quinta-feira, 29 de fevereiro de 2024

Quinta-feira da 2ª Semana da Quaresma

29/02 Quinta-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Roxos

Intróito/Sal. 69, 2 e 3.
Deus, venha em meu auxílio; Senhor, apresse-se em me ajudar. Confundam-se e envergonhem-se os que procuram tirar-me a vida.Ps. ibid., 4.Deixe-os recuar e ficar confusos, aqueles que me desejam mal. V/. Glória Patri.

Coleta
Digna-te, Senhor, conceder-nos o auxílio da tua graça, para que, perseverando como convém no jejum e na oração, sejamos libertos dos inimigos da alma e do corpo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Leitura da Epístola do livro do profeta


Jeremias 17,5-10 
5 Eis o que diz o Senhor: Maldito o homem que confia em outro homem, que da carne faz o seu apoio e cujo coração vive distante do Senhor! 6 Assemelha-se ao cardo da charneca e nem percebe a chegada do bom tempo, habitando o solo calcinado do deserto, terra salobra em que ninguém reside. 7 Bendito o homem que deposita a confiança no Senhor, e cuja esperança é o Senhor. 8 Assemelha-se à árvore plantada perto da água, que estende as raízes para o arroio; se vier o calor, ela não temerá, e sua folhagem continuará verdejante; não a inquieta a seca de um ano, pois ela continua a produzir frutos. 9 Nada mais ardiloso e irremediavelmente mau que o coração. Quem o poderá compreender? 10 Eu, porém, que sou o Senhor, sondo os corações e escruto os rins, a fim de recompensar a cada um segundo o seu comportamento e os frutos de suas ações.

Gradual/Sal. 78, 9 e 10.
Senhor, perdoa-nos os nossos pecados, para que não digam entre as nações: Onde está o seu Deus?
V / Ajuda-nos, ó Deus, nosso Salvador, e para a glória do teu nome, Senhor, livra-nos.

Sequência do Santo Evangelho 

São Lucas 16,19-31 
19 Havia um homem rico que se vestia de púrpura e linho finíssimo, e que todos os dias se banqueteava e se regalava. 20 Havia também um mendigo, por nome Lázaro, todo coberto de chagas, que estava deitado à porta do rico. 21 Ele avidamente desejava matar a fome com as migalhas que caíam da mesa do rico... Até os cães iam lamber-lhe as chagas. 22 Ora, aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos ao seio de Abraão. Morreu também o rico e foi sepultado. 23 E estando ele nos tormentos do inferno, levantou os olhos e viu, ao longe, Abraão e Lázaro no seu seio. 24 Gritou, então: - Pai Abraão, compadece-te de mim e manda Lázaro que molhe em água a ponta de seu dedo, a fim de me refrescar a língua, pois sou cruelmente atormentado nestas chamas. 25 Abraão, porém, replicou: - Filho, lembra-te de que recebeste teus bens em vida, mas Lázaro, males; por isso ele agora aqui é consolado, mas tu estás em tormento. 26 Além de tudo, há entre nós e vós um grande abismo, de maneira que, os que querem passar daqui para vós, não o podem, nem os de lá passar para cá. 27 O rico disse: - Rogo-te então, pai, que mandes Lázaro à casa de meu pai, pois tenho cinco irmãos, 28 para lhes testemunhar, que não aconteça virem também eles parar neste lugar de tormentos. 29 Abraão respondeu: - Eles lá têm Moisés e os profetas; ouçam-nos! 30 O rico replicou: - Não, pai Abraão; mas se for a eles algum dos mortos, arrepender-se-ão. 31 Abraão respondeu-lhe: - Se não ouvirem a Moisés e aos profetas, tampouco se deixarão convencer, ainda que ressuscite algum dos mortos.

Ofertório/ Êxodo 32, 11, 13 e 14.
Moisés orou na presença do Senhor seu Deus e disse: Por que, Senhor, está zangado com o seu povo? Volte da sua raiva. Lembre-se de Abraão, Isaque e Jacó, a quem Senhor jurou dar a terra que mana leite e mel. E o Senhor foi apaziguado, e ele não prejudicou o que havia falado de fazer ao seu povo.

Secreta
Que os jejuns consagrados pelo presente sacrifício para a glória do Teu Nome, santifique-nos, Senhor, para que o que externamente testificamos querer fazer observando-os, seja realizado interiormente quanto ao seu efeito em nossas almas. Por N.-S.

Prefácio da Quadragésima.Prefácio à Quaresma .

Comunhão/ São João. 6, 57.
Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em Mim e Eu nele, diz o Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Rogamos-te, Senhor, que a tua graça não nos falte, que nos prenda ao teu santo serviço e que sempre nos procure a tua ajuda. Por Nosso Senhor

Super populum: Oremus. Humiliate capita vestra Deo.Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oração.
Adésto, Dómine, fámulis tuis, et perpétuam benignitátem largíre poscéntibus: ut iis, qui te auctóre et gubernatóre gloriántur, ei congregáta restáures et restauráta consérves. Por Dominum. RezarAssiste, Senhor, os teus servos e concede-lhes as marcas incessantes da tua bondade que eles pedem, para que naqueles que se orgulham de tê-lo como criador e guia, restaures os bons elementos que ali reuniste e guardes o que restauraste. . Por Nosso Senhor.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.