sexta-feira, 1 de setembro de 2023

01 de setembro dia do Santo Gil, Abade.

01/09 Sexta-feira
     Festa de Quarta Classe
          Paramentos Verdes        


   O beneditino Nascido em Atenas , este santo monge viria a viver como um eremita na boca do Rhône em Languedoc no século VII . Logo, ele se distinguiu por milagres, mas fugiu de sua fama e endereços em Provence . Ele foi primeiro para Roma , antes de se aposentar em uma floresta perto de Nîmes no Gard . O santo é representado muitas vezes por uma corça, uma mão e uma seta porque, segundo a lenda hagiográfica século X , um cervo perseguido por caçadores do lendário rei Flavius ​​refugiou-se na caverna e vem para mentir a seus pés. Mão do santo em oração é perfurado pela flecha de um caçador difícil para o animal. Flávio rei expressou suas desculpas ao santo, protetor de cervos de refugiados em sua casa, e pediu para perdoar o erro de seus caçadores. Foi então que o monge convencido a estabelecer um mosteiro em um lugar que ele escolheu para sua sepultura. Assim foi construída a abadia de Saint-Gilles-du-Gard , associado com a construção do mosteiro fundada no século 7 que ele escolheu para sua sepultura assim ficando sua relíquias. A comuna formado em torno do núcleo da abadia, que foi o primeiro ponto de parada para os peregrinos com destino a Santiago de Compostela , na Espanha, que estavam seguindo o Tolosana via que levou de Arles para Toulouse e cruzou a Pirinéus para se juntar outras rotas em Puente La Reina , daí para Santiago ao longo da Via Compostelana . A igreja antiga abadia, como parte das Rotas de Santiago de Compostela, na França . Oeste da abadia portal está entre os mais belos dos grandes românicas portais e um exemplo definitivo do provençal românica. A igreja tem três naves e uma escadaria em espiral famoso de cantilevered degraus de pedra. Durante as Guerras francesas da religião os protestantes se fortificaram dentro da abadia, que foi severamente danificada.  O santuário de Saint Gilles, localizado na cripta da igreja, é o tema da peregrinação em especial as mulheres que desejam engravidar ou lidar com a infertilidade. Ele morreu por volta do ano 720 . Natalis morre ou comerciante a sua festa subindo sua alma pura para o céu é fixo 01 de setembro.

 

Intróito/Sal. 73, 20, 19 e 23
Preste atenção à sua aliança, Senhor, não abandone as almas dos seus pobres no final. Levanta-te, Senhor, e julga a tua causa, e não te esqueças das súplicas dos que te procuram.
Ps. ibid.,1.Por que, ó Deus, você finalmente nos rejeitou? Por que se acende a sua ira contra as ovelhas do seu pasto?
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus todo-poderoso e eterno, aumenta em nós a fé, a esperança e a caridade; e para nós merecermos receber o que você promete, nos faça amar o que Senhor pede.

Leitura da Epístola dos                                                        
Gálatas 3,16-22    
16.Ora, as promessas foram feitas a Abraão e à sua descendência. Não diz: aos seus descendentes, como se fossem muitos, mas fala de um só: e a tua descendência (Gn 12,7), isto é, a Cristo.17.Afirmo, portanto: a lei, que veio quatrocentos e trinta anos mais tarde, não pode anular o testamento feito por Deus em boa e devida forma e não pode tornar sem efeito a promessa.18.Porque, se a herança se obtivesse pela lei, já não proviria da promessa. Ora, pela promessa é que Deus deu o seu favor a Abraão.19.Então que é a lei? É um complemento ajuntado em vista das transgressões, até que viesse a descendência a quem fora feita a promessa; foi promulgada por anjos, passando por um intermediário.20.Mas não há intermediário, tratando-se de uma só pessoa, e Deus é um só.21.Portanto, é a lei contrária às promessas de Deus? De nenhum modo. Se fosse dada uma lei que pudesse vivificar, em verdade a justiça viria pela lei;22.mas a Escritura encerrou tudo sob o império do pecado, para que a promessa mediante a fé em Jesus Cristo fosse dada aos que crêem.

Gradual. Sal. 73, 20, 19 e 22.Réspice, Dómine, in testamentum tuum: et ánimas páuperum tuórum ne obliviscáris in finem. Presta atenção à tua aliança, Senhor, nunca te esqueças das almas dos teus pobres.
V/. Exsúrge, Dómine, et iúdica causam tuam: memor esto oppróbrii servórum tuórum.Levanta-te, Senhor, e julga a tua causa, lembra-te dos ultrajes feitos aos teus servos.Aleluia, aleluia. V/. Sal. 89, 1.Dómine, refúgium factus es nobis a generation et progénie. Aleluia. O Senhor se fez nosso refúgio de geração em geração. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 17,11-19                                                                         
11.Sempre em caminho para Jerusalém, Jesus passava pelos confins da Samaria e da Galiléia.12.Ao entrar numa aldeia, vieram-lhe ao encontro dez leprosos, que pararam ao longe e elevaram a voz, clamando:13.Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!14.Jesus viu-os e disse-lhes: Ide, mostrai-vos ao sacerdote. E quando eles iam andando, ficaram curados.15.Um deles, vendo-se curado, voltou, glorificando a Deus em alta voz.16.Prostrou-se aos pés de Jesus e lhe agradecia. E era um samaritano.17.Jesus lhe disse: Não ficaram curados todos os dez? Onde estão os outros nove?18.Não se achou senão este estrangeiro que voltasse para agradecer a Deus?!19.E acrescentou: Levanta-te e vai, tua fé te salvou.

Ofertório/Sal. 30, 15-16.
Senhor, o justo se alegrará com a tua força, e se regozijará com grande alegria, porque tu o salvaste: tu lhe concedeste o desejo do seu coração.

Secreta
Senhor, sê favorável ao teu povo e olha com bons olhos para os dons que te oferecem, para que, aplacado por esta oblação, nos conceda o perdão e nos conceda o que pedimos.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ 16, 20.
Tu nos deste, Senhor, o pão do céu, um pão com todo o sabor e toda a doçura.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Tendo recebido estes sacramentos celestes, nós Vos suplicamos, Senhor, que nos faça progredir para que cresça em nós o fruto da eterna redenção.

 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário