quarta-feira, 10 de março de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCCVII (707) – (30 de janeiro de 2021)

 

SEGUNDO DILÚVIO 

Do primeiro Dilúvio surgiu uma idade de ouro.

Do segundo surgirá um grande triunfo da Igreja.

Repito: o principal ator do drama mundial do covid que se desenrola ao nosso redor é ninguém menos que o Deus Todo-Poderoso. É claro que Ele não desempenha nenhum papel na multidão de pecados envolvidos, como pecados, mas foi Ele quem criou o universo, e é quem sustenta a existência de tudo o que criou por cada momento que existe. Sem esse sustento, a criação colapsaria de novo no nada. E com que propósito Ele criou o universo? Para povoar Seu céu com criaturas racionais, angélicas ou humanas, que terão feito uso de sua existência e de seu livre arbítrio que Ele também lhes deu para escolher, segundo as condições d’Ele, para aceitar Sua oferta de felicidade eterna com Ele mesmo em Seu Céu. E com uma sabedoria divina muito acima de todo o entendimento humano, Ele administra toda a vida aqui na terra, de modo que cada alma humana que atinge a idade da razão não só tenha provações suficientes para assegurar-se de que O ama o suficiente para merecer o Céu, mas também a graça real suficiente para assegurar-se de que pode ir para o Céu, se assim o deseja.

Portanto, é Deus quem dirige, em última instância, o que podemos chamar colapso do Ocidente, assim como Ele dirigiu o Dilúvio nos tempos de Noé, para castigar a humanidade pecadora e para impedi-la de povoar o Inferno em vez do Céu. Na verdade, o castigo também foi uma grande misericórdia, porque toda a humanidade havia “corrompido seus caminhos” (Gênesis VI, 11-12), de modo que, sem dúvida, uma grande multidão de homens estava a caminho da condenação eterna e tendo êxito – como nos dias de hoje – em levar praticamente todos consigo. Esse foi o efeito do pecado original, ao longo dos aproximadamente mil anos transcorridos desde Adão e Eva. Mas à medida que os homens progressivamente perceberam que as águas crescentes do Dilúvio não lhes iam deixar escapar, uma minoria deles terá aproveitado a lenta ascensão das águas para fazer um ato de contrição suficiente para salvar suas almas para a eternidade. Pergunte a qualquer uma dessas almas, agora no céu, se o Dilúvio não foi um imenso ato da misericórdia de Deus!

E o mesmo se dá hoje. A humanidade corrompeu seus caminhos, em toda a terra, com o materialismo ocidental, e pior do que nos tempos de Noé, porque desta vez a Encarnação aconteceu, e depois de beneficiar-se dela por um tempo, desta vez os homens rejeitaram não apenas Deus, mas também o Deus encarnado, visivelmente crucificado por eles, para dotá-los de uma Igreja que os ajude a salvar suas almas. No entanto, desta vez até mesmo Seus próprios clérigos praticamente O rejeitaram, desde o Vaticano II. Passaram-se 56 anos desde o fim do Vaticano II, e a corrupção está avançando muito rápido. Ora, alguém pode acusar Deus de ter tido pressa em golpear da maneira que golpeou em 2020? Dificilmente. Ou alguém pode dizer que Ele começou a golpear com mão pesada? Dificilmente, quando se pensa nos infortúnios como o colapso econômico total ou as guerras civis ou fomes anunciadas para os próximos anos. E se e quando estes vierem, pela malícia dos homens (e somente com a permissão de Deus), quem poderá dizer que não foram merecidos?

No entanto, Deus é paciente com cada um de nós, e Sua misericórdia é eterna, só que deve golpear e continuar golpeando forte o suficiente até que aprendamos nossa lição, e até que comecemos a pensar novamente em chegar ao Céu. Pois para muitos de nós a lição, por mais dura que seja, chegará tarde demais, e dará origem apenas a maldições, contra Ele, contra nossos semelhantes, contra a vida, contra os políticos, contra qualquer pessoa, exceto a única pessoa verdadeiramente responsável pela minha própria angústia, que é: eu mesmo.

Portanto, em tudo que está por vir, verei a mão (sem pecado) de Deus, e me ajoelharei para rogar a Ele que tenha misericórdia de nós, pobres pecadores. Os homens já não podem limpar sua bagunça, ao contrário, só podem piorá-la. Com a graça de Deus terei compaixão de todos eles, e farei o que puder para ajudá-los a salvar suas almas, mas somente de Deus esperarei verdadeiras soluções. E Ele, pelo menos, terá a sabedoria e o poder de dirigir tudo para o melhor; isto eu sei de antemão.

Kyrie eleison. 


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.

Rezem todos os dias o Santo Rosário.