quarta-feira, 18 de maio de 2022

18 de maio dia de São Venâncio,Confessor e Mártir

18/05 Quarta-feira
Festa de Terceira Classe 
Paramentos Vermelhos

Com a festa de São Venâncio, abre o período do ano litúrgico que começa depois do Pentecostes, quando a data da Páscoa cai mais cedo. É por isso que o seu santoral da cabeça no segundo volume do Breviário de João XIII ou tome "era" o Breviário antes de João XIII.
Mártir venerado em Camerino (marços), sua festa foi instituída pelo Papa Clemente X com o cronograma, ex-bispo daquela cidade, em 1690. Mas já era venerado nas basílicas romanas: efeito foi celebrado em 15 de maio mártires da Dalmácia cujas relíquias foram depositadas na capela de St. Venâncio  baptistério de Latrão.
São Venâncio partir da idade dos quinze já tinha sinais vívidos de seu zelo para a propagação do Evangelho e para a glória de Jesus Cristo.Como ele operou muitas conversões, o imperador Décio decidiu prendê-lo; mas o jovem intrépido não esperou para entrar e prendê-lo; ele se apresentou diante do prefeito de Antíoco, e disse :. "Os deuses que você adora são meras invenções do demônio Há apenas um Deus, cujo Filho Unigênito, Jesus Cristo, se fez homem e morreu na cruz para salvar o mundo do pecado ".
Vindo em seguida, passa por todas as torturas que podem inventar a fúria dos algozes; ele morreria sob os chicotes se um anjo não tivesse vindo para quebrar suas cadeias. Os bárbaros, longe de ser tocado por esse prodígio, pega braço do martirizado e pelos pés e queimam com tochas de fogo; um anjo vem novamente desata, causando novas conversões.
Depois de perguntar novamente, Venâncio é preso e, em seguida, entregue a outros castigos; um quebra os dentes,as gengivas é rasgado, ele é deixado em uma fossa imunda, onde um anjo, pela terceira vez, para colocar a questão sobre se a novas batalhas e um triunfo mais glorioso. Um dos juízes não aparecer novamente, e enquanto o mártir comprova-o fortemente a vaidade de ídolos, a queda infeliz de seu assento e expira em dizer: "O Deus que vem é o verdadeiro Deus e adorá Você deve destruir! nossos deuses falsos. "

Mas a fúria de Antíoco aumenta esta notícia; o mártir foi jogado para leões famintos; mas estes animais ferozes, em vez de devorá-lo, lambia seus pés.No dia seguinte, vindo arrastou espinhos longos e abrolhos, e deixou meio morto;
por um milagre maravilhoso, no dia seguinte, ele está curado e pronto para outras lutas.

O prefeito ordenou para precipitar o topo de uma rocha; mas o mártir, apoiado pelos anjos, cai inerte no chão. Longo em seguida, ele é arrastado para fora da cidade, em estradas eriçados com pedras e seixos, de modo que os verdugos estão exaustos com sede. Venâncio, uma iguaria sublime da caridade para esses monstros humanos, fez o sinal da cruz sobre uma pedra, e logo flui uma fonte de água viva que sacia-los. Finalmente, ele foi decapitado.
Intróito/ Sal. 63, 3.
Tu me protegeste, ó Deus, da assembléia dos ímpios, da multidão dos que praticam a iniqüidade, aleluia, aleluia.
Ps. Ibid., 1.Ouve, ó Deus, minha oração quando te imploro; livra a minha alma do medo do inimigo.
V/. Glória Patri.

Coleta
Ó Deus, que consagrastes este dia pelo triunfo do bem-aventurado Venant, vosso Mártir, ouvi as orações de vosso povo e concedei que, honrando seus méritos, imitemos a constância de sua fé.
Leitura da Epístola da

Sabedoria 5,1-5 
1Então, com grande confiança, o justo se levantará em face dos que o perseguiram e zombaram dos seus males aqui embaixo. 2 Diante de sua vista serão presos de grande temor e tomados de assombro ao vê-lo salvo contra sua expectativa; 3 tocados de arrependimento, dirão entre si, e, gemendo na angústia de sua alma, dirão: 4 Ei-lo, aquele de quem outrora escarnecemos, e a quem loucamente cobrimos de insultos! Considerávamos sua vida como uma loucura, e sua morte como uma vergonha. 5 Como, pois, é ele do número dos filhos de Deus, e como está seu lugar entre os santos?
Aleluia, aleluia. V/. Sal. 88, 6. Confitebúntur cæli mirabília tua, Dómine: etenim veritátem tuam in ecclésia sanctórum.Aleluia, aleluia. V/. Os céus anunciarão as tuas maravilhas, Senhor, e a tua verdade na assembléia dos santos.Aleluia. V/. Sal. 20, 4. Posuísti, Dómine, super caput eius corónam de lápide pretióso. Aleluia. Aleluia. V/. Tu pões na cabeça dele, Senhor, uma coroa de pedras preciosas. Aleluia.
Sequência do Santo Evangelho

São João 15,1-7

1 Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não der fruto em mim, ele o cortará; 2 e podará todo o que der fruto, para que produza mais fruto. 3 Vós já estais puros pela palavra que vos tenho anunciado. 4 Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. O ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Assim também vós: não podeis tampouco dar fruto, se não permanecerdes em mim. 5 Eu sou a videira; vós, os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. 6 Se alguém não permanecer em mim será lançado fora, como o ramo. Ele secará e hão de ajuntá-lo e lançá-lo ao fogo, e queimar-se-á. 7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes e vos será feito.

Ofertório/Sal.  Sal. 88, 6.
Os céus publicarão tuas maravilhas, Senhor, e tua verdade na assembléia dos santos, aleluia, aleluia

Secreta
Que os méritos do bem-aventurado Venant, Deus Todo-Poderoso, tornem esta oferenda agradável para você: que, auxiliados por sua ajuda, possamos participar de sua glória.

Præfatio paschalis, in qua dicitur: in hoc potíssimum. Prefácio de Páscoa
 
Comunhão/  Sal. 63, 11.
Os justos se regozijarão no Senhor, e nele esperarão; e todos os retos de coração se alegrarão, aleluia, aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Recebemos, Senhor, os sacramentos da vida eterna, e humildemente vos rogamos: que a bendita Vinda, vosso Mártir, rogue por nós, obtenha perdão e graça para nós.


Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário.