segunda-feira, 26 de junho de 2023

Dia 26 de junho São João e São Paulo, Mártires.

26/06 Segunda-feira  
Festa de Terceira Classe
Paramentos Vermelhos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgb_UamWwNctRE2FkWjiB7lK3L4zJJdbRZZnLjwZxtbUj88BelGEdT6bpreF0ltvjX5dFKmucmXSu-obewSxZ7rMim2yBWEPvJkK99XX3XOx3a1Ugki9nW0ZGxpZ_VYqDH46-0TYhdUq9A/s1600/SDJ26JUIN.jpg
 São João e São Paulo eram irmãos e servos de Constantina, filha do imperador Constantino, que, como o pai, era cristã.  Quando o imperador Juliano assumiu o poder, ele, que não era cristão, deu início a uma perseguição violenta aos seguidores de Jesus. Estes dois santos eram irmãos e eram oficiais do exército romano, nos dias de Constantino, o Grande. Eles servido na casa de Constança, filha de Constantino, que foi consagrada a Deus, suas virtudes e serviços para seu pai tornava muito caro para ela. Eles logo glorificar a Deus com uma grande vitória moral, após desprezar as honras do mundo, que triunfou com o seu martírio sobre suas ameaças e tormentos. Com a ajuda da liberalidade da princesa cristã, eles estavam praticando muitas obras de caridade e de misericórdia, até que as mortes de ambos Constantino e Constance. Então, na adesão de Juliano o Apóstata, ao trono imperial, que renunciou a sua posição no palácio. Julian tinha voltado para o culto dos ídolos e estava tentando restabelecê-lo no império. O irmão Christian viu muitos homens maus prosperam em sua impiedade, mas não foram ofuscados pelo seu exemplo. Eles consideraram que a prosperidade mundana acompanhada pela impunidade no pecado é a mais terrível de todos os julgamentos, o que indica reprovação. E a história revela como falsa e de curta duração foi a prosperidade brilhante de Julian.Enquanto ainda estava no poder o apóstata tentou reconquistar esses oficiais influentes em serviço ativo. Quando ele foi recusado, ele deu-lhes dez dias para reconsiderar. O oficial Terentianus, que no final da época trouxe à sua casa um pequeno ídolo de Júpiter para sua adoração, encontrou-os em oração. No meio da noite eles foram decapitados secretamente em seu próprio jardim, desde o imperador temia a sua execução possa causar uma rebelião em Roma. Ele instigou um boato de que tinham sido exilados, mas os demônios se apoderou de pessoas possuídas em Roma, e publicou o fato de seu martírio em todos os lugares. O filho do oficial que havia matado-los tornou-se também possuía, e foi só depois que seu pai, Terentianus, orou diante do túmulo dos mártires que a criança foi libertada. Aquilo impressionou tanto que ele se tornou um cristão, com toda a sua família, e escreveu a história que relataram. Os mártires, pela sua renúncia de favores ea sua resistência heróica, adquiriu um peso imenso de glória imperecível, e foram um espetáculo digno de Deus. Sua casa se tornou uma magnífica basílica cristã já no final do século IV.
 
 
Intróito/Sal. 33, 20-21.
As tribulações dos justos são muitas e o Senhor os livrará de todas essas dores: o Senhor preserva todos os seus ossos: nenhum será quebrado.
Ps. ib., 2.Bendirei ao Senhor em todo o tempo: o seu louvor estará sempre na minha boca.
V/. Glória Patri.

Coleta
Nós te pedimos, Deus Todo-Poderoso: deixa-nos entrar na alegria desta dupla festa, alegria que vem da glorificação dos Beatos João e Paulo; a quem a mesma fé e o mesmo martírio os tornaram verdadeiramente irmãos.

Leitura da Epístola dos

 Eclesiástico 44,10-15                
10.Os primeiros, porém, foram homens de misericórdia; nunca foram esquecidas as obras de sua caridade.11.Na sua posteridade permanecem os seus bens.12.Os filhos de seus filhos são uma santa linhagem, e seus descendentes mantêm-se fiéis às alianças.13.Por causa deles seus filhos permanecem para sempre, e sua posteridade, assim como sua glória, não terá fim.14.Seus corpos foram sepultados em paz, seu nome vive de século em século.15.Proclamem os povos sua sabedoria, e cante a assembléia os seus louvores!
 
 
Gradual. Sal. 54, 23, 17 e 19.Veja como é bom e agradável que os irmãos vivam juntos!V/.É como o perfume derramado sobre a cabeça, até a barba, a barba de Aaron.
 
Aleluia, aleluia.
É a verdadeira fraternidade que venceu os crimes do mundo: seguiram a Cristo e possuem a glória do Reino celestial. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho 


São Lucas 12, 1-8
1.Enquanto isso, os homens se tinham reunido aos milhares em torno de Jesus, de modo que se atropelavam uns aos outros. Jesus começou a dizer a seus discípulos: Guardai-vos do fermento dos fariseus, que é a hipocrisia.2.Porque não há nada oculto que não venha a descobrir-se, e nada há escondido que não venha a ser conhecido.3.Pois o que dissestes às escuras será dito à luz; e o que falastes ao ouvido, nos quartos, será publicado de cima dos telhados.4.Digo-vos a vós, meus amigos: não tenhais medo daqueles que matam o corpo e depois disto nada mais podem fazer.5.Mostrar-vos-ei a quem deveis temer: temei àquele que, depois de matar, tem poder de lançar no inferno; sim, eu vo-lo digo: temei a este.6.Não se vendem cinco pardais por dois asses? E, entretanto, nem um só deles passa despercebido diante de Deus.7.Até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois. Mais valor tendes vós do que numerosos pardais.8.Digo-vos: todo o que me reconhecer diante dos homens, também o Filho do Homem o reconhecerá diante dos anjos de Deus;
 
 
Ofertório/Sal. 5, 12-13.
Todos os que amam o teu nome se gloriarão em ti: porque abençoarás os justos: Senhor, tu nos coroaste com o teu amor como um escudo.

Secreta
Recebei favoravelmente, Senhor, as hóstias que vos oferecemos pelos méritos de vossos santos Mártires João e Paulo: obtenham-nos a vossa assistência contínua.

Comunhão/ Sab. 3, 4, 5 et 6.
Se sofreram tormentos diante dos homens, foi porque Deus os provou: provou-os como o ouro na fornalha e os aceitou como holocausto.
(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Recebemos, Senhor, os sacramentos celestiais celebrando a solenidade dos vossos mártires João e Paulo: concede-nos, por favor, que o que vestimos temporalmente, venhamos a possuir nas alegrias eternas.
 
Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário