terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Terça-feira 2ª Semana da Quaresma

27/02 Terça-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos

Intróito/Sal. 26, 8 e 9.
Meu coração te disse: Meus olhos te buscaram, teu rosto, Senhor, eu o buscarei. Não vire seu rosto para longe de mim.Ps. ibid., 1. O Senhor é minha luz e minha salvação; quem devo temer? V/. Glória Patri.

Coleta
Nós vos suplicamos, Senhor, que continueis a nos ajudar com bondade na observância deste santo jejum; para que, tendo aprendido de ti o que devemos fazer, o realizemos com a ajuda de tua graça. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Leitura da Epístola do livro do profeta

I Reis, 17,8-16
8.Então o Senhor disse-lhe:
9. Vai para Sarepta de Sidon e fixa-te ali: ordenei a uma viúva desse lugar que te sustente.10. Elias pôs-se a caminho para Sarepta. Chegando à porta da cidade, viu uma viúva que ajuntava lenha. Chamou-a e disse-lhe: Por favor, vai buscar-me um pouco de água numa vasilha para que eu beba.
11. E indo ela buscar-lhe a água, gritou-lhe Elias: Traz-me também um pedaço de pão.12. Pela vida de Deus, respondeu a mulher, não tenho pão cozido: só tenho um punhado de farinha na panela e um pouco de óleo na ânfora; estava justamente apanhando dois pedaços de lenha para preparar esse resto para mim e meu filho, a fim de o comermos, e depois morrermos.
13. Elias replicou: Não temas; volta e faze como disseste; mas prepara-me antes com isso um pãozinho, e traze-mo; depois prepararás o resto para ti e teu filho.14. Porque eis o que diz o Senhor, Deus de Israel: a farinha que está na panela não se acabará, e a ânfora de azeite não se esvaziará, até o dia em que o Senhor fizer chover sobre a face da terra.
15. A mulher foi e fez o que disse Elias. Durante muito tempo ela teve o que comer, e a sua casa, e Elias.16. A farinha não se acabou na panela nem se esgotou o óleo da ânfora, como o Senhor o tinha dito pela boca de Elias.

Gradual/Sal. 54, 23, 17, 18 e 19.
Coloque sua mente no Senhor, e ele mesmo o alimentará.
V /  Quando clamei ao Senhor, ele ouviu minha voz contra aqueles ao meu redor para me arruinar.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus, 23,1-12

1. Dirigindo-se, então, Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse:
2. Os escribas e os fariseus sentaram-se na cadeira de Moisés.3. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, pois dizem e não fazem.4. Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo.
5. Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens, por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos.
6. Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas.7. Gostam de ser saudados nas praças públicas e de ser chamados rabi pelos homens.8. Mas vós não vos façais chamar rabi, porque um só é o vosso preceptor, e vós sois todos irmãos.
9. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus.10. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. 11. O maior dentre vós será vosso servo.
12. Aquele que se exaltar será humilhado, e aquele que se humilhar será exaltado. 

Ofertório/Sal. 50, 3.
Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua grande misericórdia; Senhor, apaga a minha iniqüidade.

Secreta
Faça, em sua benevolência, Senhor, que sua obra de santificação seja realizada em nós por meio desses mistérios, para que nos purifique de nossas inclinações terrenas e nos conduza aos dons celestiais. Por N.-S

Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma .
 
Comunhão/ Sal. 9, 2-3.
Vou contar todas as suas maravilhas. Em ti me regozijarei e me regozijarei; Eu cantarei seu nome, ó Altíssimo. A verdade dele o cercará como um escudo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Para que sejamos dignos de teus dons sagrados, faze, nós te suplicamos, Senhor, que sempre obedeçamos teus mandamentos. Por N.-S

Super populum: Oremus. Humiliate capita vestra Deo.Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oratio. Propitiáre, Dómine, suplicatiónibus nostris, et animárum nostrarum medére languóribus: ut, remission percépta, in tua sempre benedictióne lætámur. Por Dominum. Rezar Ouve favoravelmente as nossas súplicas, ó Senhor, e cura os males das nossas almas, para que, tendo recebido o teu perdão, possamos regozijar-nos sem cessar com a tua bênção. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.