terça-feira, 30 de maio de 2023

Terceiro dia da Oitava de Pentecoste.

30/01 Terça-feira de Pentecostes
Festa de Primeira Classe
Paramentos Vermelhos 


Intróito/4 Esd. 2, 36 e 37.
Receba o doce presente que será sua glória, aleluia: dando graças a Deus, aleluia, que te chamou para o reino celestial, aleluia, aleluia, aleluia.
Sal. 77, 1. Meu povo, ouça minha lei; dá ouvidos às palavras da minha boca.
V/. Glória Patri.

Coleta
Nós Vos suplicamos, Senhor, que a virtude do Espírito Santo nos ajude: que purifique nossos corações com clemência, e que os proteja contra todas as adversidades. Por N.-S... na unidade do mesmo.

Leitura da Epístola dos


Atos dos Apóstolos 8, 14-17
14.Os apóstolos que se achavam em Jerusalém, tendo ouvido que a Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram-lhe Pedro e João.15.Estes, assim que chegaram, fizeram oração pelos novos fiéis, a fim de receberem o Espírito Santo,16.visto que não havia descido ainda sobre nenhum deles, mas tinham sido somente batizados em nome do Senhor Jesus.17.Então os dois apóstolos lhes impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo.

Aleluia, aleluia. V/. Sal. 103, 30. Emítte Spíritum tuum, et creabúntur, et renovábis fáciem terræ. Aleluia.Aleluia, aleluia. V/. Você enviará sua respiração e eles serão criados, e você renovará a face da terra. Aleluia.
Aleluia. (Hic genuflectitur) V/. Veni, Sancte Spíritus, reple tuórum corda fidélium: et tui amóris in eis ignem accénde.Aleluia. (nos ajoelhamos) V/. Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis; e acende neles o fogo do teu amor.
Sequência.Seqüência.
V eni, Sancte Spíritus,
et emítte cǽlitus
lucis tuæ rádium.
Vem, ó Espírito Santo,
E manda do céu
Um raio de tua luz.
Veni , pater pauperum;
veni, dator múnerum;
veni, lúmen cordium.
Vem, pai dos pobres,
vem, distribuidor de todos os dons,
vem, luz dos corações.
C onsolátor óptime,
dulcis hospes ánimæ,
dulce refrigérium.
Consolador supremo,
Doce anfitrião da alma,
Doçura refrescante.
In labóre
requies, in æstu tempéries,
in fletu solácium.
Descanse no trabalho,
Calma, no ardor,
Alívio, nas lágrimas.
O lux beatíssima,
reple cordis íntima
tuórum fidélium.
Ó luz abençoada,
inunda até o mais íntimo,
Os corações dos teus fiéis.
S ine tuo númine
nihil est in hómine,
nihil est innóxium.
Sem sua ajuda,
Não há nada no homem,
Nada que seja inocente.
Ava quod é sórdidum ,
riga quod é áridum,
sana quod é sáucium.
Lave o que está imundo,
Regue o que está árido,
Cure o que está ferido.
F lecte quod est rígidum,
fove quod est frígidum,
rege quod est dévium.
Dobre o que está duro,
Aqueça o que está frio.
Endireitar o que se desvia.
D a tuis fidélibus,
in te confidéntibus,
sacrum septenárium.
Dê aos seus devotos,
que confiam em você,
Os Sete Dons Sagrados.
D a virtútis méritum,
da salútis éxitum,
da perénne gáudium. Um homem. Aleluia.
Dê-lhes o mérito da virtude,
Dê-lhes um final feliz,
Dê-lhes alegria eterna. Que assim seja. Aleluia.


Sequência do Santo Evangelho

São João 10, 1-10
1.Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador.2.Mas quem entra pela porta é o pastor das ovelhas.3.A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz. Ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz à pastagem.4.Depois de conduzir todas as suas ovelhas para fora, vai adiante delas; e as ovelhas seguem-no, pois lhe conhecem a voz.5.Mas não seguem o estranho; antes fogem dele, porque não conhecem a voz dos estranhos.6.Jesus disse-lhes essa parábola, mas não entendiam do que ele queria falar.7.Jesus tornou a dizer-lhes: Em verdade, em verdade vos digo: eu sou a porta das ovelhas.8.Todos quantos vieram antes de mim foram ladrões e salteadores, mas as ovelhas não os ouviram.9.Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim será salvo; tanto entrará como sairá e encontrará pastagem.10.O ladrão não vem senão para furtar, matar e destruir. Eu vim para que as ovelhas tenham vida e para que a tenham em abundância.

Ofertório/ Sal. 77, 23-25.
O Senhor abriu as portas do céu: e fez chover maná sobre eles para os alimentar e dar-lhes pão do céu: o homem comeu o pão dos anjos, aleluia.

Secreta
Suplicamos-te, Senhor, que a oferta deste sacrifício presente nos purifique e nos torne dignos de participar dele santo.

Præfatio , Communicantes et Hanc igitur, ut in die Pentecostes. Prefácio, Comunicantes e Hanc igitur do Dia de Pentecostes .

Comunhão/São João 15, 26; 16, 14; 17, 1 e 5.
O Espírito que procede do Pai, aleluia, me glorificará, aleluia, aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Nós vos pedimos, Senhor, que o Espírito Santo renove nossas almas, por meio desses sacramentos divinos, pois ele mesmo é a remissão de todos os pecados. Por N.-S... na unidade do mesmo.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário