terça-feira, 25 de outubro de 2022

25 de outubro dia de São Crisanto e Santa Daria, Mártires

25/10 Terça-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Brancos

 São Crisanto veio de Alexandria , filho de um nobre e  ilustre senador patrício chamado Polemius ou Poleon, sob o imperador Numeriano .Santos Crisanto e Daria (e, com eles, Claudia, Hilária, Jason e Mauro) foram martirizados em Roma, no ano de 283.Teve uma brilhante educação e aprendeu a amar as letras desde sua juventude. Adquiriu o Evangelho e as Epístolas e as leu com muito interesse. Maravilhava-se com as mensagens profundas do Evangelho, porém não entendia muitas coisas. A Providência Divina fez com que Crisanto conhecesse um sacerdote Carpóforo que lhe explicou detalhadamente a fé cristã. Aprofundando-se nos estudos do Evangelho e se sentindo iluminado com as verdades cristãs, Crisanto deixou os equívocos pagãos de sua família e foi batizado. Desejando converter outros pagãos à fé cristã, começou destemidamente a pregar o Evangelho. Quando seu pai, pagão, soube do batismo de seu filho, pretendendo afastá-lo do cristianismo, colocou-o num cárcere, deixando que passasse frio e fome neta  masmorra, vendo que tais meios falhou tentou dissuadi-lo pela volúpia, levando mulheres para sua cela, no entanto, teimosamente Crisanto na castidade; estas provações fortaleceram ainda mais a sua fé. Então seu pai o libertou e casou-o com Daria, uma sacerdotisa da deusa Vesta a bela virgem, esperando que ela pudesse persuadi-lo a voltar ao paganismo, ao contrário, Crisanto foi quem a converteu à fé cristã, e ela também foi batizada mas sob o acordo prévio feito com ela manteve casta em seu casamento, que concedeu liberdade de Crisanto e a possibilidade de continuar a espalhar a fé é cristã. Quando faleceu o pai de Crisanto, a casa do jovem casal tornou-se um lugar de refúgio e abrigo aos cristãos. Mais tarde, Crisanto e Daria foram denunciados ao magistrado romano Claudio como seguidores do cristianismo.  Testemunhando como suportavam os cruéis suplícios, e os milagres que operavam, Claudio também converteu-se ao cristianismo com sua esposa Hilária e seus filhos Jason e Mauro. Por ordem do imperador, Claudio foi afogado com uma pedra atada ao pescoço e os filhos foram decapitados. A mãe, Hilária, viu suas tumbas antes de ser martirizada. Crisanto e Daria, depois de sofrerem horríveis suplícios, foram enterrados vivos. Mais tarde os cristãos de Roma reuniram-se em uma caverna próxima ao lugar do martírio para homenageá-los; os pagãos, ao saberem disso, obstruíram a entrada da caverna e todos os que estavam lá dentro morreram de fome. Dentre os que morreram nomeiam-se o presbítero Deodoro e o diácono Mariano.

Intróito/ Dan. 3, 31, 29 e 35.
Tudo o que nos fizeste, Senhor, o fizeste com justiça, pois pecamos contra ti e não obedecemos aos teus mandamentos; mas glorifica o teu nome e trata-nos segundo a multidão das tuas misericórdias.
Sal. 118, 1.Bem-aventurados os que são puros em seus caminhos, que andam na lei do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Arrepende-te, Senhor, e concede perdão e paz aos teus fiéis, para que sejam purificados de todas as suas faltas e te sirvam com o coração cheio de confiança.

Leitura da Epístola aos                                                                                                                                           
Efésios 5,15-21 
15.Vigiai, pois, com cuidado sobre a vossa conduta: que ela não seja conduta de insensatos, mas de sábios16.que aproveitam ciosamente o tempo, pois os dias são maus.17.Não sejais imprudentes, mas procurai compreender qual seja a vontade de Deus.18.Não vos embriagueis com vinho, que é uma fonte de devassidão, mas enchei-vos do Espírito.19.Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos espirituais. Cantai e celebrai de todo o coração os louvores do Senhor.20.Rendei graças, sem cessar e por todas as coisas, a Deus Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo!21.Sujeitai-vos uns aos outros no temor de Cristo.

Gradual. Sal. 144, 15-16.Oculi ómnium in te sperant, Dómine: et tu das illis escam in témpore opportuno.Os olhos de todas as criaturas olham para ti, Senhor, e tu lhes dás comida no devido tempo.
V/. Aperis tu manum tuam: et imples omne ánimal benedictióne. Você abre sua mão e enche de bênçãos tudo o que respira.
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 107, 2.Aleluia, aleluia.Parátum cor meum, Deus, parátum cor meum: cantábo, e psallam tibi, gloria mea. Aleluia.Meu coração está pronto, ó Deus, meu coração está pronto; Cantarei e celebrarei os teus louvores na cítara, ó tu que és a minha glória. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho
 

São João 4,46-53                                                                             
46.Ele voltou, pois, a Caná da Galiléia, onde transformara água em vinho. Havia então em Cafarnaum um oficial do rei, cujo filho estava doente.47.Ao ouvir que Jesus vinha da Judéia para a Galiléia, foi a ele e rogou-lhe que descesse e curasse seu filho, que estava prestes a morrer.48.Disse-lhe Jesus: Se não virdes milagres e prodígios, não credes...49.Pediu-lhe o oficial: Senhor, desce antes que meu filho morra!50.Vai, disse-lhe Jesus, o teu filho está passando bem! O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. 51.Enquanto ia descendo, os criados vieram-lhe ao encontro e lhe disseram: Teu filho está passando bem.52.Indagou então deles a hora em que se sentira melhor. Responderam-lhe: Ontem à sétima hora a febre o deixou.53.Reconheceu o pai ser a mesma hora em que Jesus dissera: Teu filho está passando bem. E creu tanto ele como toda a sua casa.

Ofertório/Sal. 136, 1.
Junto aos rios da Babilônia nos sentamos e choramos, lembrando de ti, Sião.

Secreta
Nós Vos suplicamos, Senhor, que estes mistérios sejam um remédio celestial para nós e purifiquem nossos corações de seus vícios.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Sal. 118, 49-50
Lembra-te, Senhor, da tua palavra ao teu servo, aquela palavra em que me deste esperança; foi ela quem me consolou na minha humilhação.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Para que sejamos dignos de participar de seus dons sagrados, faça, nós te suplicamos, Senhor, que sempre obedeçamos aos teus preceitos.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário