terça-feira, 6 de junho de 2023

06 de junho dia de São Norberto. Bispo e Confessor.

06/06 Terça-feira
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Brancos
 
Clérigo mundano e de vida pouco edificante, converteu-se repentinamente por desígnios de Deus, durante uma cavalgada no bosque, surpreendido por violente furacão, Norberto ficou aterrado com um relâmpago brilhante e como Saulo no caminho de Damasco repetiu a pergunta: "Senhor que queres que eu faça". Eis a resposta que determinou mudança radical em sua vida.Aquele episódio foi o inicio de sua conversão. Desertou dos encontros mundanos e se pôs na escola do abade beneditino de Siegburgo e dos cônegos de Klosterrath passando três anos em penitência e oração. Foi ordenado sacerdote no ano de 1115 pelo arcebispo de Colônia e iniciou sua atividade missionária itinerante. Despojou-se de tudo, doando aos pobres, ficando apenas com uma mula e dez moedas de prata, deixando em seguida para continuar suas peregrinações a pé e descalço.F undou depois a Ordem Premonstratense e foi arcebispo de Magdeburgo, na Saxônia. Combateu os erros de seu tempo e implantou no Clero as salutares reformas ordenadas por São Gregório VII. Morreu em Magdeburgo quando retornava de uma missão de paz na Itália no dia 06 de junho de 1134. Foi canonizado no ano de 1582. São Norberto é padroeiro da Boêmia. 
           
Intróito/ Eccli. 45, 30.
O Senhor fez com ele uma aliança de paz e fez dele um príncipe, para que a dignidade sacerdotal lhe pertencesse sempre. (T.P. Alelúia, alelúia.)
Salmos 131, 1.Lembra-te, Senhor, de David e de toda a sua doçura.
V/. Glória Patri.

Coleta
Deus, fizeste do Beato Norberto, teu Confessor e Pontífice, um excelente pregador da tua palavra, e através dele deste à tua Igreja uma nova família: concede, nós te imploramos, que, auxiliados por seus méritos, possamos, graças a sua ajuda, coloque em prática o que ele ensinou por suas palavras e por suas obras.
 
Leitura da Epístola de
 
Eccli. 44, 16-27 ; 45, 3-20.
16.Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência.*17.Noé foi julgado justo e perfeito, e no tempo da ira tornou-se o elo de reconciliação.*18.Por isso, foram deixados alguns na terra, quando veio o dilúvio.19.Ele foi o depositário das alianças feitas com o mundo, a fim de que ninguém doravante fosse destruído por dilúvio.20.Abraão é o pai ilustre de uma infinidade de povos. Ninguém lhe foi igual em glória: guardou a Lei do Altíssimo, e fez aliança com ele.21.O Senhor marcou essa aliança em sua carne; na provação, mostrou-se fiel.22.Por isso, jurou Deus que o havia de glorificar na sua raça, e prometeu que ele cresceria como o pó da terra.23.Prometeu-lhe que exaltaria sua raça como as estrelas, e que seu quinhão de herança se estenderia de um mar a outro: desde o rio até as extremidades da terra.24.
Ele fez o mesmo com Isaac, por causa de seu pai, Abraão.25.O Senhor deu-lhe a bênção de todas as nações, e confirmou sua aliança sobre a cabeça de Jacó. 26.Distinguiu-o com suas bênçãos, deu-lhe a herança, e repartiu-a entre as doze tribos.27.Conservou-lhe homens cheios de misericórdia, que encontraram graça aos olhos de toda carne.45,3.Glorificou-o na presença dos reis, prescreveu-lhe suas ordens diante do seu povo, e mostrou-lhe a sua glória.4.
Santificou-o pela sua fé e mansidão, escolheu-o entre todos os homens.5.Pois Deus atendeu-o, ouviu sua voz e o introduziu na nuvem.6.
Deu-lhe seus preceitos perante seu povo e a lei da vida e da ciência, para ensinar a Jacó sua aliança e a Israel seus decretos.7.Exaltou seu irmão Aarão, semelhante a ele, da tribo de Levi.8.Fez com ele uma aliança eterna, deu-lhe o sacerdócio do seu povo, e cumulou-o de felicidade e de glória.9.Adornou-o com um cinto de honra, revestiu-o de um manto de glória, coroou-o com todo esse aparato majestoso.10.Deu-lhe a longa túnica, a túnica inferior e o efod, cujas bordas eram ornadas de numerosas campainhas,11.que deviam retinir, quando ele andasse, e se ouvisse o seu som no templo, para advertir os filhos de seu povo.12.Deu-lhe uma túnica santa, tecida de ouro, de pedras preciosas e de púrpura, obra de um homem sábio, dotado de juízo e de verdade.13.Era uma obra de artista, de fio de escarlate, com doze pedras preciosas engastadas no ouro, gravadas pelo trabalho do lapidador, em memória das doze tribos de Israel.14.Sobre sua tiara colocou uma coroa de ouro, onde estava gravado o cunho da santidade, da glória e da honra; era uma obra majestosa, adorno que encantava os olhos.15.Nunca antes dele houve coisa tão magnífica, desde o princípio do mundo.16.Nenhum estranho dele se revestiu, mas somente os seus filhos, e os filhos de seus filhos no decorrer dos tempos.17.Os sacrifícios foram diariamente consumidos pelo fogo.18.Moisés o investiu e o ungiu com o óleo santo.19.Deus fez com ele e com sua raça uma aliança eterna, que durará tanto quanto os dias do céu, para exercer o sacerdócio, para cantar os louvores do Senhor, e abençoar solenemente o seu povo em seu nome.20.Escolheu-o entre todos os viventes para oferecer a Deus o sacrifício, o incenso e o perfume da lembrança, e para fazer a expiação em favor do seu povo.
 
 
Graduale. Eccli. 44, 16.
16.Henoc agradou a Deus e foi transportado ao paraíso, para excitar as nações à penitência.Ibid., 20.V/. Ninguém foi encontrado como aquele que guarda a lei do Altíssimo.
Allelúia, allelúia. V/. Ps. 109, 4. V/. Tu és sacerdote para sempre segundo a ordem de Melquisedeque. Aleluia.

 
Sequência do Santo Evangelho

São Mateus  25, 14-23.
14.“Será também como um ho­mem que, tendo de viajar, reuniu seus servos e lhes confiou seus bens.15.
A um deu cinco talentos; a outro, dois; e a outro, um, segundo a capacidade de cada um. Depois partiu.16.
Logo em seguida, o que recebeu cinco talentos negociou com eles; fê-los produzir, e ganhou outros cinco.17.
Do mesmo modo, o que recebeu dois, ganhou outros dois.18.Mas, o que recebeu apenas um, foi cavar a terra e escondeu o dinheiro de seu senhor.19.Muito tempo depois, o senhor daqueles servos voltou e pediu-lhes contas.20.O que recebeu cinco talen­tos aproximou-se e apresentou outros cinco: ‘Senhor’ – disse-lhe –, ‘confiaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco que ganhei’.21.Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’.22.O que recebeu dois talentos adiantou-se também e disse: ‘Se­nhor, confias­te-me dois talentos; eis aqui os dois outros que lucrei’.23.Disse-lhe seu senhor: ‘Muito bem, servo bom e fiel; já que foste fiel no pouco, eu te confiarei muito. Vem regozijar-te com teu senhor’.
 
Ofertório/Sal. 88, 21-22.
Encontrei David, meu servo; Eu o ungi com meu óleo sagrado; porque a minha mão o ajudará e o meu braço o fortalecerá. (T. P. Aleluia.)
 
Secreta
Seja para nós, ó Senhor, em todos os lugares, motivo de alegria a memória dos vossos Santos, para que sintamos a proteção daqueles cujos méritos voltamos a celebrar.


Comunhão/São Lucas. 12, 42.
Eis o servo fiel e prudente a quem o Mestre designou sobre seus servos para dar-lhes no tempo determinado sua medida de milho (T.P. Aleluia.) (TP Aleluia. )(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Concedei-nos, ó Deus Todo-Poderoso, que, dando graças pelos dons recebidos, possamos receber ainda mais benefícios por intercessão do Beato N. vosso Confessor e Pontífice.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.