segunda-feira, 25 de março de 2024

Segunda-feira Semana Santa

25/03 Segunda-feira Semana Santa 
Festa de Primeira Classe
Paramentos Roxos

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxeLey4Ya72NMiV8sRQdNhXUxuWm_Kqudo7ml70WOl0G5Y0kc7wnMqF3U6sebXF5IMhMqkWnsMhru95RvkrsZOgMsJeAyihJdVYGnS84Qckd2FOiyq_P-00iG4pXnj-aoiezl6Cawqcpw6/s400/un%C3%A7%C3%A3o


Intróito/ Sal. 34, 1-2
Senhor, julgue aqueles que me feriram, humilhe aqueles que lutam contra mim. Pegue suas armas e seu escudo e levante-se para me ajudar, ó Senhor, minha força e minha salvação.Ps. ibid., 3.Desembainha a espada e prende os que me perseguem; dá-me a certeza de que me salvarás..V/. Glória Patri.

Coleta
Deus Todo-Poderoso que vê que nossa fraqueza sucumbe no meio de tantas provações, concede-nos algum alívio pelos méritos da paixão de seu Filho unigênito.

Leitura da Epístola do livro do profeta

Isaías 50,5-10

5 (o Senhor Deus abriu-me o ouvido) e eu não relutei, não me esquivei. 6 Aos que me feriam, apresentei as espáduas, e as faces àqueles que me arrancavam a barba; não desviei o rosto dos ultrajes e dos escarros. 7 Mas o Senhor Deus vem em meu auxílio: eis por que não me senti desonrado; enrijeci meu rosto como uma pedra, convicto de não ser desapontado. 8 Aquele que me fará justiça aí está. Quem ousará atacar-me? Vamos medir-nos! Quem será meu adversário? Que se apresente! 9 O Senhor Deus vem em meu auxílio: quem ousaria condenar-me? Cairão em frangalhos como um manto velho; a traça os roerá. 10 Que aqueles dentre vós que temem o Senhor ouçam a voz de seu Servo! Que aqueles que caminham no escuro, privados de luz, confiem no nome do Senhor e contem com o seu Deus!

Gradual/ Pr. 34, 23 e 3.
Levanta-te, Senhor, e faz triunfar os meus direitos. Meu Senhor e meu Deus, tomai a minha causa.
V /Saque sua espada e bloqueie a passagem para aqueles que me perseguem.

Tratados/Sal. 102, 10.
Senhor, não nos trates segundo os nossos pecados, e não nos castigues segundo as nossas iniqüidades.
V/.  Sal. 78, 8-9.Senhor, não se lembre mais de nossas antigas iniqüidades; que suas misericórdias venham apressadamente ao nosso encontro, pois estamos reduzidos à última miséria.

(Hic genuflectitur) V/. Adiuva nos, Deus, salutáris noster: et propter glóriam nóminis tui, Dómine, libera nos: et propítius esto peccátis nostris, propter nomen tuum. Ajoelhamo-nos V/. Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, e para a glória do teu nome, Senhor, livra-nos e perdoa-nos os nossos pecados, por amor do teu nome.

Sequência do Santo Evangelho  

São João 12,1-9
1 Seis dias antes da Páscoa, foi Jesus a Betânia, onde vivia Lázaro, que ele ressuscitara. 2 Deram ali uma ceia em sua honra. Marta servia e Lázaro era um dos convivas. 3 Tomando Maria uma libra de bálsamo de nardo puro, de grande preço, ungiu os pés de Jesus e enxugou-os com seus cabelos. A casa encheu-se do perfume do bálsamo. 4 Mas Judas Iscariotes, um dos seus discípulos, aquele que o havia de trair, disse: 5 Por que não se vendeu este bálsamo por trezentos denários e não se deu aos pobres? 6 Dizia isso não porque ele se interessasse pelos pobres, mas porque era ladrão e, tendo a bolsa, furtava o que nela lançavam. 7 Jesus disse: Deixai-a; ela guardou este perfume para o dia da minha sepultura. 8 Pois sempre tereis convosco os pobres, mas a mim nem sempre me tereis. 9 Uma grande multidão de judeus veio a saber que Jesus lá estava; e chegou, não somente por causa de Jesus, mas ainda para ver Lázaro, que ele ressuscitara. 

Ofertório/ Sal. 142, 9-10.
Arranca-me dos meus inimigos, Senhor; Eu me refugio em você; ensina-me a fazer a tua vontade, porque tu és o meu Deus.

Secreta
Que esses sacrifícios, ó Deus Todo-Poderoso, por sua insignificante virtude, nos façam aproximar, inteiramente puros, daquele que é seu princípio.Por Nosso Senhor.

Prefácio de Cruce; quæ dicitur usque ad Feriam V in Cena Domini inclusive, iuxta Rubricas. Prefácio à Santa Cruz .
 
Comunhão/Sal. 34, 26.
Enrubesçam e se envergonhem os que se alegram com meus males; cubram-se de vergonha e confusão os que me oprimem com insultos.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que os vossos santos sacramentos, Senhor, nos inspirem com fervor divino, para que a sua recepção e os seus efeitos nos deleitem. Por Jesus Cristo Nosso Senhor.

Super populum: Oremus. Humiliate capita vestra Deo. Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oração.Adiuva nos, Deus, salutáris noster: et ad benefícia recolénda, quibus nos instauráre dignátus es, tríbue veníre gaudéntes. Per Dominum nostrum.Rezar:Ajude-nos, ó Deus, nosso Salvador, e conceda-nos celebrar com alegria a memória dos benefícios com que você condescendeu em nos regenerar.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.
Façam penitência.