terça-feira, 16 de janeiro de 2024

16 de janeiro dia de São Marcelo I, Papa e Mártir.

16/01 Terça-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
  O Papa Marcelo I (em latim: Marcellus) foi o trigésimo papa da Igreja, exercendo sua função de maio de 308 a 309, sucedendo o Papa Marcelino, após uma considerável lacuna de tempo.
 Papa São Marcelo, romano de origem, foi eleito quando Maxêncio, consolidando-se, entreteve maiores e melhores relações com Constantino. Reorganizaram-se, então, os centros de reunião para o culto, mas, surgindo perturbações, Maxêncio não titubeou em exilar o sumo Pontífice, já que o acusavam veemente.No tempo de Diocleciano, a perseguição vinha se arrefecendo. A Igreja romana, porém, vivia num estado de tribulação. Os lugares de reunião dos fiéis haviam sido confiscados, bem como os cemitérios, de modo que a desorganização imperava.
  Conta-se de Papa São Marcelo que, tendo uma rica senhora dado sua vasta casa à comunidade cristã, para que o Papa a transformasse numa igreja, ali se reuniam frequentemente os fiéis. Ora, o imperador, dado o grande movimento que no templo se registrava, excitado por conselheiros, ordenou que a igreja se transmudasse em estrebaria dos cavalos imperiais e Marcelo em palafreneiro. 
A morte do Papa Marcelo, no exílio, ocorreu em 309, sendo imediatamente venerado como santo. 
 Enterrado na catacumba de Santa Priscila, foi o corpo, mais tarde, transladado para a igreja que lhe tomou o nome: São Marcelo, em Roma.Seus restos mortais estão sob o altar da Igreja de San Marcello al Corso, em Roma, sendo substituído pelo Papa Eusébio.

Intróito/Ecli. 45, 30.

O Senhor fez com ele uma aliança de paz e o estabeleceu como príncipe, para que a dignidade sacerdotal lhe pertencesse sempre.Salmos 131, 1.Lembra-te, Senhor, de David e de toda a sua doçura. /Gloria Patri.

Coleta

Rogamos-te, Senhor, concede-nos a tua clemência as orações do teu povo, para que sejamos ajudados pelos méritos do Beato Marcel, teu Mártir e Pontífice, cuja paixão é para nós motivo de alegria.


Leitura da Epístola

 I São Pedro 5,1-4, 10-11
1 Eis a exortação que dirijo aos anciãos que estão entre vós; porque sou ancião como eles, fui testemunha dos sofrimentos de Cristo e serei participante com eles daquela glória que se há de manifestar. 2 Velai sobre o rebanho de Deus, que vos é confiado. Tende cuidado dele, não constrangidos, mas espontaneamente; não por amor de interesse sórdido, mas com dedicação; 3 não como dominadores absolutos sobre as comunidades que vos são confiadas, mas como modelos do vosso rebanho. 4 E, quando aparecer o supremo Pastor, recebereis a coroa imperecível de glória.10 O Deus de toda graça, que vos chamou em Cristo à sua eterna glória, depois que tiverdes padecido um pouco, vos aperfeiçoará, vos tornará inabaláveis, vos fortificará. 11 A ele o poder na eternidade! Amém.

Gradual. Salmos 88, 21-23.Inveni David servum meum, óleo sancto meo unxi eum: manus enim mea auxiliábitur ei, et bráchium meum confortábit eum. Encontrei meu servo Davi, ungi-o com meu santo óleo; porque a minha mão o ajudará e o meu braço o fortalecerá.
V/. Nihil profíciet inimícus in eo, et filius iniquitátis non nocébit ei. V/. O inimigo nunca terá vantagem sobre ele e o filho da iniqüidade não poderá prejudicá-lo.
Aleluia, aleluia. V/. Sl 109, 4. sacérdos in ætérnum, secúndum órdinem Melchísedech. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Aleluia.


Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 16, 13-19
13 Chegando ao território de Cesaréia de Filipe, Jesus perguntou a seus discípulos: No dizer do povo, quem é o Filho do Homem? 14 Responderam: Uns dizem que é João Batista; outros, Elias; outros, Jeremias ou um dos profetas. 15 Disse-lhes Jesus: E vós quem dizeis que eu sou? 16 Simão Pedro respondeu: Tu és o Cristo, o Filho de Deus vivo! 17 Jesus então lhe disse: Feliz és, Simão, filho de Jonas, porque não foi a carne nem o sangue que te revelou isto, mas meu Pai que está nos céus. 18 E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. 19 Eu te darei as chaves do Reino dos céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.

Ofertório/Salmos 88, 25.

Minha verdade e minha misericórdia estarão com ele e através do meu nome seu poder surgirá.

Secreta

Aceita, Senhor, as oferendas que te apresentamos com respeito; e graças aos méritos de seu mártir e pontífice Beato Marcell, que intercede por nós, permita que esses dons se tornem uma ajuda útil para nossa salvação.


Comunhão/ São Matheus. 25, 20 e 21.

Senhor, deste-me cinco talentos; aqui ganhei mais cinco. Muito bem, servo bom e fiel; porque sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entre na alegria de seu mestre.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)

Depois da comunhão.

Tu, Senhor, alimentaste a tua família com dons sagrados; revive-nos sempre graças à intervenção do santo cuja festa celebramos.


 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.