segunda-feira, 1 de março de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCXCVIII (698) – (28 de novembro de 2020)


MADIRAN – 6 PROPOSIÇÕES

“Deus, por favor, afasta-te. Por favor, sai do caminho.

Já nos cansamos de ti. Já tiveste tua hora!"


 Do Prólogo do livro de Jean Madiran, A Heresia do Século XX, apresentado brevemente no nº 690 destes "Comentários" há oito semanas, os leitores podem lembrar-se da rejeição do mesmo Madiran à heresia em questão quando diz que ela é "noite”, “vazio” e “nada". No entanto, depois do Vaticano II, e até hoje, essa heresia apresentou um poder devastador para destruir a Fé Católica, a liturgia, a Igreja e as almas, que ainda eram católicos antes do Concílio, e por isso Madiran dá a seus leitores um relato do “nada". Ele apresenta este relato nas partes III, IV e V de seu livro, onde analisa as sete principais Proposições da heresia, selecionadas por ele mesmo dos escritos do Bispo Schmitt, a quem acusa de ter promovido o nada devastador da nova religião conciliar. Aqui, em negrito, estão todas as sete Proposições em ordem, seguidas por um breve resumo dos comentários de Madiran.

1 O mundo em mudança de hoje impõe uma mudança no conceito mesmo de salvação trazido por Cristo,

2 e mostra que a ideia da Igreja sobre o plano de Deus não era, até agora, suficientemente evangélica.

3 A fé ouve o mundo.

4 A socialização não é apenas um fato inelutável da história mundial. Também é uma graça.

5 Nenhuma época anterior à nossa foi capaz de compreender melhor o ideal evangélico da fraternidade praticada.

6 Em um mundo voltado para o futuro, a esperança cristã adquire todo o seu significado.

7 A lei natural é a expressão da consciência coletiva da humanidade. (Esta sétima Proposição é tão devastadora que Madiran reservará para ela toda a Parte V.)


1 As duas primeiras Proposições já foram analisadas por Madiran na parte anterior de seu livro, então da primeira (P1) ele apenas acrescenta aqui que ela é o princípio necessário e suficiente de toda essa nova religião. Poder-se-ia resumir deste modo: assim como o catolicismo é “todo tradição”, o modernismo é “todo mudança”.

2 A P2 começa a explicar a P1, ou seja, começa a especificar qual mudança é necessária. Assim como inúmeros sistemas desde o protestantismo que protesta contra o catolicismo, ele apela falsamente ao Evangelho contra a Igreja.

3 A P3 deixa claro que a P1 e a P2 mudaram aquilo em que os crentes daqui por diante devem crer: tal como os católicos costumavam crer em Deus porque Ele é Deus, agora eles devem crer no mundo porque este é o mundo.

4 E crer no mundo moderno significa crer no seu grande movimento de socialização ou coletivismo, ou seja, no comunismo, porque não só o movimento é inevitável, mas também uma graça religiosa (!).

5 Em outras palavras, "a salvação de Cristo" (P1) e "o plano de Deus" (P2) tornaram-se meras palavras, guardadas como relíquias do passado, mas com todo o significado sobrenatural e a realidade esvaziados.

6 Da mesma forma, toda esperança sobrenatural e a luta pelo Céu de Deus se esvaziam e se cumprem – melhor – pela modernidade. Pois nunca antes em todos os 20 séculos de história da Igreja os cristãos compreenderam tão bem a esperança cristã como nós, os homens de hoje, que lutamos juntos pela Admirável Nova Ordem Mundial (!).

No comentário final, Madiran observa como todas as seis Proposições que selecionou do Bispo Schmitt se articulam. Assim, P1 é o trampolim das outras seis. Mas por que essa mania de mudança, que é tão clara também em todos os políticos modernos? Porque antes da era moderna, tudo costumava fundar-se em Deus, e girar em torno d’Ele. Mas agora o homem rejeita a Deus. Portanto, tudo deve ser mudado, (P2) com o homem em lugar de Deus no centro, e (P3) com o mundo do homem como o horizonte completo. Essa centralização no homem (P4) não pode ser revertida, mas (P4) é tão boa quanto uma religião, e (P5) os homens nunca estiveram mais preparados do que hoje para se centrarem no homem, ou (P6) para olhar para o futuro humano da humanidade. A sincronização deste sistema, com sua eliminação de Deus e a deificação do homem, com o comunismo é clara. Ficará ainda mais clara com (P7) a eliminação da natureza e da lei natural. Os distúrbios de verão nos EUA não tiveram como objetivo a eliminação final do Deus Todo-Poderoso? Senhor, tende piedade de nós!

                                                                                                                 Kyrie eleison.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.