sexta-feira, 23 de junho de 2023

Vigília de São João Batista

23/06 Quarta-feira Vigília de São João Batista
Festa de Segunda Classe
Paramentos Roxos


 
Intróito/São Lucas. 1, 13,15 et 14.
Não temas, Zacarias, porque a tua oração foi ouvida e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, a quem porás o nome de João: ele será grande diante do Senhor, e será cheio do Santo Espírito desde o ventre de sua mãe: e muitos se alegrarão com o seu nascimento.
Ps. 20, 2.Senhor, o rei se alegrará com a tua força, e se regozijará com grande alegria, porque tu o salvaste.
V/. Glória Patri.

Non dicitur Glória in excelsis.

Coleta
Queira, ó Deus Todo-Poderoso, permitir que sua família ande no caminho da salvação; para que, fiel aos ensinamentos do Bem-aventurado João, o Precursor, chegue seguramente àquele que teve a missão de anunciar, nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que convosco...
 
Leitura da Epístola dos

Jeremias 1, 4-10
4.Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor:5.Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.6.E eu respondi: Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança.7.Replicou porém o Senhor: Não digas: Sou apenas uma criança: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar.8.Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te - oráculo do Senhor.9.E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios.10.Vê: dou-te hoje poder sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares.
 
Gradual. São  João, 1, 6-7.Houve um homem enviado por Deus cujo nome era João.
V/. Ele veio para dar testemunho da luz e preparar um povo perfeito para o Senhor.

Sequência do Santo Evangelho 


São Lucas 1, 5-17
5.Nos tempos de Herodes, rei da Judéia, houve um sacerdote por nome Zacarias, da classe de Abias; sua mulher, descendente de Aarão, chamava-se Isabel.6.Ambos eram justos diante de Deus e observavam irrepreensivelmente todos os mandamentos e preceitos do Senhor.7.Mas não tinham filho, porque Isabel era estéril e ambos de idade avançada.8.Ora, exercendo Zacarias diante de Deus as funções de sacerdote, na ordem da sua classe,9.coube-lhe por sorte, segundo o costume em uso entre os sacerdotes, entrar no santuário do Senhor e aí oferecer o perfume.10.Todo o povo estava de fora, à hora da oferenda do perfume.11.Apareceu-lhe então um anjo do Senhor, em pé, à direita do altar do perfume.12.Vendo-o, Zacarias ficou perturbado, e o temor assaltou-o.13.Mas o anjo disse-lhe: Não temas, Zacarias, porque foi ouvida a tua oração: Isabel, tua mulher, dar-te-á um filho, e chamá-lo-ás João.14.Ele será para ti motivo de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento;15.porque será grande diante do Senhor e não beberá vinho nem cerveja, e desde o ventre de sua mãe será cheio do Espírito Santo;16.ele converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor, seu Deus,17.e irá adiante de Deus com o espírito e poder de Elias para reconduzir os corações dos pais aos filhos e os rebeldes à sabedoria dos justos, para preparar ao Senhor um povo bem disposto.
 
Ofertório/Sal. 8, 6-7.
Tu o coroaste de glória e honra e o colocaste sobre as obras das tuas mãos, Senhor.

Secreta
Santificai, Senhor, os dons que Vos são oferecidos, e por eles, e pela intercessão do Bem-aventurado João Batista, purificai-nos das manchas de nossos pecados.


Comunhão/ Salmo 20, 6.
Sua glória é grande, graças a tua salvação, tu o cobrirás de glória e imensa honra, Senhor.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
 Que a oração poderosa do bem-aventurado João Batista, ó Senhor, se una à nossa e peça que ele seja favorável a nós, aquele cuja vinda ele predisse, nosso Senhor Jesus Cristo, seu Filho, que com tu…

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário