quinta-feira, 18 de maio de 2023

Ascenção de Nosso Senhor

  18/05 Quinta-feira Ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo
Festa de Primeira Classe 
Paramentos Brancos

Intróito/Atos 1, 11.
Homens da Galiléia, por que vocês ficam surpresos quando olham para o céu? Aleluia. Da mesma forma que você o viu subir ao céu, ele voltará, aleluia, aleluia, aleluia.
Sal. 46, 2.Nações, batam palmas; celebre a Deus com gritos de alegria.
V/. Glória Patri.

Coleta
Nós vos suplicamos, ó Deus Todo-Poderoso, concedei-nos esta graça: nós que cremos que vosso único Filho, nosso Redentor, subiu hoje aos céus; que nós mesmos também habitemos em espírito em mansões celestiais.

Leitura da Epístola do livro da 

Atos dos Apóstolos 1,1-11
1.Em minha primeira narração, ó Teófilo, contei toda a seqüência das ações e dos ensinamentos de Jesus,2.desde o princípio até o dia em que, depois de ter dado pelo Espírito Santo suas instruções aos apóstolos que escolhera, foi arrebatado (ao céu).3.E a eles se manifestou vivo depois de sua Paixão, com muitas provas, aparecendo-lhes durante quarenta dias e falando das coisas do Reino de Deus.4.E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai, que ouvistes, disse ele, da minha boca;5.porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui há poucos dias.6.Assim reunidos, eles o interrogavam: Senhor, é porventura agora que ides instaurar o reino de Israel?7.Respondeu-lhes ele: Não vos pertence a vós saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou em seu poder,8.mas descerá sobre vós o Espírito Santo e vos dará força; e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até os confins do mundo.9.Dizendo isso elevou-se da (terra) à vista deles e uma nuvem o ocultou aos seus olhos..10.Enquanto o acompanhavam com seus olhares, vendo-o afastar-se para o céu, eis que lhes apareceram dois homens vestidos de branco, que lhes disseram:11.Homens da Galiléia, por que ficais aí a olhar para o céu? Esse Jesus que acaba de vos ser arrebatado para o céu voltará do mesmo modo que o vistes subir para o céu.

Aleluia, aleluia. V/. Sal. 46, 6. Ascéndit Deus in iubilatióne, et Dóminus in voce tubæ.Aleluia, aleluia. V/. Deus subiu com gritos de alegria, e o Senhor com o som da trombeta.
Aleluia. V/. Sal. 67, 18-19. Dóminus in Sina in sancto, ascendens in altum, captívam duxit captivitátem. Aleluia.Aleluia. V/. O Senhor em seu santuário como no Sinai, subindo ao alto, levou cativos. Aleluia.

Sequência do Santo Evangelho


São Marcos 16,14-20

14.Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado.15.E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura.16.Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.17.Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas,18.manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados.19.Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus.20.Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

Ofertório/ Sal. 46, 6.
Deus subiu com gritos de alegria, e o Senhor com o som da trombeta, aleluia.

Secreta
Aceita, Senhor, as oferendas que te apresentamos em honra da gloriosa ascensão de teu Filho e concede-nos com bondade sermos libertos dos perigos da vida presente, para então alcançarmos a vida eterna.

Praefatio de Ascensione.da Ascensão do Senhor é dito apenas no dia da festa da Ascensão.

Comunhão/Sal. 67, 33-34.
Celebre o Senhor que sobe ao mais alto no oriente, aleluia.(Quem não pode comungar em especie, fazer comunhão espiritual)

Nosso Senhor Jesus Cristo numa aparição revelou a sóror Paula Maresca, fundadora do convento de Sta. Catarina de Sena de Nápoles, como se refere na sua vida, e lhe mostrou dois vasos preciosos, um de ouro e outro de prata, dizendo-lhe que conservava no vaso de ouro suas comunhões sacramentais e no de prata as espirituais. As espirituais com dependência exclusiva da piedade de Nosso Senhor Jesus Cristo, que alimentais nossa alma na solidão do coração.
“Meu Jesus, eu creio que estais realmente presente no Santíssimo Sacramento do Altar. Amo-vos sobre todas as coisas, e minha alma suspira por Vós. Mas, como não posso receber-Vos agora no Santíssimo Sacramento, vinde, ao menos espiritualmente, a meu coração. Abraço-me convosco como se já estivésseis comigo: uno-me Convosco inteiramente. Ah! não permitais que torne a separar-me de Vós” (Santo Afonso Maria de Liguori)
 
Depois da comunhão.
Nós Vos suplicamos, Deus Todo-Poderoso e Misericordioso, concedei-nos que aquilo que recebemos como alimento durante estes mistérios visivelmente celebrados, obtenhamos o efeito invisível.

Viva Cristo Rei e Maria Rainha.
Rezem todos os dias o Santo Rosário