sexta-feira, 5 de março de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCCII (702) – (26 de dezembro de 2020)

 

MADIRAN – TRAIÇÃO


De Deus viemos. Para Deus estamos destinados,

Por Cristo. Há outro meio? Não.

Em maio de 1968, em Paris, ocorreram distúrbios estudantis tão radicais e duradouros que atraíram a atenção da mídia de todo o mundo. Pela subversão teórica e pela destruição prática de tudo que até então constituía o modo de vida ocidental, são comparáveis ​​aos distúrbios que assolaram muitas cidades dos Estados Unidos no verão passado (de 2020). Na verdade, os distúrbios de Paris inspiraram a sexta e última parte do livro de Jean Madiran, A Heresia do século XX, porque ilustraram, em forma de livro fotográfico, o que todo o seu livro vinha tentando dizer: a civilização católica está tornando-se comunista, e isso é uma grande traição, e os Bispos católicos são os traidores. Daí os três capítulos da Parte Seis do livro: 1) Maio de 68 é a traição final dos Bispos, 2) Eles repudiam os verdadeiros católicos, 3) Eles traem o verdadeiro cristianismo.

No Capítulo Um, Madiran conta como em Paris, na primavera de 1968, os estudantes rebeldes, assim como os desordeiros do verão nos EUA, ameaçaram destruir a civilização ocidental, e o comentário oficial dos Bispos franceses foi: “É um movimento amplo que pede uma nova sociedade”; e estavam eles prontos para recebê-la em nome do Vaticano II. Em sua declaração oficial, um mês depois, disseram: “A Revolução de 1968 divide o povo a favor e contra, mas nós, Bispos, somos a favor”. Na verdade, diz Madiran, para aqueles que se rebelam, os fins justificam os meios, então eles fizeram tal uso da força, de mentiras e de artimanhas para conseguirem o que queriam, que provocaram um contramovimento ainda mais “amplo”. Mas o que importa para os Bispos modernos a subversão radical de toda a lei natural e a civilização cristã? Nenhum deles acredita que o comunismo seja uma traição. Mas é um movimento de reforma? Isso é apenas uma mentira e uma armadilha, diz Madiran.

No segundo capítulo, ele conta como, para agraciarem-se com os revolucionários de esquerda, os Bispos tiveram de levar-lhes em uma bandeja as cabeças dos católicos mais fiéis da direita, também conhecidos como os "integristas", ou seguidores do catolicismo integral. (Aqui está exatamente o motivo pelo qual, nos anos de 1970, o Papa Paulo VI fez tão grandes esforços para paralisar o Arcebispo Lefebvre; mas Deus tinha outras ideias. No entanto, apenas mais alguns anos, e o que tinha sido sua Fraternidade passaria a ansiar pela aprovação da Roma modernizada.) Na década de 1960, os Bispos franceses começaram a falar pelos dois lados da boca. À esquerda diziam: “Oh, por favor, não nos tome por conservadores ou integristas, somos revolucionários como vocês”, enquanto à direita eles diziam: “Oh, por favor, não pense que estamos mudando alguma coisa”. E desde então esses Bispos vinham tentando seguir em duas direções ao mesmo tempo – uma receita para a paralisia. Mas sempre evitavam enfrentar os “integristas” com argumentos diretos, pois haviam renunciado ao terreno elevado da verdade.

No último capítulo de todo o seu livro, Madiran finaliza sua condenação aos mesquinhos Bispos franceses. O mundo moderno não é bom, é carregado de mentiras em todos os âmbitos: a evolução, os seis milhões, o onze de setembro,  o covid, e essas são somente algumas das falsidades de maior destaque. Mas o que deu errado? Os estudantes mal o sabiam, porque, na maioria das vezes, haviam ouvido que o mundo moderno é maravilhoso. Mas se isso é verdade, instintivamente querem derrubá-lo. No entanto, a Igreja Católica, embora também não acredite na modernidade, sabe exatamente o que deu errado, e, em 1864, publicou uma lista importante com 80 desses erros – o Syllabus de Erros do Papa Pio IX. Esta é a doutrina que os Bispos deveriam ter ensinado aos estudantes, porque se eles tivessem aprendido bem, poderiam ter estado reconstruindo toda a "civilização ocidental" desde os anos de 1960. Aconteceu, porém, que, no Vaticano II, os Bispos de todo o mundo preferiram juntar-se aos comunistas em vez de lutar contra eles, e os estudantes foram transformados em bárbaros, e toda a civilização cristã foi traída.

Referindo-se aos Bispos, Madiran acrescenta uma última palavra ao seu livro:  “Desgraçados!”.

A análise da Heresia do século XX é clara. As lições da década de 2020 para os EUA em particular são abundantes. Talvez só um desastre em grande escala permitirá à humanidade aprendê-las. No entanto, como disse o Bispo Butler no século XVIII: “As coisas são o que são. Suas consequências serão o que serão. Por que então devemos tentar enganarmo-nos a nós mesmos?”.

Kyrie eleison.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.

Rezem todos os dias o Santo Rosário.