quarta-feira, 6 de março de 2024

Quarta-feira da 3ª Semana da Quaresma .

   06/03 Quarta-feira 
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Roxos


Intróito/Sal. 30, 7-8.
Por mim, espero no Senhor. Eu me regozijarei e me regozijarei em sua misericórdia, pois Senhor olhou para meu estado humilhado.Ps. ibid., 2.Eu esperei em ti, Senhor; que eu nunca seja confundido; na tua justiça livra-me e salva-me.V/. Glória Patri.

Coleta
Fazei, nós vos suplicamos, Senhor, que, formados por estes jejuns salutares, e também nos afastando de tão nocivos vícios, obtenhamos mais facilmente os efeitos da vossa misericórdia. Por Nosso Senhor.

Leitura da Epístola do livro do 

Êxodo 20, 12-24
12 Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus. 13 Não matarás. 14 Não cometerás adultério. 15 Não furtarás. 16 Não levantarás falso testemunho contra teu próximo. 17 Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem seu escravo, nem sua escrava, nem seu boi, nem seu jumento, nem nada do que lhe pertence.? 18 Diante dos trovões, das chamas, da voz da trombeta e do monte que fumegava, o povo tremia e conservava-se à distância. 19 E disseram a Moisés: ?Fala-nos tu mesmo, e te ouviremos; mas não nos fale Deus, para que não morramos.? 20 Moisés respondeu-lhes: ?Não temais, porque é para vos provar que Deus veio e para que o seu temor, sempre presente aos vossos olhos, vos preserve de pecar?. 21 E o povo conservou-se à distância, enquanto Moisés se aproximava da nuvem onde se encontrava Deus. 22 O Senhor disse a Moisés: ?Eis o que dirás aos israelitas: vistes que vos falei dos céus. 23 Não fareis deuses de prata, nem deuses de ouro para pôr ao meu lado. 24 Tu me levantarás um altar de terra, sobre o qual oferecerás teus holocaustos e teus sacrifícios pacíficos, tuas ovelhas e teus bois. Em todo lugar onde eu fizer recordar o meu nome, virei a ti para te abençoar. 

Gradual/ Sal. 6, 3-4.
Tem piedade de mim, Senhor, porque sou impotente; Cura-me, Senhor.
V / Meus ossos estão abalados e minha alma está toda perturbada.

Trato/Sal. 102, 10.
Senhor, não nos trates segundo os nossos pecados, e não nos castigues segundo as nossas iniqüidades.
V/.Sal. 78, 8-9.Senhor, não se lembre mais de nossas antigas iniqüidades; que suas misericórdias venham apressadamente ao nosso encontro, pois estamos reduzidos à última miséria.
(Hic genuflectitur) V/. Adiuva nos, Deus, salutáris noster: et propter glóriam nóminis tui, Dómine, libera nos: et propítius esto peccátis nostris, propter nomen tuum.Ajoelhamo-nos V/. Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, e para a glória do teu nome, Senhor, livra-nos e perdoa-nos os nossos pecados, por amor do teu nome.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 15,1-20
1 Alguns fariseus e escribas de Jerusalém vieram um dia ter com Jesus e lhe disseram: 2 Por que transgridem teus discípulos a tradição dos antigos? Nem mesmo lavam as mãos antes de comer. 3 Jesus respondeu-lhes: E vós, por que violais os preceitos de Deus, por causa de vossa tradição? 4 Deus disse: Honra teu pai e tua mãe; aquele que amaldiçoar seu pai ou sua mãe será castigado de morte (Ex 20,12; 21,17). 5 Mas vós dizeis: Aquele que disser a seu pai ou a sua mãe: aquilo com que eu vos poderia assistir, já ofereci a Deus, 6 esse já não é obrigado a socorrer de outro modo a seus pais. Assim, por causa de vossa tradição, anulais a palavra de Deus. 7 Hipócritas! É bem de vós que fala o profeta Isaías: 8 Este povo somente me honra com os lábios; seu coração, porém, está longe de mim. 9 Vão é o culto que me prestam, porque ensinam preceitos que só vêm dos homens (Is 29,13). 10 Depois, reuniu os assistentes e disse-lhes: 11 Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem. 12 Então se aproximaram dele seus discípulos e disseram-lhe: Sabes que os fariseus se escandalizaram com as palavras que ouviram? 13 Jesus respondeu: Toda planta que meu Pai celeste não plantou será arrancada pela raiz. 14 Deixai-os. São cegos e guias de cegos. Ora, se um cego conduz a outro, tombarão ambos na mesma vala. 15 Tomando então a palavra, Pedro disse: Explica-nos esta parábola. 16 Jesus respondeu: Sois também vós de tão pouca compreensão? 17 Não compreendeis que tudo o que entra pela boca vai ao ventre e depois é lançado num lugar secreto? 18 Ao contrário, aquilo que sai da boca provém do coração, e é isso o que mancha o homem. 19 Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias. 20 Eis o que mancha o homem. Comer, porém, sem ter lavado as mãos, isso não mancha o homem.

Ofertório/Sal. 108, 21.
Senhor, trata-me segundo a tua misericórdia, por causa do teu nome, porque a tua misericórdia é cheia de doçura.

Secreta
Recebe, nós te imploramos, Senhor, as orações do teu povo com a oferta das hóstias e defende-nos de todos os perigos enquanto celebramos os teus mistérios. Por Nosso Senhor.

Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma .

Comunhão/ Sal. 15, 10.
Senhor me fez conhecer os caminhos da vida; Tu me encherás de alegria com o teu rosto, Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que o banquete celestial do qual participamos nos santifique, Senhor, e depois de nos purificar de todos os erros, nos torne dignos das promessas eternas. Por Nosso Senhor.

Super populum: Oremus. Humiliate capita vestra Deo.Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oração.Concéde, quǽsumus, omnipotens Deus: ut, qui protectiónis tuæ grátiam qu.rimus, liberáti a malis ómnibus, secúra tibi mente serviámus. Por Dominum.Rezar.Concede, por favor, ó Deus Todo-Poderoso, que buscas a graça de tua proteção, ser livrado de todos os males e servir-te com almas confiantes. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.