quarta-feira, 6 de setembro de 2023

06 de setembro dia de São Zacarias, Profeta.

06/09 Quarta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos

 São Zacarias, cujo nome "זְכַרְיָה" significa "Lembrou/Memoria do/é que Senhor. “o Senhor lembrou ", foi um dos profetas pós – exílicos do Antigo Testamento (Judeus Tanakh).
Ele foi contemporâneo de Ageu (Esdras 5:1). Com Ageu, ele foi chamado para despertar os judeus que retornaram, para completar a tarefa de reconstruir o templo (ver Ed 6.14). Como filho de Baraquias, filhos de Ido, ele era de umas das famílias sacerdotais da tribo de Levi. Ele é um dos mais messiânicos de todos os profetas do Antigo Testamento, dado referências distintas e comprovadas sobre a vinda do Messias. Ele foi um profeta duas tribos Reino de Judá, e foi o décimo primeiro profeta dos doze profetas menores. Conforme Ezequiel, ele foi um profeta do exílio. Ele descreveu a si mesmo (1:1) como "o Filho de Baraquias." Em Esdras 5:1 e 6:14 ele foi chamado "o filho de Iddo," que foi na realidade seu avô. Sua carreira profética iniciou-se no segundo ano de Dario, Rei da Pérsia (520 A.C.), cerca de seis anos antes do primeiro grupo que retornou do exílio babilônico. A vida do profeta Zacarias é cercada de visões, profecias e prodígios”. Nas Escrituras Sagradas existe um livro com seu nome, no qual são narradas as passagens de sua vida religiosa. Ele é constantemente citado no Novo Testamento.
Viveu o seu ministério profético por volta de 520 antes de Cristo, quando estava sendo erguido o Templo de Jerusalém. Tendo recebido o chamado de Deus, foi convidado a espalhar a Sua palavra, para que se fizesse penitência tendo em vista a vinda de Jesus, ou do próprio Deus encarnado, em um novo tempo onde reinariam a paz e a alegria.
Sua característica é o messianismo. Zacarias, pertencia à tribo de Levi e já idoso, voltou para a Palestina. Em sua velhice continuaria sua obra, que denunciava o fim dos tempos, acreditando na vinda do Salvador à terra. Morreu em idade avançada e seu túmulo se encontra ao lado do túmulo de Ageu.


Intróito/Sal. 83, 10-11.
Deus, nosso protetor, lance seus olhos sobre nós e contemple a face de seu Cristo; pois um dia passado em seus tribunais vale mais do que mil outros.
Ps. ibid.,  2-3.Quão amados são os teus tabernáculos, ó Deus das virtudes! a minha alma se consome de saudades e desfalece pensando nos átrios do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Senhor, guarda a tua Igreja com a assistência contínua da tua misericórdia; e visto que, sem vós, a fraqueza humana só pode falhar, dignai-vos, com a vossa ajuda, preservá-la incessantemente de tudo o que a possa prejudicar e direccioná-la para o que é salutar.

Leitura da Epístola dos                                                                                                                                                 
Gálatas 5,16-24  
 16.Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne.17.Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.18.Se, porém, vos deixais guiar pelo Espírito, não estais sob a lei.19.Ora, as obras da carne são estas: fornicação, impureza, libertinagem,20.idolatria, superstição, inimizades, brigas, ciúmes, ódio, ambição, discórdias, partidos,21.invejas, bebedeiras, orgias e outras coisas semelhantes. Dessas coisas vos previno, como já vos preveni: os que as praticarem não herdarão o Reino de Deus!22.Ao contrário, o fruto do Espírito é caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade,23.brandura, temperança. Contra estas coisas não há lei.24.Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências.

Gradual. Sal. 117, 8-9. Bonum est confidére in Dómino, quam confidére in hómine.Melhor confiar no Senhor do que nos homens.
V/. Bonum est speráre in Dómino, quam speráre in princípibus. Melhor esperar no Senhor do que nos príncipes.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 94, 1.Veníte, exsultémus Dómino, iubilémus Deo, salutári nostro. Aleluia.Venha, regozijemo-nos no Senhor, façamos conhecida a nossa alegria diante de Deus nosso Salvador.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 6,24-33
 24.Ninguém pode servir a dois senhores, porque ou odiará a um e amará o outro, ou dedicar-se-á a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e à riqueza.25.Portanto, eis que vos digo: não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, pelo que vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes?26.Olhai as aves do céu: não semeiam nem ceifam, nem recolhem nos celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais que elas?27.Qual de vós, por mais que se esforce, pode acrescentar um só côvado à duração de sua vida?28.E por que vos inquietais com as vestes? Considerai como crescem os lírios do campo; não trabalham nem fiam.29.Entretanto, eu vos digo que o próprio Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles.30.Se Deus veste assim a erva dos campos, que hoje cresce e amanhã será lançada ao fogo, quanto mais a vós, homens de pouca fé?31.Não vos aflijais, nem digais: Que comeremos? Que beberemos? Com que nos vestiremos?32.São os pagãos que se preocupam com tudo isso. Ora, vosso Pai celeste sabe que necessitais de tudo isso.33.Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.

Ofertório/ Sal. 33, 8-9.
O anjo do Senhor cercará com sua ajuda os que temem a Deus e os livrará do perigo; prove e veja quão doce é o Senhor.

Secreta
Concede-nos, por favor, Senhor, que esta hóstia salutar nos purifique de nossas faltas e restitua seu poder favorável a nós.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/São Matheus. 6, 33.
Buscai primeiro o reino de Deus e tudo vos será acrescentado, diz o Senhor.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que os teus sacramentos, ó Deus, nos purifiquem sempre; que eles nos forneçam ajuda e nos conduzam à salvação eterna.
 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário