quarta-feira, 29 de novembro de 2023

29 de novembro dia de São Saturnino, Bispo e Mártir.

29/11 Quarta-feira
Feria de Quarta Classe
Paramentos Roxos 

Santo Saturnino morreu martirizado em 250 por se recusar a obedecer a obrigação foi feita para todos os cidadãos pelo imperador romano Décio, a sacrificar aos deuses pagãos.
Nascido em Cartago, iniciou seu bispado em Toulose, na França, onde provocou a raiva de muitos sacerdotes não cristãos.  Conta-se que possuía uma pequena capela, onde pregava e, aos poucos, ia conquistando cada vez mais adeptos.

Para chegar ao local da capela, Saturnino passava diante de um templo erguido em homenagem a Júpiter.  Como Saturnino não prestava culto ao deus pagão, despertou a ira dos sacerdotes daquele templo, que um dia o prenderam e o obrigaram a sacrificar um touro.  Como se negasse a fazê-lo, e, ainda mais, afirmando não temer o poder de Júpiter por não considerá-lo Deus, teve seu corpo amarrado junto com o do touro e, depois, o animal foi ferido a golpes de espada.  A fúria do bicho machucado, despedaçou o corpo de Saturnino, que foi arrastado pelas escadas do templo. Senhoras piedosas o recolheram e enterraram.

Ainda hoje, Saturnino é um santo bastante popular na França e na Espanha, sendo, pelo tipo de morte que teve, muito lembrado nas touradas.

O que é ser intolerantes com as diferentes seitas?É santificando nossa vida sendo zelosos pela verdade.


Religião:Quem tem esse poder de ligar os homens a Deus?

 A palavra "religião" deriva do latim religare, religar, voltar a ligar.
Com base na revelação de Deus.A religião tem o papel fundamental de nós religar a Deus. Contudo, este ato implica algo mais do que o meramente humano, a religião não tem origem propriamente humana, pois não há religião se não houver revelação, sendo esta dada por um intermediário o Cristo e assim  seguindo as suas doutrinas com auxilio de sua graça, quem tem esse poder de ligar os homens a Deus.

Se ouve-se outras religiões Deus nem teria a necessidade de enviar seu filho ao Mundo para nos redimir:
 Declara o Concílio de Trento (1545-1563), sob Pio IV (1559-1565):
·        "O concilio... por inspiração do Espírito Santo, ensina, declara e manda... Este Deus e Senhor Nosso, Jesus Cristo quis oferecer-se a si mesmo a Deus Pai, como sacrifício apresentado sobre a ara da cruz em sua morte, para conseguir para eles o eterno perdão..." (Dz. 938). "... que nos reconciliou com Deus por meio de Seu Sangue fazendo-Se por nós a Justiça, a Santidade e a Redenção..." (Dz 790).
Sagradas Escrituras:
·        "Preço do resgate por muitos..." (Mt 20,28).
·        "O qual se deu a Si mesmo em preço do resgate..." (1Tm 2,6).
·        "São justificados por Sua graça..." (Rm 3,24).
·        "...Ele se deu a Si mesmo por nós para redimir-nos de toda iniquidade..." (1Tm 2,14).
·        "...este é Meu Sangue da Aliança que se derrama sobre muitos para a remissão dos pecados..." (Mt 26,28).
São Paulo atribui à morte de Cristo a reconciliação dos pecados com Deus, ou seja, a restauração da antiga relação de filhos e amigos com Deus (cf. Rm 5,10). 


A UNICIDADE DE DEUS
  
Não existe mais que um único Deus - O concílio de Latrão (1215), sob Inocêncio III (1198-1216) declarou:
·        "Firmemente cremos e simplesmente confessamos que Deus é apenas Um" (Dz. 428). "A santa Igreja Católica Apostólica romana crê e confessa que existe um único Deus Verdadeiro e Vivo" (Dz. 1782).
Provas das Escrituras:
·        "Ouve,ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Dt 6,4).
·        "Sabemos que o ídolo não é nada no mundo e que não existe mais que um único Deus." (1 Cor. 8,4).
·        v. tb. At 14,14; 17,23; Rm 3,39; Ef 4,6; 1Tim 1,17; 2,5.
Os Santos Padres provam a unicidade de Deus por Sua perfeição absoluta e pela unidade da ordem do mundo. Diz Tertuliano:
·        "O Ser Supremo e Excelentíssimo precisa ser único, e não pode haver igual a Ele, porque se não for assim, Ele não seria o Ser Supremo, e como Deus é o Ser Supremo, com razão diz nossa verdade Cristã: Se Deus não é o Único, não há nenhum Deus"

São Tomás [de Aquino] deduz especulativamente a unicidade de Deus devido à Sua simplicidade, da infinidade de Suas perdições e da unidade do universo (S.Th. I,11,3).
A história comparada das religiões nos ensina que a evolução religiosa da humanidade não passou do politeísmo ao monoteísmo, mas sim, ao contrário, ou seja, do monoteísmo ao politeísmo (cf. Rm 1,18). Se opõe a este dogma básico do Cristianismo o politeísmo dos pagãos e o dualismo agnóstico-maniqueista que supunha a existência de dois princípios não criados e eternos.


    A exemplo de Saturnino que foi amarrado na cintura do animal que, arrastando o santo pelas escadarias do templo, despedaçou os seus membros para que o Papa, Cardiais, Bispos, Sarcedotes e leigos  recebam a graça de serem zelosos em defender a nossa Santa Religião e que consigam enxegar seus erros e não neguem mais Nosso Senhor diante de homens com reuniões com seitas.    "Ouve,ó Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Dt 6,4).

