domingo, 14 de março de 2021

Comentários Eleison – por Dom Williamson Número DCCXI (711) – (27 de fevereiro de 2021)

 

“INFILTRADOS” INCONSCIENTES


Como pode alguém praticar o mal sem perceber?

Hoje, preciso da graça de Deus para permanecer em alerta.

 Nestes “Comentários” de três semanas atrás, em que um leitor procurava uma explicação para o declínio da Fraternidade Sacerdotal São Pio X depois da morte em 1991 de seu fundador, Dom Lefebvre, levantou-se a questão de uma possível infiltração na FSSPX por inimigos da Tradição Católica. Houve infiltrados? Estes "Comentários" assumiram a posição de que nunca se descobriu nenhum infiltrado consciente ou evidente, mas havia vários sacerdotes da FSSPX no topo da Fraternidade que usaram toda a sua influência ali para mudar a direção dela em relação àqueloutra direção que lhe havia dado o Arcebispo, sem que eles tivessem necessariamente consciência de agir como infiltrados. Na verdade, é possível que tenham se infiltrado de forma ainda mais eficaz por serem infiltrados inconscientes! Deus o sabe, um ou outro deles pode ter sabido exatamente o que estava fazendo para paralisar a Fraternidade por dentro, mas nunca o pareceu exteriormente.

Nós enfrentamos o mistério do modernismo, que deve ter enviado milhões de almas para o Inferno. Vamos dar mais uma olhada na questão, com outra testemunha, um tradicionalista veterano que passou dezenas de anos na luta pela Tradição Católica nas capelas tradicionais dos Estados Unidos. As palavras em negrito são do editor dos "Comentários", mas todas as palavras somente em itálico são do veterano.

Como alguém que foi membro de três paróquias tradicionais, fundador principal de duas e ativista nas três, lembro-me de dizer há muitos anos e muitas vezes que o Diabo se infiltra com sua própria gente em todas as paróquias tradicionais, isto é, com pessoas que geralmente são “dormentes”, que esperam o momento certo para atacar. Tendo uma inteligência angélica e existindo por milhares de anos, ele está longe de ser estúpido, e sabe que é muito mais fácil destruir uma paróquia por dentro do que por fora. Encontrei essas pessoas em todas as três paróquias. Sem dúvida, estão dentro da FSSPX, e a maioria não é consciente de que é ajudante do Diabo, mas ele sabe disso. Na verdade, se não estivessem ali, ele não estaria fazendo seu trabalho.

A FSSPX deveria desvincular-se de todo contato com a Igreja Conciliar até o dia em que essa obra-prima criada pelo Diabo se converta, o que será quase certamente depois que Deus a castigar da maneira mais severa junto com seu sócio: o mundo. A FSSPX está tentando fazer o que tentei fazer localmente quando eu e outro indivíduo nos sentamos três vezes em 1990-1991 com os dois Bispos de Richmond e solicitamos e negociamos a fundação da paróquia de St. Joseph, que, aliás, era na época a primeira e única paróquia católica tradicional do mundo em união com a Roma Modernista, com a Missa e todos os Sacramentos no rito tradicional (…).

Com St. Joseph, era minha intenção atrair centenas de católicos Novus Ordo e, com o tempo, torná-los todos bons tradicionalistas. Eu estava sonhando. Hoje, a Igreja de St. Joseph, com seus provavelmente mais de mil fieis e seu edifício de cerca de 2,5 milhões de dólares em muitos hectares, está nas mãos dos sacerdotes da Fraternidade Sacerdotal de São Pedro, que foram ordenados de forma duvidosa. É uma paróquia híbrida, com a “Missa e os Sacramentos tradicionais” mas Novus Ordo em todos os outros sentidos. Não tenho a menor dúvida de que, caso fechasse suas portas hoje, quase todos os fieis estariam na “Missa” Novus Ordo do próximo domingo. Tal destino aguarda a FSSPX caso ela se funda com a Novus Ordo.

Ora, os dois Bispos e nosso veterano eram “infiltrados” conscientes? O veterano certamente não. Os dois Bispos, possivelmente, mas não é igualmente possível que eles também estivessem agindo de boa fé? O que parece mais provável é que todos os três homens estavam "sonhando". Com o quê? Certamente com misturar óleo e água. Com misturar a verdade tradicional com a autoridade conciliar. Mas isso não se pode fazer. O Arcebispo sabia disso desde o início. Nosso veterano veio a saber, Deus o abençoe. Muitas almas na Fraternidade ainda não sabem disso. Estão sonhando, e são todas, na verdade, "infiltrados" inconscientes.

Kyrie eleison. 

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.