sábado, 7 de outubro de 2023

07 de outubro dia de Nossa Senhora do Rosário

07/10 Sábado
Festa de Segunda Classe
Paramentos Brancos 
  Nossa  Senhora do Santo Rosário ou Nossa Senhora do Santíssimo Rosário) é o título recebido pela aparição mariana a São Domingos de Gusmão em 1208 na igreja de Prouille, em que Maria dá o rosário a ele.                                                                                          
Em agradecimento pela vitória da Batalha de Muret, Simon de Montfort construiu o primeiro santuário dedicado a Nossa Senhora da Vitória. Em 1572 Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa. Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário" e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Igreja Universal. A festa tem a classificação litúrgica de memória universal e é comemorada dia 7 de outubro, aniversário da batalha de Lepanto. 
  Nossa Senhora de Fátima (ou Nossa Senhora do Rosário de Fátima) é uma das designações atribuídas à Virgem Maria que, segundo os relatos da época e da Igreja Católica, apareceu repetidamente a três pastores, crianças na altura das aparições, no lugar de Fátima, tendo a primeira aparição acontecido no dia 13 de Maio de 1917. Estas aparições continuaram durante seis meses seguidos, sempre no mesmo dia (excetuando em Agosto). A aparição é associada também a Nossa Senhora do Santo Rosário, sendo portanto aceito a combinação dos dois nomes - dando origem a "Nossa Senhora do Santo Rosário de Fátima" - pois, segundo os relatos, "Nossa Senhora do Santo Rosário" teria sido o nome pelo qual a Virgem Maria se haveria identificado, dado que a mensagem que trazia consigo era um pedido de oração, nomeadamente, a oração do Santo Rosário.

Intróito
Alegremo-nos juntos no Senhor, porque a festa que hoje celebramos é a da Bem-Aventurada Virgem Maria. Esta solenidade alegra os Anjos e todos em coro louvam o Filho de Deus.
Sal. 44, 2.Do meu coração brotou uma palavra excelente, que consagro minhas obras ao meu Rei.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, cujo único Filho obteve para nós o preço da salvação eterna por sua vida, morte e ressurreição; fazei, rogamos-vos, que honrando estes mistérios por meio do santíssimo Rosário da Bem-Aventurada Virgem Maria, imitemos o que contêm e alcancemos o que prometem.
E comemorou S. Marci Papæ e Conf. :
Oração.Gregem tuum, Pastor ætérne, placátus inténde: et, per beátum Marcum Summum Pontíficem, perpétua protectionióne custódi; quem totíus Ecclésiae præstitísti esse pastórem. Per Dominum nostrum.Eterno Pastor da Igreja, olhe com bondade para o seu rebanho, proteja-o e guarde-o sempre. Pedimos-te isto através do Beato Papa Marcos, que colocaste como pastor à frente da Igreja.

Leitura da Epístola dos  
Provérbios 8,22-24,32-35
22 O Senhor me criou, como primícia de suas obras, desde o princípio, antes do começo da terra. 23 Desde a eternidade fui formada, antes de suas obras dos tempos antigos. 24 Ainda não havia abismo quando fui concebida, e ainda as fontes das águas não tinham brotado.32 E agora, meus filhos, escutai-me: felizes aqueles que guardam os meus caminhos. 33 Ouvi minha instrução para serdes sábios, não a rejeiteis. 34 Feliz o homem que me ouve e que vela todos os dias à minha porta e guarda os umbrais de minha casa! 35 Pois quem me acha encontra a vida e alcança o favor do Senhor. 

Gradual. Pr. 44, 5, 11 e 12.Propter veritátem, et mansuetúdinem, et iustítiam, et deducet te mirabíliter dextera tua. Pela verdade, mansidão e justiça, e que a tua destra te faça realizar maravilhas.
V/. Audi, filia, et vide, et inclinação aurem tuam: quia concupívit Rex specem tuam.V/. Ouça, minha Filha, veja e dê ouvidos: o Rei desejou sua beleza.
Aleluia, aleluia. V/. REF Solémnitas gloriósæ Vírginis Maríæ ex sémine Abrahæ, ortæ de tribu Iuda, clara ex stirpe David. Aleluia. Aleluia, aleluia. V/. Aqui está a Solenidade da gloriosa Virgem Maria da raça de Abraão, nascida da tribo de Judá, da nobre linhagem de Davi. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 1,26-38
 26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27 a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28 Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. 29 Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. 30 O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. 31 Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. 32 Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, 33 e o seu reino não terá fim. 34 Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? 35 Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. 36 Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, 37 porque a Deus nenhuma coisa é impossível. 38 Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela.

Ofertório/Ecl. 24, 25; 39, 17.
Em mim está toda a graça do caminho e da verdade; em mim está toda a esperança de vida e virtude: dei frutos como a roseira plantada perto das águas correntes.

Secreta
Nós oramos a Ti, Senhor, capacita-nos a oferecer esses dons como é apropriado; e pelos mistérios do Santíssimo Rosário, fazei-nos meditar sobre a vida, a paixão e a glória do vosso Filho único para sermos dignos de receber as suas promessas.
Pro S. Marco
secreta:Oblátis munéribus, quǽsumus, Dómine, Eccléiam tuam benígnus illúmina: ut, et gregis tui profíciat ubique succéssus, et grati fiant nómini tuo, te gubernánte, pastóres. Por Dominum. Graças à oferta destes presentes, concedei, Senhor, luz à vossa Igreja; faça o seu rebanho prosperar em todos os lugares, e digna-se a dirigir seus pastores para que eles sejam agradáveis ​​​​para Senhor.
Prefatio de B. Maria Virg. Prefácio da Bem-Aventurada Virgem Maria E nesta festa.

Comunhão/  Ecl. 39, 19.
Florescem flores como o lírio; exale seu perfume, emita ramos graciosos; cante um hino de louvor e bendiga ao Senhor em suas obras.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Rogamos a ti, Senhor, que sejamos ajudados pelas orações de tua Mãe santíssima, cujo Rosário celebramos, para receber a força dos mistérios que honramos e obter o efeito dos sacramentos que recebemos.

Pro S. Marco Pós-comunhãoRefectióne sancta enutrítam gubérna, quǽsumus, Dómine, tuam placátus Ecclesiam: ut, poténti moderatióne dirécta, et increménta libertátis accípiat et in religiónis integritáte persístat. Per Dominum nostrum. Senhor, dirige com amor a tua Igreja, que acaba de ser nutrida nesta santa mesa, para que, sob a tua orientação onipotente, veja crescer a sua liberdade e conserve a religião em toda a sua pureza.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário