domingo, 2 de outubro de 2022

Decimo Sétimo Domingo depois de Pentecoste

02/10 Domingo  
Festa de Segunda Classe
Paramentos Verdes

Intróito/Sal. 118, 137 e 124.
Tu és justo, Senhor, e cheios de retidão são os teus juízos: age com o teu servo segundo a tua misericórdia.
Ps. ibid., 1.Bem-aventurados os que são imaculados em seus caminhos, que andam segundo a lei do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor, pedimos-te, dá ao teu povo a graça de evitar a influência do diabo, para que com um coração puro se apeguem somente a ti, que és o seu Deus.

Leitura da Epístola dos                                                                                                                                          
Efésios 4,1-6 
1. Exorto-vos, pois, - prisioneiro que sou pela causa do Senhor -, que leveis uma vida digna da vocação à qual fostes chamados, 2. com toda a humildade e amabilidade, com grandeza de alma, suportando-vos mutuamente com caridade. 3. Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. 4. Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança. 5. Há um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo. 6. Há um só Deus e Pai de todos, que atua acima de todos, por todos e em todos.

Gradual. Pr. 32, 12 e 6.Beáta gens, cuius est Dóminus Deus eórum: pópulus, quem elegit Dóminus in hereditátem sibi.Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor, o povo que o Senhor escolheu para sua herança.
V/. Verbo Dómini cæli firmáti sunt: ​​​​et spíritu oris eius omnis virtus eórum. Os céus foram feitos pela palavra do Senhor e toda a sua beleza vem do sopro de sua boca.Aleluia, aleluia. V/. Sal. 101, 2.Aleluia, aleluia.Dómine, exáudi oratiónem meam, et clamor meus ad te pervéniat. Aleluia.Senhor, ouça minha oração e que meus clamores cheguem até você. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 22,34-46                                                                            
34. Sabendo os fariseus que Jesus reduzira ao silêncio os saduceus, reuniram-se 35. e um deles, doutor da lei, fez-lhe esta pergunta para pô-lo à prova: 36. Mestre, qual é o maior mandamento da lei? 37. Respondeu Jesus: Amará o Senhor teu Deus de todo teu coração, de toda tua alma e de todo teu espírito (Dt 6,5). 38. Este é o maior e o primeiro mandamento. 39. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás teu próximo como a ti mesmo (Lv 19,18). 40. Nesses dois mandamentos se resumem toda a lei e os profetas. 41. Como os fariseus se agrupassem, Jesus interrogou-os: 42. Que pensais vós de Cristo? De quem é filho? Responderam: De Davi! 43. Como então, prosseguiu Jesus, Davi, falando sob inspiração do Espírito, chama-o Senhor, dizendo: 44. O Senhor disse a meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha teus inimigos por escabelo dos teus pés (Sl 109,1)? 45. Se, pois, Davi o chama Senhor, como é ele seu filho? 46. Ninguém pôde responder-lhe nada. E, depois daquele dia, ninguém mais ousou interrogá-lo.

Ofertório/Dan. 9, 17, 18 e 19.
Eu orei ao meu Deus, eu, Daniel, dizendo: Ouve, ó Senhor, as orações do teu servo, mostra a luz do teu rosto sobre o teu santuário, e olha favoravelmente para este povo sobre o qual o teu nome foi invocado, ó Deus.

Secreta
Dirigimos humildes súplicas a Vossa Majestade, Senhor, para que estes santos mistérios que celebramos nos livrem das faltas passadas e nos preservem das futuras.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Sal. 75, 12-13.
Expresse todos os seus desejos ao Senhor seu Deus e preste homenagem a ele, todos vocês que trazem seus presentes ao recinto de seu templo; faça votos a este Deus poderoso que esmaga o orgulho dos príncipes, a este Deus terrível que se mostra terrível entre os reis da terra.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Que por meio de vossos santos mistérios, Deus Todo-Poderoso, nossos vícios sejam curados e remédios sejam dados às nossas almas com vistas à eternidade.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário