sexta-feira, 15 de março de 2024

Sexta-feira Quarta Semana da quaresma.

15/03 Sexta-feira 
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos
https://construtoresdoreino.files.wordpress.com/2014/04/ressurreic3a7c3a3o-de-lc3a1zaro.jpg

Intróito/Sal. 18, 15.
A meditação do meu coração estará sempre na tua presença; Senhor, tu és meu ajudante e meu redentor.Ps. ibid., 2.Os céus declaram a glória de Deus, e o firmamento publica as obras de suas mãos.V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que renovas o mundo por mistérios inefáveis, fazei, nós vos suplicamos, que a vossa Igreja aproveite o que instituístes para a conduzir à bem-aventurada eternidade, e que ela não seja privada da vossa ajuda nas suas necessidades temporais.Por Dominum.

Leitura da Epístola do livro do  

Terceiro livro dos Reis 17,17-24

17 Algum tempo depois, o filho desta mulher, dona da casa, adoeceu, e seu mal era tão grave que já não respirava. 18 A mulher disse a Elias: Que há entre nós dois, homem de Deus? Vieste, pois, à minha casa para lembrar-me os meus pecados e matar o meu filho? 19 Dá-me o teu filho, respondeu-lhe Elias. Ele tomou-o dos braços de sua mãe e levou-o ao quarto de cima onde dormia e deitou-o em seu leito. 20 Em seguida, orou ao Senhor, dizendo: Senhor, meu Deus, até a uma viúva, que me hospeda, quereis afligir, matando-lhe o filho? 21 Estendeu-se em seguida sobre o menino por três vezes, invocando de novo o Senhor: Senhor, meu Deus, rogo-vos que a alma deste menino volte a ele. 22 O Senhor ouviu a oração de Elias: a alma do menino voltou a ele, e ele recuperou a vida. 23 Elias tomou o menino, desceu do quarto superior ao interior da casa e entregou-o à mãe, dizendo: Vê: teu filho vive. 24 A mulher exclamou: Agora vejo que és um homem de Deus e que a palavra de Deus está verdadeiramente em teus lábios.

Gradual/Sal. 117, 8-9.
É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem.
V /É melhor esperar no Senhor do que esperar nos príncipes.

Tratados. Sal. 102, 10.
Senhor, não nos trates segundo os nossos pecados, e não nos castigues segundo as nossas iniquidades.
V/. Sal. 78, 8-9. Senhor, não se lembre mais de nossas antigas iniquidades; que suas misericórdias venham apressadamente ao nosso encontro, pois estamos reduzidos à última miséria.
(Hic genuflectitur) V/. Adiuva nos, Deus, salutáris noster: et propter glóriam nóminis tui, Dómine, libera nos: et propítius esto peccátis nostris, propter nomen tuum.Ajoelhamo-nos V/. Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, e para a glória do teu nome, Senhor, livra-nos e perdoa-nos os nossos pecados, por amor do teu nome.

Sequência do Santo Evangelho 

São João 11,38 – 44

1 Lázaro caiu doente em Betânia, onde estavam Maria e sua irmã Marta. 2 Maria era quem ungira o Senhor com o óleo perfumado e lhe enxugara os pés com os seus cabelos. E Lázaro, que estava enfermo, era seu irmão. 3 Suas irmãs mandaram, pois, dizer a Jesus: Senhor, aquele que tu amas está enfermo. 4 A estas palavras, disse-lhes Jesus: Esta enfermidade não causará a morte, mas tem por finalidade a glória de Deus. Por ela será glorificado o Filho de Deus. 5 Ora, Jesus amava Marta, Maria, sua irmã, e Lázaro. 6 Mas, embora tivesse ouvido que ele estava enfermo, demorou-se ainda dois dias no mesmo lugar. 7 Depois, disse a seus discípulos: Voltemos para a Judéia. 8 Mestre, responderam eles, há pouco os judeus te queriam apedrejar, e voltas para lá? 9 Jesus respondeu: Não são doze as horas do dia? Quem caminha de dia não tropeça, porque vê a luz deste mundo. 10 Mas quem anda de noite tropeça, porque lhe falta a luz. 11 Depois destas palavras, ele acrescentou: Lázaro, nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo. 12 Disseram-lhe os seus discípulos: Senhor, se ele dorme, há de sarar. 13 Jesus, entretanto, falara da sua morte, mas eles pensavam que falasse do sono como tal. 14 Então Jesus lhes declarou abertamente: Lázaro morreu. 15 Alegro-me por vossa causa, por não ter estado lá, para que creiais. Mas vamos a ele. 16 A isso Tomé, chamado Dídimo, disse aos seus condiscípulos: Vamos também nós, para morrermos com ele. 17 À chegada de Jesus, já havia quatro dias que Lázaro estava no sepulcro. 18 Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. 19 Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão. 20 Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro. Maria, porém, estava sentada em casa. 21 Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! 22 Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá. 23 Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá. 24 Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia. 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? 27 Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo. 28 A essas palavras, ela foi chamar sua irmã Maria, dizendo-lhe baixinho: O Mestre está aí e te chama. 29 Apenas ela o ouviu, levantou-se imediatamente e foi ao encontro dele. 30 (Pois Jesus não tinha chegado à aldeia, mas estava ainda naquele lugar onde Marta o tinha encontrado.) 31 Os judeus que estavam com ela em casa, em visita de pêsames, ao verem Maria levantar-se depressa e sair, seguiram-na, crendo que ela ia ao sepulcro para ali chorar. 32 Quando, porém, Maria chegou onde Jesus estava e o viu, lançou-se aos seus pés e disse-lhe: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! 33 Ao vê-la chorar assim, como também todos os judeus que a acompanhavam, Jesus ficou intensamente comovido em espírito. E, sob o impulso de profunda emoção, 34 perguntou: Onde o pusestes? Responderam-lhe: Senhor, vinde ver. 35 Jesus pôs-se a chorar. 36 Observaram por isso os judeus: Vede como ele o amava! 37 Mas alguns deles disseram: Não podia ele, que abriu os olhos do cego de nascença, fazer com que este não morresse? 38 Tomado, novamente, de profunda emoção, Jesus foi ao sepulcro. Era uma gruta, coberta por uma pedra. 39 Jesus ordenou: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, pois há quatro dias que ele está aí... 40 Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu: Se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, pois, a pedra. 41 Levantando Jesus os olhos ao alto, disse: Pai, rendo-te graças, porque me ouviste. 42 Eu bem sei que sempre me ouves, mas falo assim por causa do povo que está em roda, para que creiam que tu me enviaste. 43 Depois destas palavras, exclamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! 44 E o morto saiu, tendo os pés e as mãos ligados com faixas, e o rosto coberto por um sudário. Ordenou então Jesus: Desligai-o e deixai-o ir. 45 Muitos dos judeus, que tinham vindo a Marta e Maria e viram o que Jesus fizera, creram nele. 

Ofertório/ Sal. 17, 28 e 32.
Tu salvarás os humildes, Senhor, e humilharás os olhos dos orgulhosos. Pois quem é Deus senão você, Senhor?

Secreta
Que eles nos purifiquem, nós te imploramos, Senhor, estes dons que te são oferecidos, e que eles constantemente aplaquem a tua justiça para nós. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma .
 
Comunhão/ São João 11, 33, 35, 43, 44 e 39.
O Senhor, vendo as irmãs de Lázaro chorarem perto do sepulcro, chorou na presença dos judeus e gritou: Lázaro, vem para fora; e aquele que estava morto há quatro dias apareceu com os pés e as mãos amarrados.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Rogamos-te, Senhor, que esta participação no teu sacramento nos purifique constantemente de nossas próprias faltas e nos guarde de tudo o que se opõe ao nosso bem. Por Nosso Senhor.

Super populum: Oremus. Humiliate capita vestra Deo. Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oração.Da nobis, quǽsumus, omnipotens Deus: ut, qui infirmitátis nostræ cónscii, de tua virtúte confídimus, sub tua sempre pietáte gaudeámus. Por Dominum.Rezar Concede, Deus Todo-Poderoso, a nós que, conscientes de nossa fraqueza, confiamos em teu poder, podermos sempre nos regozijar sob a égide de tua bondade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.