 

Intróito/E. 29,11,12 e 14.
Tenho pensamentos de paz e não de aflição, diz o Senhor; você me invocará e eu responderei, e trarei de volta os seus cativos de todos os lugares.
Sl 84, 2.Abençoaste, Senhor, a tua terra, libertaste Jacob do cativeiro.
V/. Glória Patri.

Coleta
Excitai, Vos imploramos, Senhor, a vontade de vossos fiéis, para que, buscando com mais ardor o fruto das obras divinas, recebam de vossa misericórdia remédios mais poderosos. Por Nosso Senhor.

Leitura da Epístola

Colossense 1,9-14.
9 Por isso, também nós, desde o dia em que o soubemos, não cessamos de orar por vós e pedir a Deus para que vos conceda pleno conhecimento da sua vontade, perfeita sabedoria e penetração espiritual, 10 para que vos comporteis de maneira digna do Senhor, procurando agradar-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus. 11 Para que, confortados em tudo pelo seu glorioso poder, tenhais a paciência de tudo suportar com longanimidade. 12 Sede contentes e agradecidos ao Pai, que vos fez dignos de participar da herança dos santos na luz. 13 Ele nos arrancou do poder das trevas e nos introduziu no Reino de seu Filho muito amado, 14 no qual temos a redenção, a remissão dos pecados. 


Gradual. Sl 43, 8-9.Liberásti nos, Dómine, ex affligéntibus nos: et eos, qui nos odérunt, confudísti.Tu nos livraste, Senhor, daqueles que nos afligiam e confundias os que nos odiavam.
V/. In Deo laudábimur tota die, et in nómine tuo confitébimur in sǽcula. Em Deus nos glorificaremos o dia todo e honraremos o teu nome para sempre.
Aleluia, aleluia. V/. PS, 129, 1-2.De profúndis clamávi ad te, Dómine: Dómine, exáudi oratiónem meam. Aleluia. Do fundo do abismo clamo a ti, ó Senhor; Senhor, ouça minha oração. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho


São Mateus 24,15-35
15 Quando virdes estabelecida no lugar santo a abominação da desolação que foi predita pelo profeta Daniel (9,27) - o leitor entenda bem - 16 então os habitantes da Judéia fujam para as montanhas. 17 Aquele que está no terraço da casa não desça para tomar o que está em sua casa. 18 E aquele que está no campo não volte para buscar suas vestimentas. 19 Ai das mulheres que estiverem grávidas ou amamentarem naqueles dias! 20 Rogai para que vossa fuga não seja no inverno, nem em dia de sábado; 21 porque então a tribulação será tão grande como nunca foi vista, desde o começo do mundo até o presente, nem jamais será. 22 Se aqueles dias não fossem abreviados, criatura alguma escaparia; mas por causa dos escolhidos, aqueles dias serão abreviados. 23 Então se alguém vos disser: Eis, aqui está o Cristo! Ou: Ei-lo acolá!, não creiais. 24 Porque se levantarão falsos cristos e falsos profetas, que farão milagres a ponto de seduzir, se isto fosse possível, até mesmo os escolhidos. 25 Eis que estais prevenidos. 26 Se, pois, vos disserem: Vinde, ele está no deserto, não saiais. Ou: Lá está ele em casa, não o creiais. 27 Porque, como o relâmpago parte do oriente e ilumina até o ocidente, assim será a volta do Filho do Homem. 28 Onde houver um cadáver, aí se ajuntarão os abutres. 29 Logo após estes dias de tribulação, o sol escurecerá, a lua não terá claridade, cairão do céu as estrelas e as potências dos céus serão abaladas. 30 Então aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem. Todas as tribos da terra baterão no peito e verão o Filho do Homem vir sobre as nuvens do céu cercado de glória e de majestade. 31 Ele enviará seus anjos com estridentes trombetas, e juntarão seus escolhidos dos quatro ventos, duma extremidade do céu à outra. 32 Compreendei isto pela comparação da figueira: quando seus ramos estão tenros e crescem as folhas, pressentis que o verão está próximo. 33 Do mesmo modo, quando virdes tudo isto, sabei que o Filho do Homem está próximo, à porta. 34 Em verdade vos declaro: não passará esta geração antes que tudo isto aconteça. 35 O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 

Ofertório/   Salmos 129, 1-2.
O fundo do abismo. Clamo a ti, ó Senhor, Senhor, ouve a minha oração. Do fundo do abismo eu clamo a ti, Senhor.

Secreta
Sê propício às nossas súplicas, Senhor, e depois de receberes as oferendas e orações do teu povo, volta todo o nosso coração para ti; para que, libertos dos desejos terrenos, tenhamos apenas desejos celestiais. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Praefatio de sanctissima Trinitate; non vero in feriis, quando adhibetur Missa huius dominicæ, sed tunc dicitur præfatio communis. Prefácio à Santíssima Trindade  ; mas nos feriados, quando se retoma a missa daquele domingo, reza-se o Prefácio Comum.

Comunhão/ São Marcos 11, 24.
Em verdade vos digo, tudo o que pedirdes, crede que o recebereis e ser-vos-á dado.
 (Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Fazei, Senhor, nós Vos rogamos, que pela virtude dos sacramentos que recebemos, tudo o que é vicioso em nossa alma, seja curado pelo benefício de seu remédio. Por Nosso Senhor Jesus Cristo.
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.