segunda-feira, 9 de outubro de 2023

09 de outubro dia de São João Leonardi, Confessor

09/10 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos

São João Leonardo nasceu em Diecimo, perto de Lucca, Itália, no ano de 1541, foi o sétimo filho de Tiago e Joana Lippi. Ainda muito jovem, João Leonardo do mandado a Lucca para aprender a arte de farmacêutico. Aos vinte e seis anos deixou a farmácia, e sob a guia de Bernardini, empreendeu os estudos eclesiásticos e na Epifania de 1571 pôde celebrar a primeira Santa Missa. Na Igreja de São João de Magione, que lhe foi confiada pelo bispo, realizou a sua grande aspiração, fundando uma escola para o ensino da doutrina cristã.
Viveu dez anos num providencial exílio romano. Aí teve a oportunidade de estreitar amizade com São Filipe Néri, com o douto cardeal Barônio e com São José Calasans, e de fazer-se apreciar pelo Papa, que lhe confiou várias missões delicadas. Esteve em Nola, em Nápoles, em Montevergine, onde era necessária a mediação de homem sábio e caridoso para levar aos antigos mosteiros a disciplina e o primitivo espirito religioso.
Em 1574 fundou a Ordem dos Clérigos Regulares da Mãe de Deus. Reuniu em torno de sia um grupo de sacerdotes dedicados à propagação da fé no meio dos não crentes confirmação pelo Papa Gregório XIII. Homem de Deus, e por todos como tal era havido, João Leonardi era consultado por muitos bispos, em negócios intrincados; o próprio Papa nomeou-o seu delegado em missões difíceis, e para reformar famílias religiosas. A São José Calazans prestou enormes serviços na conservação da Congregação que se achava no ponto de se dissolver. Também no hospital do Espírito Santo em Saxônia e às Religiosas oblatas de Santa Francisca Romana prestou grande auxílio.. Por este motivo é tido como o inspirador da Propaganda Fidei, ou Obra da Propaganda da Fé, atuante até nossos dias no âmbito da Santa Sé. Em 1614 a Ordem recebeu a denominação definitiva de Clérigos Regulares da Mãe de Deus, com sede junto à Igreja de Santa Maria da Rosa. O grande apóstolo do século da Reforma pagou com muitas tribulações a coragem de pregar e de sustentar, de todos os modos, a necessidade de volta à genuína prática do Evangelho, numa epóca de decadência geral dos costumes. Ao lado de São Filipe Néri, São José de Calesanz, São Camilo de Léllis, São João Leonardo é uma das figuras marcantes da nossa Igreja do século XVI.
São João Leonardo morreu no dia 08 de Outubro de 1609, em Roma. Foi beatificado pelo Papa Pio IX no ano de 1861, tendo a solene canonização pelo Papa Pio XI, no dia da Páscoa, aos 17 de Abril do ano de 1938.
 
Intróito/ Eccli. 42, 15-16.
As palavras do Senhor emanam das suas obras: o sol ilumina e contempla todas elas, e a obra do Senhor está repleta da sua glória.
Ps. 95,1.Cante um novo cântico ao Senhor, cante ao Senhor toda a terra.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, para difundir a fé entre os pagãos, suscitaste de maneira maravilhosa o bem-aventurado João, teu confessor, e fizeste-o fundar na tua Igreja uma nova família para instruir os fiéis: dá-nos os teus servos, aproveitar tão bem seus ensinamentos para obtermos a vida eterna.

E comemorou Ss. Dionysii, Ep., Rustici et Eleutherii, Mm:                                                Ó Deus, que neste dia fortalecestes o bem-aventurado Dinis, vosso Mártir e Pontífice, dando-lhe constância na prova do martírio, e que vos dignastes associar a ele Rústico e Eleutério, para anunciar a vossa glória aos gentios; Por favor, dê-nos a graça de desprezar, seguindo o exemplo deles e por seu amor, a prosperidade do mundo e de não temer nenhuma de suas adversidades.

Leitura da Epístola

II Coríntios 4,1-6 e 15                                           

                                                                            
1.Por isso não desanimamos deste ministério que nos foi conferido por misericórdia. 2.Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de Deus. Pela manifestação da verdade nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de Deus.3.Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem,4.para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus.5.De fato, não nos pregamos, a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, consideramo-nos servos vossos por amor de Jesus.6.Porque Deus que disse: Das trevas brilhe a luz, é também aquele que fez brilhar a sua luz em nossos corações, para que irradiássemos o conhecimento do esplendor de Deus, que se reflete na face de Cristo. 15.E tudo isso se faz por vossa causa, para que a graça se torne copiosa entre muitos e redunde o sentimento de gratidão, para glória de Deus.16.É por isso que não desfalecemos. Ainda que exteriormente se desconjunte nosso homem exterior, nosso interior renova-se de dia para dia.17.    A nossa presente tribulação, momentânea e ligeira, nos proporciona um peso eterno de glória incomensurável. Porque não miramos as coisas que se vêem, mas sim as que não se vêem . Pois as coisas que se vêem são temporais e as que não se vêem são eternas.

Graduale. Ps. 72, 21 ; 68, 10.                                                                                   O meu coração está inflamado e os meus lombos têm sede: o zelo da tua casa me devorou V/. Isaías. 49, 2. Pósuit os meum quasi gládium acutum: in umbra manus suæ protexit me, et pósuit me sicut sagíttam eléctam. V/. Ele fez da minha boca uma espada afiada, protegeu-me à sombra da sua mão; ele me fez como uma flecha escolhida.

Alelúia, alelúia. V/. Sal. 70, 7. Tamquam prodígium factus sum multis: et tu adiútor fortis, Alelúia. Alelúia, alelúia. V/. Tornei-me para muitos um prodígio; e tu é uma ajuda poderosa.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 10,1-9                                                          
1.Depois disso, designou o Senhor ainda setenta e dois outros discípulos e mandou-os, dois a dois, adiante de si, por todas as cidades e lugares para onde ele tinha de ir.2.Disse-lhes: Grande é a messe, mas poucos são os operários. Rogai ao Senhor da messe que mande operários para a sua messe.3.Ide; eis que vos envio como cordeiros entre lobos.4.Não leveis bolsa nem mochila, nem calçado e a ninguém saudeis pelo caminho.5.    Em toda casa em que entrardes, dizei primeiro: Paz a esta casa!6.Se ali houver algum homem pacífico, repousará sobre ele a vossa paz; mas, se não houver, ela tornará para vós.7.Permanecei na mesma casa, comei e bebei do que eles tiverem, pois o operário é digno do seu salário. Não andeis de casa em casa.8.Em qualquer cidade em que entrardes e vos receberem, comei o que se vos servir. 9.Curai os enfermos que nela houver e dizei-lhes: O Reino de Deus está próximo.
 
Ofertório/Col. 1, 25.
Tornei-me ministro de Cristo, de acordo com o encargo que Deus me deu, para que possa proclamar plenamente a palavra de Deus
 
Secreta
Recebe, Senhor, a pura oferta do exército da salvação, e deixa-a ser oferecida sem interrupção entre todos os povos na oração do bem-aventurado João, teu Confessor.
Pro Ss. Martyribus Para os Santos Mártires
Secreta Secreta
Obláta tibi, Dómine, múnera pópuli tui, pro tuórum honore Sanctórum, súscipe propítius, quǽsumus: et eórum nos intercessióne sanctífica. Por Dominum. Aceita com bondade, Senhor, rogamos, os dons oferecidos pelo teu povo em honra dos teus Santos e santifica-nos por sua intercessão.


Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/  Philipp. 3, 7.
As coisas que para mim foram ganhos, considerei-as como perda por amor de Cristo.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)
Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Restaurados pelos santos mistérios do vosso precioso Corpo e Sangue, Senhor, nós vos pedimos: que o exemplo do bem-aventurado João, vosso Confessor, nos leve a afirmar com fé o que ele acreditou e a pôr em prática o que ele pregou.

Pro Ss. Martyribus Para os Santos Mártires
Pós-comunhão Pós-comunhão
Sumptis, Dómine, sacraméntis, quǽsumus: ut, intercedéntibus beátis Martýribus tuis Dionýsio, Rústico et Eleuthério, ad redemptiónis ætérnæ proficiámus augméntum. Per Dóminum nostrum Iesum Christum, Fílium tuum: Qui tecum vivit et regnat. Tendo recebido os sacramentos, pedimos-te, Senhor, que através da intercessão dos teus abençoados Mártires Dionýsio, Rústico et Eleuthério, possamos obter deles uma maior redenção eterna.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário