes dons da nossa piedade; Que eles sejam agradáveis ​​a você em honra de seus justos, e que eles sejam benéficos para nós, graças a sua misericórdia.

Comunhão/ São  Lucas. 6, 38.
Dai, e dar-se-vos-á: uma boa medida será derramada no vosso seio, espremida e sacudida, e transbordará.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)

 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)

Depois da comunhão.
Alimentados de comida e bebida celestiais, rogamos e suplicamos, ó nosso Deus, que nos conceda a ajuda das orações daquele em cuja festa as recebemos.
Pro Ss Martyribus Santos Mártires
Pós-comunhão.Præsta nobis, quǽsumus, Dómine: intercedéntibus sanctis Martýribus tuis Tryphóne, Respício e Nympha; ut, quod ore contíngimus, pura mente capiámus. Por Dominum. Concede-nos, por favor, Senhor, que por intercessão de teus santos mártires Tryphon, Respice e Ninfa guardemos em um coração puro, o que nossas bocas receberam.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

domingo, 9 de novembro de 2025

Vigésimo Segundo Domingo depois de Pentecoste

09/11 Domingo
Festa de Segunda Classe
Paramentos Verdes
http://www.unavoce.fr/wp-content/uploads/emission_radio_pent22_rendezacesar1.jpg

         

Intróito/Sal. 129, 3-4.
Se você pedir um relato rigoroso das iniqüidades, Senhor; Senhor, quem pode sustentar o seu julgamento? Mas você ama perdoar, ó Deus de Israel.
Ps. ibid., 1-2.Das profundezas da minha miséria clamei a ti, Senhor; Senhor, ouça minha voz.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, nosso refúgio e nossa força, escuta favoravelmente as súplicas piedosas de sua Igreja, você o próprio autor de toda piedade, e certifique-se de obter o que pedimos com fé.

Leitura da Epístola dos                 

São Paulo Apóstolos aos Filipenses 1,6-11
 Irmãos: Espero que aquele que começou em vós a boa ora a completará até ao dia de Jesus Cristo.  Como é justo que eu pense assim de todos vós, porque vos tenho no coração, vós todos que, quer nas minhas cadeias quer na defesa e confirmação do Evangelho, sois participantes da minha alegria. Porque Deus é testemunha de como vos amo a todos nas entranhas de Jesus Cristo. E o que eu lhe peço é que a vossa caridade cresça mais e mais em conhecimento e em todo o discernimento, para que possais distinguir o melhor, para que sejais sinceros e irrepreensíveis para o dia de Cristo, cheios de frutos de justiça por Jesus  Cristo, para glória e louvor de Deus.

Gradual. Sal. 132, 1-2. Ecce, quam bonum et quam iucúndum, habitáre fratres in unum!Como é bom, como é doce os irmãos viverem unidos.
V/.Sicut unguéntum in capite, quod descendit in barbam, barbam Aaron. Como o perfume derramado sobre a cabeça de Aarão, que desceu em sua barba e em seu rosto.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 113, 11.Qui ment Dóminum sperent in eo: adiútor et protector eórum est. Aleluia.Que os que temem ao Senhor ponham nele sua esperança, ele é seu amparo e protetor.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 22,15-21   
Naquele tempo: Retirando-se os fariseus, consultaram entre si como surpreenderiam Jesus no que dissesse. E enviaram-Lhe seus discípulos juntamente com os herodianos, os quais disseram: Mestre, nós sabemos que és verdadeiro, e que ensinas o caminho de Deus segundo a verdade, sem atender a ninguém, porque não fazes acepção de pessoas. Dize-nos, pois, o teu parecer: É lícito dar o tributo a César ou não? Porém Jesus, conhecendo a sua malícia, disse: Porque Me tentais, hipócritas? Mostrai-Me a moeda do tributo. E eles Lhe apresentaram um dinheiro. E Jesus disse-lhes: De quem é esta imagem e inscrição? Eles responderam: De César. Então disse-lhes: Dai pois a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.

Ofertório/Est. 14, 12 e 13.
Lembra-te de mim, Senhor, tu que dominas todo o poder terreno, e põe nos meus lábios uma linguagem cheia de justiça, para que as minhas palavras, ditas na presença daquele que é o princípio de todas as coisas, lhe sejam aceitáveis.

Secreta
Concede, ó Deus de misericórdia, que esta oblação salutar nos livre constantemente de nossas próprias faltas e nos proteja contra toda adversidade.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Sal. 16, 6.
Clamei a ti, ó Deus, porque me respondeste; incline seu ouvido para mim e ouça minhas palavras. (Quem não pode comungar em espécie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Recebemos, Senhor, os dons próprios destes santos mistérios, pedindo-te humildemente que faças o sacrifício que nos mandaste oferecer em memória de ti para servir de auxílio à nossa fraqueza.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário

09 de novembro dia de Dedicação da Basílica de São Latrão

 

  A tradição da Santa Igreja, o aniversário de sua dedicação, antes celebrado apenas em Roma, hoje é comemorado em todas as comunidades católicas do rito romano, para enaltecer o ministério petrino do Sumo Pontífice que, de sua Basílica Patriarcal, preside a toda a Igreja. Seu nome oficial é Arquibasílica do Santíssimo Salvador. Até a construção do Vaticano, o Santo Padre morava no Palácio Lateranense, anexo à Basílica de Latrão. Como catedral da Diocese de Roma, contém o trono papal (Cathedra Romana), o que a coloca acima de todas as igrejas do mundo, inclusive da Basílica de São Pedro. Tem o título honorífico de Mãe e Cabeça de todas as Igrejas de Roma e do mundo.
De acordo com a tradição, ele nasceu na cidade de Eucaita seu nome quer dizer dom de Deus. Ele foi agraciado com muitos talentos e tinha uma bela aparência, sendo conhecido por sua caridade e sua bravura. Teodoro foi nomeado comandante militar (stratelates) na cidade de Heracleia Pôntica durante o reinado do imperador romano Licínio (307-324 dC), quando iniciou-se uma feroz perseguição aos cristãos. Exposto como cristão o tribunal militar decidiu que ele era um excelente soldado que havia cometido um deslize e foi solicitado a ele que reconsiderasse e deixaram-no livre. Mas ele, logo em seguida ateou fogo em um templo pagão e foi de novo preso. Foi ordenado a renunciar a sua fé e como não o fizesse foi martirizado na roda, na prensa e finalmente tiraram parte de sua pele, e com não renunciasse a sua fé, foi queimado vivo. A testemunha foi seu servo, Varos, que também é venerado como santo. De manhã, os soldados imperiais o encontraram vivo e incólume. Não querendo se livrar da morte de mártir, Teodoro voluntariamente se entregou novamente às mãos de Licínio e foi decapitado por uma espada. Isto ocorreu em 8 de fevereiro de 319 dC, num sábado, na terceira hora do dia. Era militar e foi decapitado por ter confessado corajosamente a fé cristã. Seu túmulo, em Achaita, atual Turquia, foi grande foco de peregrinações.                                                            
Juntamente com São Jorge e São Demétrio constitui uma tríade de Santos militares orientais.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário 

sábado, 8 de novembro de 2025

Nossa Senhora no Sábado

08/11 Sábado 
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos
https://ocatolicismo.files.wordpress.com/2013/10/rainha-do-preciosissimo-sangue.jpg
Rainha do Preciosíssimo Sangue

Nos primeiro Sábado do Mês meditar 15 mistérios do Rosário com Nossa Senhora pediu em Fátima.

Intróito/ Sedulius.
Salve, ó Santa Mãe; mãe que deu à luz o Rei que governa o céu e a terra para todo o sempre. Aleluia, aleluia.
Sal. 44, 2.Do meu coração brotou uma palavra excelente, que consagro minhas obras ao meu Rei.
V/. Glória Patri.

Et in Sabbato dicitur Glória, in excélsis.No sábado, dizemos a Glória, em excélsis.

Coleta
Senhor nosso Deus, por favor, conceda-nos seus servos para desfrutar de saúde perpétua da alma e do corpo; e graças à gloriosa intercessão da Bem-Aventurada sempre Virgem Maria, para ser liberta da tristeza do tempo presente, para depois saborear as alegrias eternas.

Leitura da Epístola do 

Eclesiástico 24,14-16
14 Desde o início, antes de todos os séculos, ele me criou, e não deixarei de existir até o fim dos séculos; e exerci as minhas funções diante dele na casa santa. 15 Assim fui firmada em Sião; repousei na cidade santa, e em Jerusalém está a sede do meu poder. 16 Lancei raízes no meio de um povo glorioso, cuja herança está na partilha de meu Deus; e fixei minha morada na assembléia dos santos.

Virga Gradual.GradualBenedícta et venerábilis es, Virgo María: qua sine tactu pudóris invénia es Mater Salvatóris. Senhora é abençoada e digna de veneração, Virgem Maria, que foi mãe do Salvador, sem que sua pureza tenha sofrido nenhum ataque.V/. Virgo, Dei Genetrix, quem totus non capit orbis, in tua se clausit víscera factus homo.V/. Virgem, Mãe de Deus, Aquele que o universo inteiro não pode conter, encerre-se em seu seio fazendo-se homem.
Aleluia, aleluia. V/. Pós-parto, Virgem, invioláta permansisti: Dei Genetrix, intercede pro nobis. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Depois de dar à luz, você permaneceu uma Virgem inviolável: Mãe de Deus, intercede por nós. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 11,27-28
27 Enquanto ele assim falava, uma mulher levantou a voz do meio do povo e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe, e os peitos que te amamentaram! 28 Mas Jesus replicou: Antes bem-aventurados aqueles que ouvem a palavra de Deus e a observam! 

Ofertório/São Lucas. 1, 28 e 42.
Ave Maria, cheia de graça: o Senhor é convosco: bendita sois entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre.

Secreta
Por ser favorável a nós, Senhor, e graças à intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria, que esta oblação nos traga felicidade e paz para a eternidade e para a nossa vida presente.

Prefatio de B. Maria Virg. E você em Veneração. Prefácio da Bem-Aventurada Virgem Maria E nesta Veneração.

Comunhão/
Bem-aventurado o ventre da Virgem Maria, que deu à luz o Filho do Pai Eterno.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)

Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
  
Depois da comunhão.
Acabamos de receber, Senhor, auxílio poderoso para nossa salvação; dignai-nos fazer, nós vos suplicamos, que estejamos em todos os lugares cobertos com a proteção da bem-aventurada sempre Virgem Maria, em cuja honra oferecemos este sacrifício a Vossa Majestade.



REZEM TODOS OS DIAS O SANTO ROSÁRIO 
pelo Triunfo da Verdade Católica sobre o erros modernistas.
 PARA O TRIUNFO DO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA.
Pela Consagração da Rússia Imaculado Coração de Maria.

08 de novembro dia de Santos Quatro Coroados, Mártires

   
O título cardinalício de Santos Quatro Coroados foi criado em 600 pelo Papa Gregório I, de acordo com o Anuário Pontifício. Aparece com o nome de Aemilianae em sínodos realizados em 499 e em 595. Os santos “Quatro Incoronato”. mártires coroados são: Castório, Cláudio, Nicóstrato e Sinfrônio; foram torturados e martirizados na Pannonia (hoje Hungria). Eram escultores em Sirmium (antiga Iugoslávia), e se recusaram a esculpir uma estátua pagã para o Imperador Diocleciano (243-305). Na Colina de Caelian, em Roma, existe uma igreja dedicada aos "Sancti Quatuor Coronati”, provavelmente construída no século sexto. Teriam sido grandes escultores em pedra e trabalhavam juntos. Seu trabalho exibia um perfeito equilíbrio entre a pedra e o espaço, e o Imperador Diocleciano havia adquirido um certo número de trabalhos deles, aos quais admirava. Outros escultores, menos talentosos, com inveja, persuadiram Diocleciano a ordenar uma escultura de Aesculapius (Esculápio), deus da medicina e da cura, sabendo que eles, sendo cristãos, iriam recusar. Realmente, os escultores educadamente recusaram-se a esculpir a referida estátua. Foi-lhes, então, ordenado que oferecessem sacrifícios ao deus Sol, o que lhes era ainda menos aceitável. Quando um oficial de Diocleciano, chamado Lampadius, que estava tentando convencer os escultores a oferecer os sacrifícios, morreu repentinamente, seus parentes culparam os quatro pela morte. Para aplacá-los Diocleciano ordenou que os escultores fossem amarrados vivos dentro de caixas de chumbo e jogados no rio, tendo-lhes, ainda, sido pregadas no crânio uma coroa de pregos, daí o título “mártires coroados”.Os corpos foram enterrados a três quilômetros de Roma. Mais tarde, o Papa Gregório, o Grande (Magno), um estudioso dos mártires, mencionou pela primeira vez na Igreja os "quatro mártires coroados", e o Papa Leão IV, em 841, trasladou suas relíquias para a 

Viva Cristo Rei e e Maria Rainha.

Rezem todos os dias o Santo Rosário


sexta-feira, 7 de novembro de 2025

07 de novembro dia de São Vilibrordo, Confessor Bispo de Utrecht na Frísia

07/11 Sexta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes

  Dentre os grandes missionários da Igreja hoje destacamos São Vilibrordo, que foi um grande apóstolo do norte da Europa que, no Século VIII, evangelizou tribos bárbaras. São Vilibrordo, chamado o “Apóstolo dos frisões”, foi o primeiro bispo de Utrecht, sede primaz da Holanda. Ele nasceu na Inglaterra de uma família cristã. São Vilibrordo nasceu na Inglaterra numa família cristã, na qual os pais fizeram o suficiente para que o filho encontrasse seu lugar na Igreja, sendo assim, Vilibrordo desde os 5 anos foi entregue num mosteiro de York, onde foi educado e aí decidiu seguir a vida monástica. Depois foi para a Irlanda onde ficou por nove anos se ordenando sacerdote. No ano de 690 foi enviado como missionário junto com outros colegas para evangelização dos frisões que eram bárbaros que viviam na Holanda e Dinamarca. Aí viviam populações muito hostis ao Evangelho pois eram todas de origem pagã. Vilibrordo, após essa experiência, foi para Roma para receber apoio do Papa Sérgio I, que muito o animou. Voltou mais tarde a Roma para relatar seus sucessos, suas dificuldades e seus planos futuros e daí o Papa o sagrou bispo. Continuando seu árduo trabalho, Vilibrordo construiu uma catedral dedicando-a ao Santíssimo Redentor e seguiu com seu apostolado nas regiões da Frísia, Dinamarca e Turíngia.Com a morte do rei Franco Pepino, seu protetor, o duque de Ratbodo conquistou parte da Frísia obrigando Vilibrordo a se afastar daquela região, onde voltou só após a morte do referido duque. Aí completou a evangelização dos povos do norte da Europa, ajudado pelo futuro apóstolo da Alemanha, São Bonifácio.Alquebrado pelas fadigas apostólicas e vendo aproximar-se o fim de sua longa existência, Vilibrordo retirou-se ao mosteiro de Echternach sobre o rio Reno, onde veio a falecer em 7 de Novembro de 739, com oitenta anos de idade, cinqüenta dos quais consagrados à evangelização. 

Intróito/ Esth. 13, 9 e 10-11.
Todas as coisas estão sujeitas à sua vontade, Senhor, e ninguém pode resistir a ela, pois você criou tudo, céu e terra, e todas as coisas que estão incluídas no curso do céu; você é o Senhor do universo.
Sal. 118, 1. Bem-aventurados aqueles que são limpos em seus caminhos, que caminham na lei do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Imploramos a Ti, Senhor, que mantenha sua família com a ajuda contínua de sua bondade, que, por sua proteção, eles possam ser libertados de todas as adversidades e serem fervorosos na prática de boas obras, para a glória de seu nome.

Leitura da Epístola dos
                              
Efésios 6,10-17
10.Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. 11.Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. 12.Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. 13.Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. 14.Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, 15.e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. 16.Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17.Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.

Gradual.Ps.89:1-2. Dómine,refúgium factus es nobis, a generatióne et progénie.Senhor, você fez nosso refúgio de geração em geração.
V/. Priúsquam montes fíerent aut formarétur terra et orbis: a sǽculo et usque in sǽculum tu es, Deus. Antes de as montanhas serem criadas, antes da terra ser formada e sua esfera, no início dos séculos e em todos os séculos, você é Deus.
Allelúia, allelúia. V/. Ps. 113, 1. Aleluia, aleluia.
Em éxitu Israël de Ægýpto, domus Iacob de pópulo bárbaro. O Allelúia. Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó do meio de um povo bárbaro. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 18,23-35                  
23.Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.     24.Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25.Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. 26.Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo! 27.Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. 28.Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves! 29.O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei! 30.Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pagado sua dívida. 31.Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. 32.Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. 33.Não devias também tu te compadecer de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? 34.E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. 35.Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração.

Ofertório/São João. 136, 1.
Havia na terra de Hus um homem chamado Jó, simples, ereto, e temente a Deus. Satanás pediu para tentá-lo, e o poder foi dado a ele pelo Senhor sobre suas posses e sobre seu corpo. Ele fez com que ela perdesse todos os seus bens e filhos; Ele também atacou sua carne com uma úlcera dolorosa.

Secreta
Receba favoravelmente, Senhor, esses anfitriões por meio dos quais você desejou, em sua poderosa bondade, que sua justiça seja apaziguada e que a salvação seja restaurada para nós.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum.

Comunhão/ Ps. 118, 81, 84 e 86.
Minha alma estava esperando por sua salvação, eu esperava em sua palavra; quando julgará aqueles que me perseguem? Homens injustos me perseguiram; ajude-me, Senhor, meu Deus. (Quem não pode comungar em espécie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Tendo recebido o alimento da imortalidade, imploramos a você, Senhor, para nos fazer manter em um coração puro o que nossa boca recebeu.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

06 de novembro dia São Leonardo, Confessor

06/11 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes
  
 São Leonardo de Noblac (ou de Noblat), nascido no século V, ao tempo do reinado do imperador Anastácio I, na região da Gália, situada ao norte de Loire, foi um nobre, filho de nobres da Corte de França, nasceu no ano 491, quando o imperador era Anastácio. Segundo narrativas, o rei Clodoveu era seu padrinho de batismo. Na juventude, Leonardo não quis seguir a carreira das armas, por isso o seu padrinho quis consagrá-lo seu bispo. Leonardo não aceitou, preferiu ficar ao lado de são Remígio, então bispo de Reims. Mas pediu um privilégio, só destinado aos bispos: poder libertar os prisioneiros que viesse encontrar encarcerados, no que foi prontamente atendido franco, afilhado do Rei Clóvis, convertido ao Cristianismo, juntamente com o rei, no Natal de 496.Por ser descendente da antiga linhagem dos reis francos estava destinado a ocupar um alto posto junto dos nobres guerreiros, mas recusou-o e consagrou a sua vida ao serviço de Deus. São Remígio deu-lhe a tonsura eclesiástica e foi ordenado diácono pelo bispo de Orleans, Já sacerdote, foi enviado a Berry, onde converteu muitos pagãos.Sob proposta de São Maximino foi-lhe oferecida pelo rei a dignidade episcopal, mas Leonardo recusou e pediu-lhe que lhe concedesse autorização para visitar os presos do reino e libertar quantos quisesse. Mercê que lhe foi concedida. Depois de converter e libertar os presos do norte tomou o caminho do sul. Mais tarde, buscou o isolamento para meditar e viver sua fé na oração. Encontrou o lugar certo para isso num bosque afastado, perto de Limonges. Lá, havia apenas uma casa tosca e simples, que lhe servia de morada. O seu ermo virou ponto de visitação de mais e mais pessoas que buscavam seus conselhos, orações e consolo. Certo dia, sua solidão foi interrompida de um modo especial. A chegada do rei Clodoveu, que praticava uma caçada, acompanhado da rainha Clotilde, então grávida, e que nessa ocasião foi surpreendida pelas dores do parto. O rei, aflito, buscou os cuidados de Leonardo, que eliminou as dores com suas orações e conduziu o nascimento de um lindo menino horas depois. Como recompensa foram-lhe dados terrenos na Floresta de Pauvan, onde foi construída uma capela, dedicada a Nossa Senhora, e mais tarde , aos poucos, tornou-se uma intensa e fervorosa comunidade religiosa, culminando com a construção do Mosteiro de Noblac. Diz a tradição que o monge Leonardo só deixava o mosteiro quando alguma missão o exigia, especialmente quando se tratava de resgatar e converter os pagãos encarcerados. E ainda, ele teria sido visto libertando nobres franceses que estavam prisioneiros dos turcos muçulmanos invasores. O prodígio teria ocorrido por volta do ano 1000, muitos séculos depois de sua morte, em 6 de novembro de 545.                                                 Curiosamente, a cidade que se foi gradualmente formando ao seu redor herdou também o seu nome, Saint-Léonard-de-Noblat na Haute-Vienne, e é actualmente , atravessada também por um dos muitos caminhos de Santiago. O único templo dedicado a este santo, em Portugal, encontra-se em Atouguia da Baleia. No local, que ele chamou de "Nobiliacum", para lembrar o gesto nobilíssimo do seu padrinho,onde ergueu um altar a Nossa Senhora, O culto de são Leonardo de Noblac, uma das devoções mais antigas dos fiéis franceses, propagou-se em todo o mundo cristão e foi reconhecido pela Igreja. A festa ocorre no dia 6 de novembro, considerado o dia de sua morte.
 Intróito/ Esth. 13, 9 e 10-11.
Todas as coisas estão sujeitas à sua vontade, Senhor, e ninguém pode resistir a ela, pois você criou tudo, céu e terra, e todas as coisas que estão incluídas no curso do céu; você é o Senhor do universo.
Sal. 118, 1. Bem-aventurados aqueles que são limpos em seus caminhos, que caminham na lei do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Imploramos a Ti, Senhor, que mantenha sua família com a ajuda contínua de sua bondade, que, por sua proteção, eles possam ser libertados de todas as adversidades e serem fervorosos na prática de boas obras, para a glória de seu nome.

Leitura da Epístola dos
                              
Efésios 6,10-17
10.Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. 11.Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. 12.Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. 13.Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. 14.Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, 15.e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. 16.Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17.Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.

Gradual.Ps.89:1-2. Dómine,refúgium factus es nobis, a generatióne et progénie.Senhor, você fez nosso refúgio de geração em geração.
V/. Priúsquam montes fíerent aut formarétur terra et orbis: a sǽculo et usque in sǽculum tu es, Deus. Antes de as montanhas serem criadas, antes da terra ser formada e sua esfera, no início dos séculos e em todos os séculos, você é Deus.
Allelúia, allelúia. V/. Ps. 113, 1. Aleluia, aleluia.
Em éxitu Israël de Ægýpto, domus Iacob de pópulo bárbaro. O Allelúia. Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó do meio de um povo bárbaro. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 18,23-35                  
23.Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.     24.Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25.Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. 26.Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo! 27.Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. 28.Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves! 29.O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei! 30.Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pagado sua dívida. 31.Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. 32.Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. 33.Não devias também tu te compadecer de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? 34.E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. 35.Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração.

Ofertório/São João. 136, 1.
Havia na terra de Hus um homem chamado Jó, simples, ereto, e temente a Deus. Satanás pediu para tentá-lo, e o poder foi dado a ele pelo Senhor sobre suas posses e sobre seu corpo. Ele fez com que ela perdesse todos os seus bens e filhos; Ele também atacou sua carne com uma úlcera dolorosa.

Secreta
Receba favoravelmente, Senhor, esses anfitriões por meio dos quais você desejou, em sua poderosa bondade, que sua justiça seja apaziguada e que a salvação seja restaurada para nós.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum.

Comunhão/ Ps. 118, 81, 84 e 86.
Minha alma estava esperando por sua salvação, eu esperava em sua palavra; quando julgará aqueles que me perseguem? Homens injustos me perseguiram; ajude-me, Senhor, meu Deus. (Quem não pode comungar em espécie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
 Oh! Não me é dado receber a santa Comunhão tantas vezes, quantas desejo. Mas, Senhor, não sois Todo-Poderoso?... Ficai em mim, como no Tabernáculo, não vos afasteis jamais de vossa pequenina hóstia…(Santa Terezinha do Menino Jesus)
 
Depois da comunhão.
Tendo recebido o alimento da imortalidade, imploramos a você, Senhor, para nos fazer manter em um coração puro o que nossa boca recebeu.



Viva Cristo Rei e Maria Rainha. 
Rezem todos os dias o Santo Rosário