quinta-feira, 12 de outubro de 2023

12 de outubro dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil

12/10 Quinta-feira 
Festa de Primeira Classe para o Brasil
Paramentos Brancos 
 12 de outubro dia de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil
304ANOS DE APARIÇÃO



 
Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada padroeira do Brasil pelo Papa Pio XI, em 16 de Julho de 1930, assinou o Decreto constituindo Nossa Senhora da Conceição Aparecida Padroeira e Rainha do Brasil. Ele legitimou um fato já consagrado pelo povo. Devotos do Brasil todo vinham a Aparecida prestar-lhe sua homenagem.
 Maria, minha querida e terna Mãe,colocai vossa mão sobre minha cabeça. Guardai minha mente, coração e sentidos para que eu não cometa o pecado. 
Santificai meus pensamentos, sentimentos, palavras e ações, para que eu possa agradar a vós e ao vosso Jesus e meu Deus. E assim, possa partilhar da vossa felicidade no céu. Jesus e Maria, dai-me vossa bênção:+ em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
 
Depois de 1 ano que Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi  proclamada padroeira e Rainha do Brasil pelo Papa Pio XI, relata-se que enfrente da Igreja de São Francisco de Paula cerca de um milhão de pessoas foram prestar suas homenagens à  Padroeira naquele dia 31 de maio de 1931. De manhã, o ponto alto foi a Santa Missa Campal celebrada , onde a multidão de um milhão de pessoas cantou e rezou.
O  Rio de Janeiro, antiga capital brasileira, perante está  multidão, do Presidente da República, Dr. Getúlio Vargas, do Corpo Diplomático, de 25 bispos, do Núncio Apostólico, Dom Aloísio Masela, de autoridades civis e militares. O Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Sebastião Cardeal Leme, consagrou oficialmente o Brasil à proteção de Nossa Senhora da Conceição Aparecida.                                                                                                           
Notícias de jornais da época relatam que a imensa multidão cerca de um milhão repetiu com entusiasmo as palavras da consagração da nação e do povo a Nossa Senhora, proferidas por Dom Leme. Era o Brasil que se consagrava à sua Senhora e Mãe:
“Senhora Aparecida, o Brasil é vosso!
Rainha do Brasil, abençoai a nossa gente.
Paz ao nosso povo! Salvação para a nossa Pátria!
Senhora Aparecida, o Brasil vos ama,
O Brasil, em vós confia!
Senhora Aparecida, o Brasil vos aclama,
Salve Rainha!”

Santas Missas Campais por todo o Rio de Janeiro. Era celebrada, ao mesmo tempo, em frente a Igreja de Sant’Anna, Santa Missa campal em louvor de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil e protetora especial do jubileu. Celebrante, Dom José Pereira Alves, bispo de Niterói. Comparecimento de sua eminência e de vários prelados.

Intróito/ Isa. 61, 10
Regozijar-me-ei com grande alegria no Senhor, e a minha alma se alegrará no meu Deus; porque me vestiu com as vestes da salvação; e me adornou com os ornamentos da justiça, como uma noiva adornada com as suas jóias.
Sal. 29, 2Eu te exaltarei, Senhor, porque me levantaste e não alegraste meus inimigos por mim.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que pela Imaculada Conceição da Virgem preparou para o vosso Filho uma morada digna dele, nós vos imploramos, Vós que, antecipando a morte deste mesmo Filho, a preservastes de toda mancha, concedei-nos, por sua intercessão , para ser purificado e chegar até ti.

Leitura da Epístola do

Apocalipse 12, 1,5,14 e 15    
1.Apareceu em seguida um grande sinal no céu: uma Mulher revestida do sol, a lua debaixo dos seus pés e na cabeça uma coroa de doze estrelas. 5.Ela deu à luz um Filho, um menino, aquele que deve reger todas as nações pagãs com cetro de ferro. Mas seu Filho foi arrebatado para junto de Deus e do seu trono. 14.Mas à Mulher foram dadas duas asas de grande águia, a fim de voar para o deserto, para o lugar de seu retiro, onde é alimentada por um tempo, dois tempos e a metade de um tempo, fora do alcance da cabeça da Serpente. 15.A Serpente vomitou contra a Mulher um rio de água, para fazê-la submergir.

Gradual. Judith 13, 23.Benedita é você. Virgo María, a Dómino, Deo excélso, præ ómnibus muliéribus super terram. Bendita és tu, ó Virgem Maria, pelo Senhor Deus Altíssimo, mais do que todas as mulheres da terra.
V/. Ibid. 15, 10. Tu glória Ierúsalem, tu lætítia Israel, tu honorificéntia pópuli nostri.V/. Você, glória de Jerusalém; você, alegria de Israel; você, honra do nosso povo.
Aleluia, aleluia. V/. Não pode. 4, 7. Tota pulchra es, María: et mácula originális non est in te. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 1,26-28 

26.No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,27.a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. 28.Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo.

Ofertório/ Lucas. 1, 28.
Ave Maria, cheia de graça: o Senhor é convosco: bendita és entre as mulheres, Aleluia.

Secreta
Recebe, Senhor, a hóstia salutar que te oferecemos na solene comemoração da Imaculada Conceição da Bem-Aventurada Virgem Maria, e concede-nos que, assim como confessamos que ela foi liberta de toda mancha por tua graça que a advertiu, nós possa assim, por sua intercessão, ser liberto de todas as nossas faltas.

Prefatio de B. Maria Virg. E você em Conceptióne imaculáta. Prefácio da Bem-Aventurada Virgem Maria E na Imaculada Conceição.

Comunhão/ São Lucas. 12, 42.
Coisas gloriosas foram ditas de você, Maria: porque o Poderoso fez grandes coisas por Ti.(Quem não pode comungar em espécie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor, nosso Deus, que este sacramento que recebemos repare em nós as feridas desta falta da qual, por um privilégio muito especial, preservaste Maria em sua Imaculada Conceição.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário