sábado, 27 de maio de 2023

Vigília de Pentecoste.

27/05 Sábado 
Festa de Primeira Classe 
Paramentos Vermelhos

Intróito/Ezeq. 36, 23, 24 e 25-26.
Quando eu for santificado em Ti, Eu te congregarei de todos os países, e aspergirei água pura sobre você, e você será purificado de todas as suas impurezas: Eu te darei um novo espírito, aleluia, aleluia.
Sal. 33, 2.Bendirei o Senhor em todo o tempo: o seu louvor estará sempre na minha boca.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Faça, nós te pedimos, Deus Todo-Poderoso: deixe o esplendor do seu brilho brilhar sobre nós; e que o brilho da tua luz confirme, pela iluminação do Espírito Santo, os corações daqueles que a tua graça fez renascer. Por Nosso Senhor... na unidade do mesmo.

Leitura da Epístola dos


Atos dos Apóstolos 19, 1-8
1.Enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo atravessou as províncias superiores e chegou a Éfeso, onde achou alguns discípulos e indagou deles:2.Recebestes o Espírito Santo, quando abraçastes a fé? Responderam-lhe: Não, nem sequer ouvimos dizer que há um Espírito Santo!3.Então em que batismo fostes batizados?, perguntou Paulo. Disseram: No batismo de João.4.Paulo então replicou: João só dava um batismo de penitência, dizendo ao povo que cresse naquele que havia de vir depois dele, isto é, em Jesus.5.Ouvindo isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus.6.E quando Paulo lhes impôs as mãos, o Espírito Santo desceu sobre eles, e falavam em línguas estranhas e profetizavam.7.Eram ao todo uns doze homens.8.Paulo entrou na sinagoga e falou com desassombro por três meses, disputando e persuadindo-os acerca do Reino de Deus.

Aleluia.V/.Ps. 106, 1. Confitémini Dómino, quóniam bonus: quóniam in sǽculum misericordia eius. Aleluia. V/. Celebre o Senhor, porque ele é bom e porque sua misericórdia é eterna.
Não repetidor Allelúia, sed sequitur imediato: Não repetimos o Aleluia, mas dizemos imediatamente:
Tratados. Sal. 116, 1-2.Laudáte Dóminum, omnes gentes: et collaudáte eum, omnes pópuli.Nações, todas louvam ao Senhor; povos, louvai-o a todos.
V/. Quóniam confirmáta est super nos misericórdia eius: et véritas Dómini manet in ætérnum.V/. Porque a sua misericórdia foi estabelecida sobre nós, e a verdade do Senhor dura para sempre.

Sequência do Santo Evangelho

São João 14, 15-21

15.Se me amais, guardareis os meus mandamentos.16.E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco.17.É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece, mas vós o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós.18.Não vos deixarei órfãos. Voltarei a vós.19.Ainda um pouco de tempo e o mundo já não me verá. Vós, porém, me tornareis a ver, porque eu vivo e vós vivereis.20.Naquele dia conhecereis que estou em meu Pai, e vós em mim e eu em vós.21.Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é que me ama. E aquele que me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e manifestar-me-ei a ele.

Ofertório/Sal. 103,30-31.
Tu enviarás o teu sopro, e eles serão criados e renovarás a face da terra: seja celebrada para sempre a glória do Senhor, aleluia.

Secreta
Santifica, nós te suplicamos, Senhor, os dons oferecidos a ti: e purifica os nossos corações com a luz do Espírito Santo. Por Nosso Senhor... na unidade do mesmo...

Præfatio de Spiritu Sancto, quæ dicitur usque ad subsequens sabbatum inclusive. Prefácio do Espírito Santo, que se diz até o sábado seguinte inclusive.

Comunhão/ São João. 7,37-39.
No último dia da festa, Jesus disse: quem crê em mim, rios de água viva correrão de seu peito: Ele diz isso do Espírito Santo que aqueles que nele cressem deveriam receber, aleluia, aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Senhor, que a infusão do Espírito Santo purifique nossos corações: e os fertilize, penetrando-os com seu orvalho. Por Nosso Senhor... a unidade do mesmo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário