sexta-feira, 16 de junho de 2023

Dia 16 de junho dia de São Quírico e Julita. Mártires

Mártires: Mãe e Filho

Martirológico Romano: Na província romana da Ásia Menor, em comemoração ao Santos Quirico e Julita, os mártires.
 Quando editos de Diocleciano contra os cristãos foram aplicados com a máxima severidade em Licaônia, uma viúva chamada Julia, que morava em Konya, julgou prudente retirar de um distrito, onde ocupou uma posição de destaque e buscar um porto seguro sob uma forma mais branda. Consequentemente, levou seu filho Quiricio ou Ciriaco, três anos, e dois dos seus servos e fugiu para a Selêucia. Não ficou chocada ao descobrir que a perseguição foi ainda mais cruel, sob a direção de Alexandre, o governador e, portanto, continuou seu vôo para Tarso. Sua chegada na cidade foi intempestiva, uma vez que coincidiu com a de Alexandre, alguns membros da comitiva do governador reconheceu o pequeno grupo de peregrinos. Quase imediatamente, Julia foi presa e trancado na prisão. Aparecendo diante dos juízes que iria julgá-la, pegou o filho pela mão e usava uma serenidade absoluta. Julita foi uma senhora de linhagem nobre, com posses muito vastas e ricas em Icônio, mas em resposta a perguntas sobre seu nome, estatuto e local de nascimento, apenas disse que ela era cristã. Consequentemente, o processo ocorreu e foi condenado à pena de chicotadas amarrado a estacas. Antes de dar cumprimento ao acórdão, seu filho foi arrebatado Ciriaco, apesar de suas lágrimas e protestos.
 Ciriaco era uma criança muito bonita e que o governador levou em seus braços e sentou-se de joelhos em uma vã tentativa de ter deixado de lamentar. A criatura só queria voltar para o lado de sua mãe e esticou os braços para ela como o chicote e quando Julia gritou, em meio a tortura: "Eu sou uma cristã" A criança respondeu como um eco: "Eu também sou cristão! ". Em um ponto, pela ansiedade de se livrar das mãos que o prendiam e correr para sua mãe, o menino começou a lutar e, como Alexander lutou para contê-lo, deu-lhe alguns pontapés e arranhou seu rosto. Nas circunstâncias, acendeu a ira do governador. Ele entrou em um acesso de raiva, a criatura levantou uma perna e jogou-o com força nos degraus ao pé da tribuna, o crânio foi fraturado e ele morreu instantaneamente. Julita tinha presenciado tudo, desde as estacas onde foi amarrado, mas sim para expressar sua dor, ele levantou sua voz para dar graças a Deus por ter dado seu filho a coroa do martírio. Sua atitude não é só aumentou a raiva de Alexandre. Este desgarrassem ordenou que os lados da mulher infeliz com ganchos, que foi decapitado e seu corpo, junto com seu filho, foi atirado para o lixo nos arredores da cidade, com o resto dos criminosos. No entanto, após a execução, o corpo de Julia e Quírico foram resgatados pelas duas empregadas trouxera , que os enterraram secretamente em um campo vizinho.
 Quando Constantino restabeleceu a paz à Igreja, um desses funcionários revelou onde foram enterrados os restos mortais dos mártires e dos fiéis acorreram para venerar. Diz-se que as supostas relíquias de São Ciríaco mudou-se para Antioquia no século IV por iniciativa do bispo de Auxerre. Isto estendeu o culto ao Menino na França sob o nome de Santo Quírico.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário