domingo, 9 de outubro de 2022

Decimo Oitavo Domingo depois de Pentecoste

  09/10 Domingo  
Festa de Segunda Classe
Paramentos Verdes


Intróito/ Eccli. 36, 18.
Dá paz, Senhor, aos que esperam por ti, para que os teus profetas sejam achados fiéis; ouve as orações do teu servo e as do teu povo Israel.
Ps. 121, 1.Alegrei-me com estas palavras que me foram ditas: Entraremos na casa do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor, nós te imploramos, que a operação de tua graça dirija nossos corações, pois sem ti não podemos agradar-te.

Leitura da Epístola  

I Coríntios 1,4-8
4. Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo. 5. Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência, 6. tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo. 7. Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum. 8. Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Graduale. Ps. 121, 1 et 7.Lætátus sum in his, quæ dicta sunt mihi : in domum Dómini íbimus. Alegrei-me com estas palavras que me foram ditas: Entraremos na casa do Senhor.
V/. Fiat pax in virtúte tua : et abundántia in túrribus tuis.Que a paz esteja em sua força e abundância em suas torres.
Allelúia, allelúia. V/.Ps. 101, 16. Alléluia, alleluia.Timébunt gentes nomen tuum, Dómine, et omnes reges terræ glóriam tuam. Allelúia.As nações temerão o teu nome, Senhor, e todos os reis da terra, a tua glória. Alléluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 9,1-8 
1. Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade. 2. Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: "Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados." 3. Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: "Este homem blasfema." 4. Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal em vossos corações? 5. Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda? 6. Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te - disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa." 7. Levantou-se aquele homem e foi para sua casa. 8. Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens.

Ofertório/Exodi 24, 4 et 5.
Moisés consagrou um altar ao Senhor, oferecendo sobre este altar holocaustos e vítimas de imolação; ele fez na presença dos filhos de Israel o sacrifício da tarde, um sacrifício de cheiro agradável ao Senhor Deus.

Secreta
Ó Deus, que pelas admiráveis ​​trocas realizadas neste sacrifício, nos tornas participantes de tua soberana e única divindade, concedei-te, suplicamos-te, que, conhecendo a tua verdade, a sigamos tendo uma conduta digna de nossa fé.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Sal. 75, 12-13.
Tome anfitriões e entre em seus tribunais; adorar o Senhor em seu santo templo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Alimentados pelo teu dom sagrado, damos-te graças, Senhor, implorando a tua misericórdia para que nos tornes dignos desta participação.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário