segunda-feira, 13 de novembro de 2023

13 de novembro dia de São Diogo, Confessor

13/11 Segunda-feira
Festa de Terceira Classe
Paramentos Brancos
 Confessor Seus pais pobres colocamos como uma criança sob os cuidados de uma vida eremita não muito longe de San Nicolás del Puerto de Sevilha - Espanha , sua cidade natal. Sentindo-se chamado para a vida religiosa, ele solicitou a admissão à Ordem Franciscana no convento de Arizafa e foi recebido como um irmão leigo. Em 1445 ele foi escolhido guardião da comunidade franciscana na Ilha das Canárias de Fuerteventura , onde, em 1446, os franciscanos Observantist fundou o Convento de São Boaventura. Há, porém, foi uma exceção às regras comuns para um irmão estava a ser feito superior; seu grande zelo, prudência e santidade justificou esta escolha. Em 1449, ele foi chamado de volta para a Espanha, onde ele foi a Roma para assistir à canonização de Bernardino de Sena , em 1450. No Alatraz ele cumpriu o escritório humilde de enfermeiro no Convento de Ara Coeli , e seus biógrafos gravar a cura milagrosa de muitos a quem ele participou, por sua intercessão piedosa. Ele foi finalmente chamado de volta para a Espanha e foi enviado por seus superiores para o Convento de Santa Maria de Jesus, em Alcalá, onde passou os últimos anos de sua vida em penitência, solidão na contemplação. Lá, ele morreu em 12 novembro de 1463 devido a um abscesso. Foi dito que ele espantou a todos que, em vez de odor uma fragrância, emitida a partir de sua infecção. Seu corpo foi também permanecido intacto , não sofreu rigor da morte e continuou a emitir um odor agradável. São Diogo foi canonizado pelo Papa Sisto V , em 1588.
 

Intróito/ Sal. 36, 30-31
A misericórdia do homem é exercida para com o próximo; mas a misericórdia de Deus se estende a toda carne. Aquele que tem misericórdia ensina e corrige, como um pastor faz com seu rebanho.
Sal. 1, 1.Bem-aventurado o homem que não andou no conselho dos ímpios, que não parou no caminho dos pecadores, e que não se assentou no púlpito da peste.
V/. Glória Patri.


Coleta
Ó Deus Todo-Poderoso e eterno, que, por uma providência admirável, escolhe o que há de mais fraco no mundo para confundir o que há de mais forte; sê favorável à nossa humildade e concede-nos, graças às piedosas orações do teu bendito Confessor Didace, ser elevados aos céus para a glória eterna.


Epístola extraída 

I Coríntios 4,9-14                                                                                                    
9 Porque, ao que parece, Deus nos tem posto a nós, apóstolos, na última classe dos homens, por assim dizer sentenciados à morte, visto que fomos entregues em espetáculo ao mundo, aos anjos e aos homens. 10 Nós, estultos por causa de Cristo; e vós, sábios em Cristo! Nós, fracos; e vós, fortes! Vós, honrados; e nós, desprezados! 11 Até esta hora padecemos fome, sede e nudez. Somos esbofeteados, somos errantes, 12 fatigamo-nos, trabalhando com as nossas próprias mãos. Insultados, abençoamos; perseguidos, suportamos; caluniados, consolamos! 13 Chegamos a ser como que o lixo do mundo, a escória de todos até agora... 14 Não vos escrevo estas coisas para vos envergonhar, mas admoesto-vos como meus filhos muitos amados da vida.
 
Gradual. Sal. 106, 8-9.Confiteántur Dómino misericórdiæ eius: et mirabília eius fíliis hóminum.Louvem ao Senhor por sua misericórdia e por suas maravilhas para com os filhos dos homens.
V/. Quia satiávit ánimam inánem: et ánimam esuriéntem satiavit bonis.V/. Pois ele satisfez a alma cansada, e encheu a alma faminta de coisas boas.
Aleluia, aleluia. V/. Prov. 31, 20. Manum suam apéruit ínopi: et palmas suas exténdit ad páuperem. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Ele abriu a mão para os necessitados e estendeu os braços para os pobres.

Sequência do Santo Evangelho

São Lucas 12, 32-34
32 Não temais, pequeno rebanho, porque foi do agrado de vosso Pai dar-vos o Reino. 33 Vendei o que possuís e dai esmolas; fazei para vós bolsas que não se gastam, um tesouro inesgotável nos céus, aonde não chega o ladrão e a traça não o destrói. 34 Pois onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração.
Ofertório/São João. 29, 14-16.
Revesti-me de justiça, e a equidade me serviu de manto e diadema. Fui olho de cego e pé de coxo; fui pai de pobre.

Secreta
Ó Deus Todo-Poderoso, por favor, conceda-nos que esta oferta que nossa baixeza apresenta a você em honra de seus santos possa ser aceitável para você por causa deles, e possa nos purificar em nosso corpo, bem como em nossa alma.


Comunhão/ São  Lucas. 6, 38.
Dai, e dar-se-vos-á: uma boa medida será derramada no vosso seio, espremida e sacudida, e transbordará.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Suplicamos-te, ó Deus Todo-Poderoso, que tendo recebido o alimento celestial e abençoado Didace, teu Confessor, intercedendo por nós, possamos, graças à sua ajuda, estar equipados contra todas as adversidades.
 


 Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário