terça-feira, 19 de março de 2024

Terça-feira da Paixão

19/03 Terça-feira da Paixão 
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Roxos


Intróito/ Sal 26, 14.
Espere no Senhor, aja com coragem; seja firme o vosso coração e esperai no Senhor.Ps. ibid., 1. O Senhor é minha luz e minha salvação; quem devo temer?V/. Glória Patri.

Coleta
Nós te suplicamos, Senhor, faça com que nossos jejuns sejam agradáveis ​​a ti; para que, expiando os nossos pecados, nos tornem dignos da tua graça, e que nos sirvam de remédio para a vida eterna. Por Nosso Senhor.

Leitura da Epístola do livro do  profeta

Daniel 19,27-42

27 Quando os babilônios souberam, ficaram sumamente indignados, e amotinaram-se contra o rei aos gritos de O rei tornou-se judeu! Destruiu Bel; e (agora) fez perecer o dragão e matar os sacerdotes. 28 Vieram à presença do rei e disseram-lhe: Entrega-nos Daniel; do contrário, nós te mataremos, bem como toda a tua família. 29 Diante da violência com que o ameaçavam, o rei viu-se forçado a entregar-lhes Daniel, 30 que eles jogaram à cova dos leões, onde permaneceu seis dias. 31 Na cova havia sete leões, aos quais davam cotidianamente dois corpos (humanos) e dois carneiros. Porém, daquela vez, nada lhes foi distribuído, a fim de que devorassem Daniel. 32 Ora, o profeta Habacuc vivia naquele tempo na Judéia. Acabava de cozinhar um caldo e picava pão dentro dele numa panela, para levá-lo aos ceifadores no campo. 33 Mas um anjo do Senhor disse-lhe: Leva esta refeição à Babilônia, a Daniel, que se encontra na cova dos leões. 34 Senhor, disse Habacuc, nunca vi Babilônia, e não conheço essa cova. 35 Então o anjo, segurando-o pelo alto da cabeça, transportou-o pelos cabelos, num fôlego, até Babilônia, em cima da cova. 36 Daniel, Daniel (chamou), toma a refeição que Deus te envia. 37 E Daniel respondeu: Ó Deus, vós pensastes em mim! Vós não abandonastes os que vos amam! 38 Depois disso pôs-se a comer, enquanto o anjo do Senhor transportava de volta Habacuc a seu domicílio. 39 Ao sétimo dia veio o rei chorar Daniel. Ao acercar-se da cova, porém, olhou para dentro e aí avistou Daniel sentado. 40 E bem alto exclamou: Vós sois grande, Senhor, Deus de Daniel. Não existe outro Deus além de vós! 41 Mandou retirá-lo da cova dos leões e lá jogou todos aqueles que haviam tentado eliminá-lo, os quais foram imediatamente devorados, sob seus olhos. 42 Então disse o rei: Que todos os habitantes da terra reverenciem o Deus de Daniel, porque é um salvador que opera sinais e prodígios em toda a terra, e salvou Daniel da cova dos leões.

Gradual/ Sal. 42, 1 e 3.
Ó Senhor, separa minha causa; livra-me do homem perverso e enganador.
V /Envia a tua luz e a tua verdade: elas me guiarão e me levarão ao teu santo monte.

Sequência do Santo Evangelho 

São João 7, 1-13

1 Depois disso, Jesus percorria a Galiléia. Ele não queria deter-se na Judéia, porque os judeus procuravam tirar-lhe a vida. 2 Aproximava-se a festa dos judeus chamada dos Tabernáculos. 3 Seus irmãos disseram-lhe: Parte daqui e vai para a Judéia, a fim de que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. 4 Pois quem deseja ser conhecido em público não faz coisa alguma ocultamente. Já que fazes essas obras, revela-te ao mundo. 5 Com efeito, nem mesmo os seus irmãos acreditavam nele. 6 Disse-lhes Jesus: O meu tempo ainda não chegou, mas para vós a hora é sempre favorável. 7 O mundo não vos pode odiar, mas odeia-me, porque eu testemunho contra ele que as suas obras são más. 8 Subi vós para a festa. Quanto a mim, eu não irei, porque ainda não chegou o meu tempo. 9 Dito isto, permaneceu na Galiléia. 10 Mas quando os seus irmãos tinham subido, então subiu também ele à festa, não em público, mas despercebidamente. 11 Buscavam-no os judeus durante a festa e perguntavam: Onde está ele? 12 E na multidão só se discutia a respeito dele. Uns diziam: É homem de bem. Outros, porém, diziam: Não é; ele seduz o povo. 13 Ninguém, contudo, ousava falar dele livremente com medo dos judeus.

Ofertório/  Sal. 9, 11-12 e 13.
Todos os que conhecem o teu nome, esperam em ti, Senhor, pois não abandonas aqueles que te procuram. Cantai ao Senhor que habita em Sião, porque não se esqueceu das orações dos pobres.

Secreta
Apresentamos-te hostes em sacrifício, ó Senhor; que eles nos façam entender o que nos consola no tempo, para que não desesperemos de adquirir os bens eternos que nos prometeste. Por N.-S.

Prefácio de Cruce; quæ dicitur usque ad Feriam V in Cena Domini inclusive, iuxta Rubricas. Prefácio à Santa Cruz .
 
Comunhão/  Ps 24, 22.
Salva-me, Deus de Israel, de toda a minha angústia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Conceda-nos, por favor, Deus Todo-Poderoso, que buscando constantemente o que é divino, merecemos nos aproximar dos dons celestiais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Super populum: Oremus. Humiliate capita vestra Deo. Sobre o povo: Oremos. Humilhem suas cabeças diante de Deus.
Oratio.Da nobis, quǽsumus, Dómine: perseverántem in tua voluntáte famulátum; ut in diébus nostris, et mérito et número, pópulus tibi sérviens augeátur. Per Dominum nostrum. Rezar Suplicamos-te, Senhor, dá-nos perseverança em submissão à tua vontade, para que em nossos dias as pessoas que te servem aumentem em mérito e número. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.