domingo, 9 de janeiro de 2022

Sagrada Família de Jesus, Maria e José

09/01 Domingo Depois da Epifania
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos



A Sagrada Família é o termo usado para designar a família de Jesus de Nazaré, composta segundo a Bíblia por José, Maria e Jesus. A sua festa foi estabelecida para toda Santa Igreja por Bento XV, a festa da Sagrada Família, instituída por Leão XIII, 1893 foi prescrita para o domingo na oitava da epifania. A festa tem importância muito atual por ser a família cristã ameaçada de ruiva pelo bolchevismo.

É um religioso canadense François de Laval , que é a origem do culto da Sagrada Família. Em 1660 , o mosteiro de São José Bessillon relatou os milagres de São José e de Santa Maria e da paróquia de Sainte-Famille no Ile d'Orleans foi fundada em 1661. 
  Em 1665 , François de Laval fundou a Confraria da Sagrada Família , uma irmandade que ainda existe em algumas paróquias do Canadá. Este culto é então derramado na Igreja Católica no século XIX , com o apoio do Papa Leão XIII .No calendário litúrgico Tridentino , a Sagrada Família é celebrada no primeiro domingo depois da Epifania , no final da época de Natal.

Sagrada Familia abençoai e fortalecei as familias nas virtudes cristãs.

Intróito/Prov. 23, 24 e 25. Sl. 83, 2-3.

O pai dos justos treme de alegria; que teu pai e tua mãe se alegrem, e que se regozije aquela que te deu à luz.PS.Quão amável é a tua habitação, Senhor dos exércitos; minha alma suspira e anseia pelas cortes do Senhor.V /Gloria Patri.

Coleta

Senhor Jesus Cristo, que estando sujeito a Maria e a José, consagrada vida doméstica por inefáveis ​​virtudes, deixe-nos, graças à ajuda de ambos, sermos instruídos pelos exemplos de sua sagrada família, e que possamos estar em sua companhia por toda a eternidade.


Leitura da Epístola

Colossenses 3, 12-17

12 Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada misericórdia, de bondade, humildade, doçura, paciência. 13 Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. 14 Mas, acima de tudo, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição. 15 Triunfe em vossos corações a paz de Cristo, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sede agradecidos. 16 A palavra de Cristo permaneça entre vós em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a sabedoria vos possais instruir e exortar mutuamente. Sob a inspiração da graça cantai a Deus de todo o coração salmos, hinos e cânticos espirituais. 17 Tudo quanto fizerdes, por palavra ou por obra, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

Gradual/ Sl. 26, 4.Ps. 83, 5. 

Há uma coisa que pedi ao Senhor e só a buscarei: habitar na casa do Senhor todos os dias de minha vida.

V /.Bem-aventurados os que habitam em tua casa, Senhor, eles te louvarão para todo o sempre.

 

Aleluia, aleluia/Isai. 45, 15.

 V /. Você é realmente um rei oculto, o Deus de Israel, o Salvador. Aleluia.


Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 2,42-52
42 Tendo ele atingido doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume da festa. 43 Acabados os dias da festa, quando voltavam, ficou o menino Jesus em Jerusalém, sem que os seus pais o percebessem. 44 Pensando que ele estivesse com os seus companheiros de comitiva, andaram caminho de um dia e o buscaram entre os parentes e conhecidos. 45 Mas não o encontrando, voltaram a Jerusalém, à procura dele. 46 Três dias depois o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os. 47 Todos os que o ouviam estavam maravilhados da sabedoria de suas respostas. 48 Quando eles o viram, ficaram admirados. E sua mãe disse-lhe: Meu filho, que nos fizeste?! Eis que teu pai e eu andávamos à tua procura, cheios de aflição. 49 Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que devo ocupar-me das coisas de meu Pai? 50 Eles, porém, não compreenderam o que ele lhes dissera. 51 Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração. 52 E Jesus crescia em estatura, em sabedoria e graça, diante de Deus e dos homens.

Credo        

Ofertório/ Luc. 2, 22.

Os pais de Jesus o levaram a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor

Secreta

Oferecemos-te, Senhor, esta hóstia de propiciação com súplicas ardentes, para que as nossas famílias possam estar firmemente estabelecidas na tua paz e graça, por intercessão da Virgem Maria, Mãe de Deus, e do Bem-aventurado José.

Prefácio à Epifania

Comunhão/ Luc. 2, 51

E Jesus desceu com eles, e veio a Nazaré, e estava sujeito a eles.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.

“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)

Depois da comunhão.

Faze, Senhor Jesus, que aqueles que restauraste por meio de um sacramento celestial, perseverem em imitar os exemplos da tua Sagrada Família, para que, na hora da nossa morte, a Virgem gloriosa, tua Mãe, venha ao nosso encontro com o Bem-aventurado José e sejamos considerados dignos de ser recebidos por você em seu lar eterno.

 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.

Rezem todos os dias o Santo