quarta-feira, 25 de outubro de 2023

25 de outubro dia de São Crisanto e Santa Daria, Mártires

25/10 Quarta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos

 São Crisanto veio de Alexandria , filho de um nobre e  ilustre senador patrício chamado Polemius ou Poleon, sob o imperador Numeriano .Santos Crisanto e Daria (e, com eles, Claudia, Hilária, Jason e Mauro) foram martirizados em Roma, no ano de 283.Teve uma brilhante educação e aprendeu a amar as letras desde sua juventude. Adquiriu o Evangelho e as Epístolas e as leu com muito interesse. Maravilhava-se com as mensagens profundas do Evangelho, porém não entendia muitas coisas. A Providência Divina fez com que Crisanto conhecesse um sacerdote Carpóforo que lhe explicou detalhadamente a fé cristã. Aprofundando-se nos estudos do Evangelho e se sentindo iluminado com as verdades cristãs, Crisanto deixou os equívocos pagãos de sua família e foi batizado. Desejando converter outros pagãos à fé cristã, começou destemidamente a pregar o Evangelho. Quando seu pai, pagão, soube do batismo de seu filho, pretendendo afastá-lo do cristianismo, colocou-o num cárcere, deixando que passasse frio e fome neta  masmorra, vendo que tais meios falhou tentou dissuadi-lo pela volúpia, levando mulheres para sua cela, no entanto, teimosamente Crisanto na castidade; estas provações fortaleceram ainda mais a sua fé. Então seu pai o libertou e casou-o com Daria, uma sacerdotisa da deusa Vesta a bela virgem, esperando que ela pudesse persuadi-lo a voltar ao paganismo, ao contrário, Crisanto foi quem a converteu à fé cristã, e ela também foi batizada mas sob o acordo prévio feito com ela manteve casta em seu casamento, que concedeu liberdade de Crisanto e a possibilidade de continuar a espalhar a fé é cristã. Quando faleceu o pai de Crisanto, a casa do jovem casal tornou-se um lugar de refúgio e abrigo aos cristãos. Mais tarde, Crisanto e Daria foram denunciados ao magistrado romano Claudio como seguidores do cristianismo.  Testemunhando como suportavam os cruéis suplícios, e os milagres que operavam, Claudio também converteu-se ao cristianismo com sua esposa Hilária e seus filhos Jason e Mauro. Por ordem do imperador, Claudio foi afogado com uma pedra atada ao pescoço e os filhos foram decapitados. A mãe, Hilária, viu suas tumbas antes de ser martirizada. Crisanto e Daria, depois de sofrerem horríveis suplícios, foram enterrados vivos. Mais tarde os cristãos de Roma reuniram-se em uma caverna próxima ao lugar do martírio para homenageá-los; os pagãos, ao saberem disso, obstruíram a entrada da caverna e todos os que estavam lá dentro morreram de fome. Dentre os que morreram nomeiam-se o presbítero Deodoro e o diácono Mariano.

Intróito/ Esth. 13, 9 e 10-11.
Todas as coisas estão sujeitas à sua vontade, Senhor, e ninguém pode resistir a ela, pois você criou tudo, céu e terra, e todas as coisas que estão incluídas no curso do céu; você é o Senhor do universo.
Sal. 118, 1. Bem-aventurados aqueles que são limpos em seus caminhos, que caminham na lei do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Imploramos a Ti, Senhor, que mantenha sua família com a ajuda contínua de sua bondade, que, por sua proteção, eles possam ser libertados de todas as adversidades e serem fervorosos na prática de boas obras, para a glória de seu nome.

Leitura da Epístola dos
                              
Efésios 6,10-17
10.Finalmente, irmãos, fortalecei-vos no Senhor, pelo seu soberano poder. 11.Revesti-vos da armadura de Deus, para que possais resistir às ciladas do demônio. 12.Pois não é contra homens de carne e sangue que temos de lutar, mas contra os principados e potestades, contra os príncipes deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal (espalhadas) nos ares. 13.Tomai, por tanto, a armadura de Deus, para que possais resistir nos dias maus e manter-vos inabaláveis no cumprimento do vosso dever. 14.Ficai alerta, à cintura cingidos com a verdade, o corpo vestido com a couraça da justiça, 15.e os pés calçados de prontidão para anunciar o Evangelho da paz. 16.Sobretudo, embraçai o escudo da fé, com que possais apagar todos os dardos inflamados do Maligno. 17.Tomai, enfim, o capacete da salvação e a espada do Espírito, isto é, a palavra de Deus.

Gradual.Ps.89:1-2. Dómine,refúgium factus es nobis, a generatióne et progénie.Senhor, você fez nosso refúgio de geração em geração.
V/. Priúsquam montes fíerent aut formarétur terra et orbis: a sǽculo et usque in sǽculum tu es, Deus. Antes de as montanhas serem criadas, antes da terra ser formada e sua esfera, no início dos séculos e em todos os séculos, você é Deus.
Allelúia, allelúia. V/. Ps. 113, 1. Aleluia, aleluia.
Em éxitu Israël de Ægýpto, domus Iacob de pópulo bárbaro. O Allelúia. Quando Israel saiu do Egito, e a casa de Jacó do meio de um povo bárbaro. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Mateus 18,23-35                  
23.Por isso, o Reino dos céus é comparado a um rei que quis ajustar contas com seus servos.     24.Quando começou a ajustá-las, trouxeram-lhe um que lhe devia dez mil talentos. 25.Como ele não tinha com que pagar, seu senhor ordenou que fosse vendido, ele, sua mulher, seus filhos e todos os seus bens para pagar a dívida. 26.Este servo, então, prostrou-se por terra diante dele e suplicava-lhe: Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo! 27.Cheio de compaixão, o senhor o deixou ir embora e perdoou-lhe a dívida. 28.Apenas saiu dali, encontrou um de seus companheiros de serviço que lhe devia cem denários. Agarrou-o na garganta e quase o estrangulou, dizendo: Paga o que me deves! 29.O outro caiu-lhe aos pés e pediu-lhe: Dá-me um prazo e eu te pagarei! 30.Mas, sem nada querer ouvir, este homem o fez lançar na prisão, até que tivesse pagado sua dívida. 31.Vendo isto, os outros servos, profundamente tristes, vieram contar a seu senhor o que se tinha passado. 32.Então o senhor o chamou e lhe disse: Servo mau, eu te perdoei toda a dívida porque me suplicaste. 33.Não devias também tu te compadecer de teu companheiro de serviço, como eu tive piedade de ti? 34.E o senhor, encolerizado, entregou-o aos algozes, até que pagasse toda a sua dívida. 35.Assim vos tratará meu Pai celeste, se cada um de vós não perdoar a seu irmão, de todo seu coração.

Ofertório/São João. 136, 1.
Havia na terra de Hus um homem chamado Jó, simples, ereto, e temente a Deus. Satanás pediu para tentá-lo, e o poder foi dado a ele pelo Senhor sobre suas posses e sobre seu corpo. Ele fez com que ela perdesse todos os seus bens e filhos; Ele também atacou sua carne com uma úlcera dolorosa.

Secreta
Receba favoravelmente, Senhor, esses anfitriões por meio dos quais você desejou, em sua poderosa bondade, que sua justiça seja apaziguada e que a salvação seja restaurada para nós.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum.

Comunhão/ Ps. 118, 81, 84 e 86.
Minha alma estava esperando por sua salvação, eu esperava em sua palavra; quando julgará aqueles que me perseguem? Homens injustos me perseguiram; ajude-me, Senhor, meu Deus. (Quem não pode comungar em espécie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Tendo recebido o alimento da imortalidade, imploramos a você, Senhor, para nos fazer manter em um coração puro o que nossa boca recebeu.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário