quinta-feira, 5 de outubro de 2023

05 de outubro dia de São Plácido e Companheiros, Mártires

05/10 Quinta-feira
Festa de Quarta Classe
Paramentos Verdes
   Os sete anos, Plácido foi confiado aos cuidados de São Bento a fim de que recebesse uma boa educação.  Já no mosteiro, um dia, brincando às margens de um lago, Plácido desequilibrou-se e caiu na água.  Bento, que estava em seu quarto, teve a visão de que o menino estava se afogando e ordenou a um jovem monge que fosse salvá-lo.  Já fora de perigo, o menino contou ter visto a imagem de Bento o socorrendo.  Este evento, foi considerado miraculoso e o menino o tomou como um aviso para que se colocasse a serviço de Deus.

Quando atingiu a idade, Plácido entrou para o convento dirigido por São Bento.  Seu pai, homem muito rico e influente em Roma, apoiou sua decisão, de tal modo que doou à ordem vários terrenos na Sicília, ao sul da Itália,  para construção de novos conventos.

Bento, então, encarregou Plácido de dirigir o convento na Sicília, uma vez que os terrenos doados por seu pai estavam sendo ameaçados por especuladores.  Lá, Plácido fundou um mosteiro e construiu um novo convento e mais uma igreja, abrigando, assim, inúmeros religiosos passavam a sua vida trabalhando e dedicando-se à oração, à penitência e à caridade junto com outros monges no convento.                                                                                                   
Piratas avessos ao cristianismo desembarcaram na ilha e destruíram o Mosteiro que viviam santos mártirando Plácido, monge, discípulo de São Bento, abade; Eutíquio e Vitorino, seus irmãos; Flávia, virgem, sua irmã; Donato e Firmato, diáconos; Fausto e mais trinta monges, trucidados em defesa da fé de Nosso Senhor Jesus Cristo pelo pirata Manuca.                                 
Em Agosto de 1588, foram descobertos no coro de São João Batista de Messina três corpos de homens e um de mulher. Eram os de Plácido, dos dois irmãos e da irmã. Depois encontraram-se outros, mas o número de trinta foi ultrapassado. Desde então, a festa de São Plácido foi instituída para toda a Igreja, e o seu nome passou a figurar no martirológio romano Mais tarde, aprisionado pelos sarracenos, morreu nas mãos dos piratas Manuca, com outros irmãos. Diz assim o resumo do martirológio.
 
 
Intróito/ Eccli. 36, 18.
Dá paz, Senhor, aos que esperam por ti, para que os teus profetas sejam achados fiéis; ouve as orações do teu servo e as do teu povo Israel.
Ps. 121, 1.Alegrei-me com estas palavras que me foram ditas: Entraremos na casa do Senhor.
V/. Glória Patri.

Coleta
Senhor, nós te imploramos, que a operação de tua graça dirija nossos corações, pois sem ti não podemos agradar-te.

Leitura da Epístola  

I Coríntios 1,4-8
4. Não cesso de agradecer a Deus por vós, pela graça divina que vos foi dada em Jesus Cristo. 5. Nele fostes ricamente contemplados com todos os dons, com os da palavra e os da ciência, 6. tão solidamente foi confirmado em vós o testemunho de Cristo. 7. Assim, enquanto aguardais a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo, não vos falta dom algum. 8. Ele há de vos confirmar até o fim, para que sejais irrepreensíveis no dia de nosso Senhor Jesus Cristo.

Graduale. Ps. 121, 1 et 7.Lætátus sum in his, quæ dicta sunt mihi : in domum Dómini íbimus. Alegrei-me com estas palavras que me foram ditas: Entraremos na casa do Senhor.
V/. Fiat pax in virtúte tua : et abundántia in túrribus tuis.Que a paz esteja em sua força e abundância em suas torres.
Allelúia, allelúia. V/.Ps. 101, 16. Alléluia, alleluia.Timébunt gentes nomen tuum, Dómine, et omnes reges terræ glóriam tuam. Allelúia.As nações temerão o teu nome, Senhor, e todos os reis da terra, a tua glória. Alléluia.

Sequência do Santo Evangelho 

São Mateus 9,1-8 
1. Jesus tomou de novo a barca, passou o lago e veio para a sua cidade. 2. Eis que lhe apresentaram um paralítico estendido numa padiola. Jesus, vendo a fé daquela gente, disse ao paralítico: "Meu filho, coragem! Teus pecados te são perdoados." 3. Ouvindo isto, alguns escribas murmuraram entre si: "Este homem blasfema." 4. Jesus, penetrando-lhes os pensamentos, perguntou-lhes: "Por que pensais mal em vossos corações? 5. Que é mais fácil dizer: Teus pecados te são perdoados, ou: Levanta-te e anda? 6. Ora, para que saibais que o Filho do Homem tem na terra o poder de perdoar os pecados: Levanta-te - disse ele ao paralítico -, toma a tua maca e volta para tua casa." 7. Levantou-se aquele homem e foi para sua casa. 8. Vendo isto, a multidão encheu-se de medo e glorificou a Deus por ter dado tal poder aos homens.

Ofertório/Exodi 24, 4 et 5.
Moisés consagrou um altar ao Senhor, oferecendo sobre este altar holocaustos e vítimas de imolação; ele fez na presença dos filhos de Israel o sacrifício da tarde, um sacrifício de cheiro agradável ao Senhor Deus.

Secreta
Ó Deus, que pelas admiráveis ​​trocas realizadas neste sacrifício, nos tornas participantes de tua soberana e única divindade, concedei-te, suplicamos-te, que, conhecendo a tua verdade, a sigamos tendo uma conduta digna de nossa fé.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando é retomada a Missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum .

Comunhão/ Sal. 75, 12-13.
Tome anfitriões e entre em seus tribunais; adorar o Senhor em seu santo templo.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Alimentados pelo teu dom sagrado, damos-te graças, Senhor, implorando a tua misericórdia para que nos tornes dignos desta participação.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.