sábado, 6 de janeiro de 2024

Epifania de Nosso Senhor Jesus Cristo

06/01 Sábado
Festa de Primeira Classe
Paramentos Brancos 


   A Epifania do Senhor (do grego: Ἐπιφάνεια, : "a aparição; um fenômeno miraculoso") é uma festa religiosa cristã que celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal.
     A Epifania representa a manifestação de Nosso Senhor Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo. 
    Jesus se manifesta e revela aos reis magos, vindo do Oriente para vê-Lo e adorá-Lo, oferecendo-Lhe ouro, incenso e mirra. Jesus quer ser conhecido e amado por todos os habitantes da terra. 
     Ainda não se fechou o ciclo no Natal significa nascimento, do latim: Natalis, no sentido de "ser posto no mundo". Nascia Jesus, Filho de Deus que repousou tranquilo em uma manjedoura, enquanto os governantes da Judeia procuravam matá-lo. Os antigos profetas, falavam que um Rei nasceria naquele época. Ele salvaria o povo do pecado.  Alcança novo ponto culminante na liturgia do dia 06 de janeiro.
    A tradição dos primeiros séculos, seguindo a verdade da fé, evidenciou que eram três os reis magos: Melquior, Gaspar e Baltazar devemos aos magos a tradição de dar presentes no Natal. No ritual da antiguidade depois de adorar o Messias, entregaram os presentes: o ouro era o presente para um rei, o líbano (incenso) para um religioso representando a espiritualidade e a mirra para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).  Melquior ofereceu ouro; Baltasar, incenso e Gaspar, mirra. Estes presentes confirmam o caráter de Jesus (rei, sacerdote e profeta) como símbolo do reconhecimento que aquela criança pobre que acabara de nascer haveria de se tornar o salvador do mundo.



Catedral de Colônia
Relíquia e ouro contendo ossos e roupas pertenceram aos três reis magos. A fé na autenticidade dessa relíquia é o que motivou a construção da Catedral de Colômbo.







O ouro (do latim aurum, "brilhante") é usado como símbolo de pureza, valor, realeza.Um símbolo que representava a perfeição divina e dignidade real, portanto no evangelho nos fala da divina Pessoa de Jesus, o Rei dos judeus.

Cristais de ouro feitos por reação química de transporte em gás cloro, de pureza >99,9





Arvore de incenso na Africa.
Incenso (do latim: Incendere, "queimar"). A idéia é que suba a Deus um aroma agradável de louvor. O uso do incenso é um símbolo de oração. Apocalipse,cap. 8 verso 3 e 4, está escrito E veio outro anjo, e por-se junto ao altar. Tendo o incesário de ouro E foi lhe dado muito incenso Para pôr com as orações de todos os santos Sobre o altar de ouro,que está diante do trono E o sumo do incenso subiu, com as orações dos santos
Desde a mão do anjo, até diante de Deus.

MIRRA OFFICINALIS var. molmol A mirra
Morte preciosa de Cristo e sua ressurreição, usada principalmente em sepultamento (Fez parte das especiarias que puseram no corpo de Jesus no sepulcro – João 19.39).
Jesus na Cruz rejeitou vinho com MIRRA, oferecido para aliviar as dores – Marcos 15.23. A raiz hebraica da palavra MIRRA significa Fluir.Erva amarga e nos fala dos sofrimentos e amarguras que Jesus iria sofrer. Em Isaías 60:6 a profecia da morte de Cruz.
Mirra é uma árvore espinhosa, de folhas caducas, que pode atingir 5 metros de altura, com flores vermelho-amarelo, e frutos pontiagudos. É nativa do nordeste da África (Somália e partes orientais da Etiópia) encontra-se também no Médio Oriente, Índia e Tailândia. Cresce em matas e prefere solos bem drenados e muita exposição ao sol.
Mirra em resinaPropaga-se por sementes, na Primavera, ou por estacas ao fim do estágio de crescimento. É também o nome dado à resina colhida de fissuras abertas na casca da árvore de nome botânico Commiphora molmol, que depois de seca se transforma em grânulos de coloração amarela-avermelhada. A palavra mirra origina-se do hebraico maror ou murr, que significa "amargo".


Intróito/Mala 3, 1; 1 Par. 29, 12. Sl.1,1.
Aí vem o Senhor Soberano; o poder está em suas mãos, o poder e o império.PS.Ó Deus, dê ao rei seu julgamento e ao filho do rei sua justiça.
V /Gloria Patri.

Coleta
Ó Deus, que neste dia revelou aos pagãos o teu Filho unigénito com o aparecimento de uma estrela: faze com que na tua misericórdia, conhecendo-te já pela fé, sejamos levados a contemplar-te no resplendor da tua majestade.

Leitura da Epístola


Isaías 60,1-6
1 Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. 2 Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, e sua glória te ilumina. 3 As nações se encaminharão à tua luz, e os reis, ao brilho de tua aurora. 4 Levanta os olhos e olha à tua volta: todos se reúnem para vir a ti; teus filhos chegam de longe, e tuas filhas são transportadas à garupa. 5 Essa visão tornar-te-á radiante; teu coração palpitará e se dilatará, porque para ti afluirão as riquezas do mar, e a ti virão os tesouros das nações. 6 Serás invadida por uma multidão de camelos, pelos dromedários de Madiã e de Efá; virão todos de Sabá, trazendo ouro e incenso, e publicando os louvores do Senhor.

Gradual/ Sl. Ibid., 6 e 1.
Todos de Sabá virão, trarão ouro e olíbano e proclamarão os louvores do Senhor.
V /.O Senhor deu a conhecer a sua obra de salvação: manifestou a sua justiça perante todos os povos.

Aleluia, aleluia/ Math. 2, 2
 V /. Levante-se e brilhe, Jerusalém! Pois a glória do Senhor está nascendo sobre você. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 2, 1-12
1 Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do oriente a Jerusalém. 2 Perguntaram eles: Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no oriente e viemos adorá-lo. 3 A esta notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele. 4 Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo. 5 Disseram-lhe: Em Belém, na Judéia, porque assim foi escrito pelo profeta: 6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo(Miq 5,2). 7 Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido. 8 E, enviando-os a Belém, disse: Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo. 9 Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que e estrela, que tinham visto no oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou. 10 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria. 11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra. 12 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

Ofertório/ Sl. 71,10-11
Os reis de Tharsis e das ilhas darão presentes a ele, os reis da Arábia e Sabá trarão presentes e todos os reis da terra o adorarão, todas as nações o servirão.

Secreta
Olha benevolente, rogamos-te, Senhor, os dons da tua Igreja, que já não te oferece ouro, nem olíbano, nem mirra, mas sim Aquele que estas ofertas representavam, que foi morto e que se fez nosso alimento, Jesus Cristo seu Filho, Nosso Senhor.

Prefácio à Epifania
 
Comunhão/ Matheus. 2, 2.
Vimos sua estrela no leste e viemos com presentes para adorar ao Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Faze, nós te imploramos, ó Deus Todo-Poderoso, que celebrando este mistério em um ofício solene, obtenhamos a compreensão dele e colhamos os frutos dele em uma alma purificada.

 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.