segunda-feira, 8 de março de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCCV (705) – (16 de janeiro de 2021)

 

PERGUNTAS SOBRE A FSSPX
 

Os sacerdotes da Fraternidade estão sendo enganados.

A sedução mundial atualmente é muito forte!

Um leitor destes “Comentários” indubitavelmente preocupado com o que vê ou ouve sobre a Fraternidade Sacerdotal São Pio X estar sendo menos fiel do que costumava ser e deveria ser, tem em mente algumas possíveis explicações. Assim, o autor destes “Comentários” oferece algumas considerações para responder a alguns de seus questionamentos.

1. Houve rumores de infiltração na FSSPX. Alguns desses rumores sugerem que houve um complô para infiltrarem-se na Fraternidade desde o início; outros argumentam que levou algum tempo para que a Fraternidade fosse infiltrada.

Sem dúvida, os inimigos clássicos da Igreja, que observaram de perto Nosso Senhor em Seu tempo, discerniram rapidamente que tipo de ameaça às suas intrigas o Arcebispo Lefebvre, sua Fraternidade Sacerdotal São Pio X e sua nova geração de sacerdotes fiéis, representavam. No entanto, eu, pelo menos, não posso dizer que já reconheci algum infiltrado inimigo claro e consciente. Mas o que pude reconhecer foram os filhos sacerdotais do Arcebispo, formados sob seus cuidados, mas que deixaram de reconhecer o que antes reconheciam, a saber, a necessidade de obedecer apenas seletivamente às ordens vindas das autoridades da Igreja conciliar em Roma e nas dioceses. Esses sacerdotes percorreram um longo caminho não exatamente para  infiltrar-se, mas para mudar a FSSPX desde dentro. Se hoje ela ainda estivesse defendendo a fé tal como o Arcebispo fez, poderia estar fazendo muito bem a uma multidão de católicos que agora estão acordando para a traição do Vaticano II, ajudando-os a ver como e onde está sobrevivendo a verdadeira Igreja. Em vez disso, a lealdade dos líderes da FSSPX agora parece ter-se voltado para os oficiais do Vaticano II em Roma, e a muitas almas que ela poderia ter convertido, agora confunde mais do que converte.

2. Então a FSSPX foi infiltrada? E, em caso afirmativo, por quem?

Falando propriamente, por infiltração formal, talvez não. Mas, falando em termos gerais, por um abandono muitas vezes inconsciente da visão que o Arcebispo tinha do Vaticano II e de seus oficiais, sim. O problema tem sido um avanço gradual do fluxo da fantasia universal de hoje, e uma correspondente perda de apoio na realidade, mais por parte dos líderes da FSSPX no quartel general que por parte dos humildes sacerdotes em campo. O problema desses líderes tem sido menos em sua doutrina católica do que em sua aplicação desse ensino ao século XXI, onde eles falharam em compreender todo o mal do mundo moderno. Eles são muito “legais”.
 
 3. Alguns blogs apontaram para uma família judia austríaca de nome “Von Gutmann”, a quem  os Rothschilds deram originalmente um  “empurrão” financeiro. Essa família, segundo Maximillian Krah, doou dinheiro para a FSSPX por meio de uma Fundação. Quem é esta família, e por que está dando dinheiro para a FSSPX?

 É uma família judia da Áustria, mas, até onde posso recordar-me, a Sra. Von Gutmann que citas era uma convertida de boa-fé, e deixou uma grande quantia de dinheiro para a FSSPX na Áustria, para ajudar a Tradição Católica a prosperar por lá.

 4. Há rumores na Internet de que o Arcebispo Lefebvre era sedevacantista... Isto é verdade?

O Arcebispo teve sempre, desde Paulo VI, uma certa simpatia pelo sedevacantismo como solução possível para o problema teológico gravíssimo dos Vigários de Cristo que destruíam a Igreja. Por duas vezes ele considerou em público a possibilidade – em 1976 e em 1985 – de que os supostos Papas em Roma não teriam sido Papas reais. Mas ele nunca se decidiu por essa solução, e com frequência somente a considerou para rechaçá-la. Ele considerava que ela levantava mais problemas do que resolvia.

5. Por que a atual liderança da FSSPX não se reconcilia com Roma? O que o Senhor pensa sobre isto?

Acho que muitos dos melhores sacerdotes da Fraternidade ainda pensam tal como o Arcebispo sobre a Roma e os romanos de hoje, e por isso nos braços destes os líderes da FSSPX não caem. Mas é melhor esses sacerdotes terem cuidado!

Kyrie eleison. 


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.